A Importância do Plano de Cargos e Salários
Por: Glaucia Casa da Photo • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.306 Palavras (14 Páginas) • 239 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Atualmente percebemos um cenário de grande complexidade no mundo corporativo e na sociedade de modo geral. As empresas estão cada vez mais exigentes, buscando melhorias para obter o êxito desejado. Elas necessitam de pessoas competentes que desenvolvam seu trabalho de forma eficiente e veem promovendo melhorias no clima organizacional, através da valorização do capital humano e implantação de novos sistemas e normas, assim, a qualidade dos processos e produtos são estimuladas, também proporcionando a inovação e aumentando a competitividade. Portanto, é indispensável um bom sistema de recrutamento e seleção para fazer a captura desses talentos.
Muito se fala em Educação Corporativa, visto que está relacionada ao desenvolvimento das pessoas e às metas organizacionais, com tal força que auxilia no conhecimento de todas as áreas no seu local de trabalho. A Gestão do Conhecimento também traz recursos estratégicos para as empresas e as pessoas. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento, são imprescindíveis a qualquer empresa na administração de um Plano de Cargos, Salários e Benefícios, e desse modo, pode trazer sérios problemas no que diz respeito à remuneração com salários competitivos e colaboradores motivados, e que assim, pode desencadear alteração nos investimentos bem como nos gastos com seus colaboradores. É de suma importância os aspectos voltados para os planos de cargos, salários e benefícios, pois é uma maneira de equilibrar os salários de acordo com o mercado e seu segmento de atuação.
A maioria das empresas procuram estratégias de melhorias, de forma que contribuam na educação dos seus colaboradores e que adquiriram grandes investimentos no futuro.
2. CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA PESQUISADA
Razão Social: LEOPOLDO DE ALMEIDA SILVA– ME
Localidade: Rua dos Três Irmãos, 78 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-190
CNPJ: 01.837.531/0001-04
Ramo de Atividade: Alimentação
Número de Colaboradores: 15
Missão, Visão e Valores:
Missão: Oferecer serviços de máxima qualidade, isentando nossos clientes de quaisquer transtornos e preocupações.
Visão: Ser um diferencial no ramo em que atua.
Valores: Satisfação do cliente; valorização e respeito às pessoas.
Breve Histórico:
Fundada em 1992, por Leopoldo de Almeida Silva, a empresa está há 25 anos no mercado alimentício. Inicialmente atuando apenas como bar, ao longo dos anos sofreu modificações, passando assim a também servir refeições. Apesar da grande concorrência e das dificuldades econômicas nos últimos anos a empresa passou por ampliações: Mudou para um espaço maior, ampliando a capacidade de atendimento e consequentemente aumentando também o quadro de funcionários.
3. PESQUISA BIBILIOGRÁFICA
- Conceito de Remuneração:
Remuneração vem do latim remuneratio, do verbo remunerar. É aquilo que o trabalhador recebe em troca de prestação de serviços. Para isso, é feito um contrato de trabalho entre empregado e empregador formalizando a função que o funcionário irá desempenhar na empresa.
- Tipos de remuneração:
Há diversas maneiras de recompensar o trabalhador além do seu salário fixo, abaixo estão as mais conhecidas: Horas extras: acréscimo de 50% (no mínimo) sobre as horas que excederem a carga horária estipulada no contrato de trabalho; Trabalho noturno: acréscimo de 20% sobre a hora para trabalhos realizados após as 22hrs (área urbana) e 21hrs (área rural); Gratificações: quando o empregador pretende motivar o empregado, para que este desempenhe suas funções com excelência; Insalubridade: acréscimo de 10%, 20% ou 40% sobre o salário mínimo quando o funcionário trabalha em ambientes que causem perigo para a saúde; Periculosidade: acréscimo de 30% sobre o salário base do funcionário quando realizar atividades num ambiente que proporcione risco à vida; Comissões: quando o funcionário atinge meta ou objetivo, ele recebe uma recompensa para que ele seja motivado a alcançar os resultados comerciais.
- O que são benefícios para área de RH?
Benefícios são vantagens e existem para amparar o trabalhador. Levaram anos para que os funcionários adquirissem esses direitos. Também são importantes para a empresa pois estimula o crescimento da mesma. Os benefícios mais conhecidos são: assistência medica e odontológica, vale refeição/alimentação, vale transporte, cesta básica, seguro de vida, parcerias, descontos em estabelecimentos conveniados, licença maternidade, horas extras remuneradas, etc.
- Plano de cargos e salários:
É uma ferramenta essencial na organização e que tem como objetivo, definir as responsabilidades e tarefas de cada colaborador de forma justa. Para que o plano seja implementado, é necessário fazer uma pesquisa bem acentuada sobre cargos, salários, hierarquias, funções desempenhadas, etc. O salário precisa estar de acordo com o cargo e as atividades desempenhadas por cada funcionário.
- Conceito e objetivos da pesquisa salarial:
Tem a função de organizar e estruturar o setor de recursos humanos no aspecto de políticas. A pesquisadora precisa investigar como a organização se encontra estruturada, os objetivos e as etapas posteriores.
- Conceito de treinamento e desenvolvimento e suas características. Diferencie-os para entender em quais contextos são indicados ou contraindicados. Compreender os passos do treinamento (diagnóstico, planejamento e aplicação).
Treinamento serve para adaptar o funcionário para determinada tarefa e suas características são aumentar a produtividade, dar segurança, evitar retrabalhos, demonstrar eficiência, etc.
Desenvolvimento visa a evolução de habilidades e aperfeiçoamento de conhecimentos da pessoa. Suas características são: dar condições para utilizar sua capacidade em solucionar novas situações, aprimorar o funcionário profissionalmente, explora o potencial, etc.
Diferenciam-se entre si em aspectos
...