A IMPORTANCIA DA DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS CARGOS NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Binnhas • 1/6/2021 • Trabalho acadêmico • 2.946 Palavras (12 Páginas) • 244 Visualizações
- -
Centro Universitário Jorge Amado
Fabiana Barreto Santos
Alessandra
Ueslei
A IMPORTANCIA DA DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS CARGOS NAS ORGANIZAÇÕES
- Trabalho apresentado à disciplina Gestão de Pessoas, do curso de Gestão Comercia de Ensino Superior do Salvador, sob a orientação da Professora Elma Lopes.
Salvador – Ba
2017
1 INTRODUÇÃO
O atual cenário empresarial tem dado maior ênfase à Gestão de Pessoas, deixando de preocupar-se apenas com a parte burocrática (Departamento de pessoal) desta área. Fatores como: conhecimento, habilidades e atitude são extremamente importantes para desempenhar um cargo dentro de uma organização, tais características são decisivas no mercado de trabalho, que a cada dia torna-se mais competitivo, e as empresas buscam pessoas dispostas a multiplicar seu capital tanto financeiro quanto intelectual.
Na Gestão de Pessoas, a natureza do trabalho e a forma de sua organização são elementos vitais, o tipo de educação e treinamento procurado pelas pessoas são norteados pelas habilidades e as experiências requisitadas para execução de um cargo. Em resumo o cargo exercido determina a remuneração, e o mais relevante, muitas pessoas encontram sua realização pessoal no trabalho.
A descrição e análise de cargos exercem papel imprescindível dentro de uma organização, quer seja ela privada ou pública, pois através destes processos são definidos a remuneração do colaborador, sua posição hierárquica, o grau de complexidade das funções e os requisitos exigidos para execução de um cargo especifico.
Tendo em vista que através de um esquema de descrição e especificações de cargos são constituídas as necessidades básicas de recursos humanos para uma empresa, tanto em quantidade quanto em qualidade, esta pesquisa visa demonstrar a importância da descrição e análise dos cargos no contexto das organizações, bem como definir tais processos e os métodos de sua realização. Para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e publicações a cerca do tema abordado.
2 A IMPORTANCIA DA DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS CARGOS NAS ORGANIZAÇÕES
2.1 Principais definições de Cargo
Para aprofundar-se no tema, inicialmente é preciso compreender as principais definições relacionadas a cargos e seu embasamento. Para isso alguns fatores devem ser analisados, tais como: tarefa, atribuições e função. De forma global os cargos podem ser analisados, onde as atividades são exercidas por ocupantes que se situam em uma posição no organograma da organização.
Moraes (2010) define tarefa como: atividades repetitivas, como por exemplo, cargos operários; atribuição – esta relacionada as atividades mais direcionadas, como por exemplo os mensalistas e funções – como um conjunto de tarefas executadas de forma sistemáticas por uma determinada pessoa, que sem ocupar o cargo exerce tal função.
Com base no exposto, Chiavenato (2009) conceitua cargo como uma unidade da organização que incidir em grupo de deveres e responsabilidade que o distingui dos demais cargos. Os deveres e responsabilidades de um cargo competi a pessoa que o executa, além de permitirem os mecanismos para que estes colaboram para atingir os objetivos organizacionais.
O conceito de cargo – como o conceito de departamento - é um subproduto de modelo burocrático de organização. Ele é uma decorrência do método cartesiano e da divisão do trabalho organizacional que imperou durante quase toda a Era Industrial. Conceitos como cargo ou departamento são definitivos, imutáveis e permanecentes dentro da concepção burocrática, porque não levam em conta as mudanças ambientais e a necessidade de adaptação da organização ao mutável mundo dos negócios. (CHIAVENATO, 2009, p. 230).
Atualmente os cargos necessitam de maior flexibilidade e participação continuada das pessoas, que passam a serem equipes multidisciplinares e modificada de acordo com o ambiente. O nível de hierarquia dos ocupantes de cargos é definido a partir de sua posição no organograma, que irá definir a quem ele se subordinará e quais pessoas estão sujeito a sua subordinação.
2.2 Descrição de cargos
A descrição de cargos é extremamente necessária para o conhecimento de seu conteúdo, descrever um cargo significa arrolar as tarefas que serão desempenhadas desde o que o ocupante faz, ate o motivo por que faz, em síntese a descrição de cargo é um processo que visa listar o conjunto de tarefas, atribuições e funções exercidas pelo funcionário em um cargo especifico, ou seja, a representação escrita das atividades que se realiza no cotidiano dentro de uma organização.
A descrição de cargos representa o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo ( o que o ocupante faz), a periodicidade da execução ( quando faz), os métodos empregados para a execução dessas atribuições ou tarefas (como faz) e os objetivos do cargo ( por que faz). È basicamente um levantamento escrito dos principais aspectos significativos do cargo e dos deveres e responsabilidades que envolve. (CHIAVENATO, 2009, p. 230).
Aspectos como: sumário das atividades a serem executadas, título do cargo e as responsabilidades mais importantes devem estar inclusos na descrição de um cargo. Vale ressaltar que descrever um cargo também é uma forma de colocá-lo em evidência no organograma da empresa, definindo sua posição hierárquica.
2.3 Análise de cargos
Diferente da descrição de cargos, cuja ênfase está nos fatores relacionados ao conteúdo do cargo, a análise de cargos está voltada para os requisitos qualitativos essências para o desempenho da função, em outras palavras, as responsabilidades envolvidas, a capacidade de desenvolvimento e o grau de instrução do ocupante da função. Analisar cargos trata-se de um processo sistemático, em que são obtidos e avaliados dados sobre a natureza de m cargo especifico.
Milkovich e Boudreau (2000) realçam a importância da análise de cargos ao longo da história para a administração de pessoas, pois a considera como pedra fundamental deste processo, servindo de apoio as principais funções de Recursos Humanos. A compatibilidade entre os candidatos e as tarefas peculiares de um cargo é descoberta a partir das informações colhidas da análise de função, que auxilia também a documentação das deliberações de RH em termos trabalhistas, evitando a discriminação do ocupante por parte da organização.
...