A IMPORTÂNCIA DO RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS
Por: CintyaFernanda • 4/10/2022 • Trabalho acadêmico • 3.258 Palavras (14 Páginas) • 78 Visualizações
IMPORTÂNCIA DO RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS.
Cintya Fernanda dos Santos¹
Gisele Rainert¹
Priscila Andrade Spricigo¹
Alessandra Diana da Costa²
RESUMO
Compreender como o setor de Recursos Humanos pode contribuir para um ambiente harmônico e saudável dentro da organização. O objetivo é fazer que os colaboradores de uma empresa "vistam a camisa", também vamos aprender um pouco sobre recrutamento e seleção, demissão e admissão e para isso precisamos do auxílio de um bom gestor de recursos humanos que saiba reconhecer a necessidade de cada um, e transformar um problema em uma solução para que possa tornar decisões precisas, diante de toda e qualquer situação de trabalho.
- INTRODUÇÃO
O trabalho consiste em levantar informações detalhadas sobre o processo de recrutamento e seleção feito pelo departamento pessoal. Destina-se, no mesmo sentido, e esclarecer como se tratam as principais etapas referentes à contratação de novos funcionários nas empresas por meio do recrutamento externo ou através do recrutamento interno, demonstrando as vantagens e desvantagens de cada método, sendo fundamentais para o processo de provisão. Através do levantamento de necessidades de contratação é possível compreender melhor o processo de funcionamento do recrutamento e seleção de uma organização, de modo que venham a ser propostas medidas para que a organização alcance seus objetivos e atenda as expectativas de mercado. Em suma, são processos que ajudam a diagnosticar a satisfação e motivação dos funcionários. Para isso, foi utilizada como metodologia uma pesquisa das principais literaturas relacionadas à temática, além de exemplificar um caso dentre estas bibliografias.
Palavras Chave: Recursos Humanos, Recrutamento, Admissão, Demissão.
- IMPORTÃNCIA DOS RECURSOS HUMANOS.
Foi no início do século XX que o Órgão de Recursos Humanos, como setor definido da administração das empresas, teve seu aparecimento, como evolução acelerada na década de 20.Houve o fortalecimento do movimento sindical, surgindo como uma defesa às situações negativas de ordem econômica e social causadas pela Revolução Industrial, auxiliando grandemente a institucionalização dos órgãos de pessoal nas organizações, gerando uma atenção específica no tratamento do fator humano no trabalho, onde constata a carência de mão-de-obra provocada pela primeira Guerra Mundial, fato este que contribuiu para o reforço da necessidade dos órgãos de Recursos Humanos. Com isso ficou claramente estabelecido que se melhorem as relações humanas dentro de uma empresa e melhoramos a produção, satisfazem-se os desejos espirituais básicos do homem e teremos um aumento da harmonia produtiva.
A importância do Recursos Humanos para a empresa é selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar em uma empresa como uma verdadeira equipe, com objetivos definidos, fazendo com que cada membro conheça seu papel, "vestir a camisa" para produzir resultados é a responsabilidade mais importante dos administradores.
Segundo Beltrão, a empresa é uma entidade do meio social. É constituída de pessoas. O resultado de uma empresa depende muito mais do desempenho das pessoas do que da excelência dos seus manuais ou estruturas de organização.
Segundo (Morita), "Depois de ter uma equipe de pessoas preparadas, inteligentes e energéticas, o próximo passo é motiva-los a ser criativos."
A Sobrevivência e o progresso de uma grande empresa dependem, em grande parte, de sua capacidade de atrair, selecionar, treinar e posicionar corretamente, no presente, as pessoas com potencial para atuar, no futuro, na alta administração da empresa, assumindo responsabilidades e agindo como uma equipe integrada.
[pic 1]
http://atrativarh.com.br/wp-content/uploads/2017/05/estruturacao_rh_estrategico.jpg
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Não existe uma equipe ideal para todas as situações. Cada empresa tem suas particularidades, seu ambiente externo de negócios, sua cultura, seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades, seus processos, seus produtos, entre outros. Portanto o planejamento dos recursos humanos tem de ser elaborado como parte do planejamento estratégico da empresa. Do contrário, muitos recursos serão desperdiçados, serão contratadas pessoas que não se encaixam nos programas previstos, serão efetuados treinamentos inúteis e outros absolutamente indispensáveis deixarão de ser feitos
[pic 2]
.https://www.premiereempregos.com.br/wp-content/uploads/2021/07/img-diferencas-rh-estrategico-vs-rh-tradicional.jpg
O plano estratégico irá indicar quais as pessoas necessárias, suas qualificações e o que elas precisam fazer para atingir os objetivos previstos pelo plano, Só assim podemos formar aa equipe adequada, conduzi-la de forma correta e aperfeiçoá-la de acordo com o que se deseja alcançar. O plano estratégico será, portanto, o ponto de partida não só para as políticas e os procedimentos de recursos humanos e para a formação da equipe, mas também para sua condução e aperfeiçoamento.
3.1 RECRUTAMENTO
O recrutamento é o conjunto de informações, de procedimentos e de técnicas utilizados para atrair candidatos potencialmente qualificados para ocupar as vagas existentes em uma organização. A finalidade do recrutamento é trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias.
Desta forma, trabalhamos com as etapas que envolvem a descrição das vagas, com a divulgação e recebimento de currículos e aplicações. A maneira como uma vaga é descrita atrai ou afasta bons candidatos em uma organização. Justamente porque esse é o primeiro contato entre a empresa e um talento, quanto mais abrangente for a especificação da divulgação da vaga, mais chance que candidatos coerentes à função encaminhem o currículo, evitando assim um acúmulo de currículos fora do perfil.
...