A Governança Corporativa
Por: nicole62 • 11/8/2016 • Projeto de pesquisa • 2.533 Palavras (11 Páginas) • 245 Visualizações
GOVERNANÇA CORPORATIVA – A IMPORTÂNCIA PARA GESTÃO EMPRESARIAL
CORPORATE GOVERNANCE - THE IMPORTANCE FOR BUSINESS MANAGEMENT
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar as melhores práticas de governança corporativa exercidas como modelo de gestão para as organizações. Devido à alta competitividade e constantes mudanças no âmbito mundial, a adoção da Governança Corporativa tornou-se algo indispensável para as empresas, pois a governança mostra o diferencial que a instituição pretende oferecer, com um sistema de gestão mais aperfeiçoado proporcionando maior confiabilidade e credibilidade para as organizações.
O referencial teórico aborda os conceitos relacionados à governança corporativa, as melhores práticas sugeridas pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a implantação da Lei Sarbanes-Oxley.
Assim, propõe-se a demonstrar a importância do tema no cotidiano das empresas inseridas no mercado globalizado e competitivo dos dias atuais e como as boas práticas de governança corporativa podem ser um diferencial na captação de recursos por parte das instituições.
Palavras-chaves: Governança Corporativa, gestão, confiabilidade, organização.
ABSTRACT (revisar)
This article aims to present the best practices of corporate governance practiced as a management model for organizations. Due to the highly competitive and constantly changing throughout the world, the adoption of Corporate Governance has become indispensable for companies as governance shows the difference that the institution intends to offer, with a more streamlined management system providing greater reliability and credibility to organizations.
The theoretical framework discusses the concepts related to corporate governance best practices suggested by IBGC - Brazilian Institute of Corporate Governance and the implementation of Sarbanes-Oxley.
So, it is proposed to demonstrate the importance of the subject in everyday undertakings engaged in globalized and competitive market of today and how good corporate governance practices can be a differentiator in fundraising by institutions.
Keywords: Corporate Governance, management, reliability, organization.
¹ Aluna do curso de Ciências Contábeis da Faculdade FMU, São Paulo/SP.
² Professora da Faculdade FMU (São Paulo/SP) e orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso TCC
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas o estudo sobre governança corporativa tornou-se necessidade para controlar as informações financeiras, com o objetivo de manter a transparência, a eqüidade, a prestação de contas, o cumprimento das leis e a ética de forma a garantir a credibilidade de uma organização e a confiança de seus investidores.
O conceito ganhou força a partir da década de 80, após grandes escândalos financeiros, o qual despertou nos acionistas necessidades de novas regras que os protegessem dos abusos da diretoria executiva das empresas, dos conselhos de administração inoperantes e das omissões das auditorias externas.
O estudo da governança corporativa veio como solução para a nova economia com maior competição no mercado globalizado que obrigou as empresas a estreitar o relacionamento com seus investidores e melhorar os sistemas de controle e gestão. A prática de boa governança incorpora um conjunto de instrumentos de natureza pública que incluem leis, normativos expedidos por reguladores, práticas comerciais e regulamentos internos das companhias.
A dinâmica mundial está estabelecendo exigências definidas, como transparências nas operações, na administração e para todos os níveis de acionistas. Essas informações confiáveis irão a curto e longo prazo introduzir novos investimentos no negócio e na ampliação e revitalização do mesmo. É essa realidade quem vem direcionando as empresas para busca e para implantação de novas filosofias de gestão, com uma abordagem e valorização do capital humano, criando um ambiente de satisfação para as pessoas privilegiadas no modelo de gestão de Governança Corporativa.
A adoção das melhores práticas de Governança Corporativa aliada a uma gestão eficiente torna-se uma vantagem competitiva que vem demonstrar na prática uma segurança para os investidores e através de uns níveis acentuados de informações diferenciadas, melhoria do desempenho geral e dos valores patrimoniais protegendo os acionistas.
Como resposta a essas necessidades foram realizados alguns movimentos que visavam aumentar a transparência das organizações e mitigar os riscos, sendo elas a adoção das normas contábeis internacionais (IFRS) por diferentes países do mundo, com o objetivo de estabelecer maior comparabilidade entre as demonstrações contábeis; e a lei Sarbanes Oxley, que tem o objetivo de assegurar melhores controles internos para diminuir os riscos e ocorrências de fraudes. No Brasil presenciamos o movimento da Bovespa para adoção de melhores práticas de Governança Corporativa por empresas listadas na CVM – Comissão de Valores Mobiliários e o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) que atua nas mudanças no ambiente organizacional brasileiro.
Como justificativa desta pesquisa, destaca-se que o tema Governança Corporativa é comumente para análise por parte das áreas de Contabilidade, Administração e Economia.
Esta pesquisa permite o conhecimento da estrutura necessária para a gestão de informações relevantes, sob os parâmetros da governança corporativa, desde a fonte que é o próprio ambiente interno da empresa, até os investidores e, sobretudo, qual o impacto gerado por essas informações.
Como problema de pesquisa, destaca-se que a governança corporativa no Brasil, o qual as companhias já adotaram algumas práticas de governança divulgadas pelo IBGC, porém não há uma transparência adequada que possa sinalizar aos investidores quais as diferenças e vantagens oferecidas por cada uma delas. Essas práticas referem-se à prestação de informações que facilitam o acompanhamento e a fiscalização dos atos da administração e dos controladores das companhias e à adoção de regras societárias que melhor equilibram os direitos de todos os acionistas, independentemente da sua condição de controlador ou investidor.
2. METODOLOGIA
O procedimento metodológico escolhido foi de pesquisa bibliografia descritiva, onde os materiais de referência são livros, revistas, jornais, artigos e documentos relacionados com a temática desta pesquisa.
3. GOVERNANÇA CORPORATIVA
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2010 pg.19) governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas praticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade.
...