TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Por:   •  12/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.743 Palavras (15 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

  1. Introdução ........................................................................................................2
  2. Desenvolvimento  .............................................................................................3
  3. A Inteligência Emocional ..................................................................................4
  4. E o que  é Inteligência Emocional? ..................................................................4
  5. Porque estudar a  Inteligência Emocional?.......................................................5
  6. Os tipos de Inteligência ....................................................................................6
  7. Importância das Emoções  ...............................................................................8
  8. A Inteligência Emocional na Educação.............................................................9
  9. A Inteligência Emocional na  Educação dos Filhos.........................................10
  10. A Inteligência Emocional e sua importância na vida do Homem.....................11
  11. A Competência Emocional e a Empregabilidade ............................................12
  12. Conclusão .......................................................................................................14
  13. Referências Bibliográficas ...............................................................................15

Introdução

Antigamente o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico, habilidades matemáticas e especiais. Mas hoje já existe uma nova visão. O psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional", por exemplo, retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. Desta forma pessoas com qualidade de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chance de obter sucesso. Goleman procura demonstrar que não só a razão influencia nos nossos atos, mas, a emoção também é responsável por nossas respostas e tem grande poder sobre as pessoas.

Nesse trabalho serão abordados conceitos da inteligência emocional e porque ela se tornou assunto de grande importância na vida do ser humano.

Desenvolvimento

A idéia é de que a Inteligência Emocional é um conceito relativamente novo, que surgiu a partir de constatação dos cientistas do comportamento em seus esforços para compreender a forma como utilizamos nosso sistema nervoso para regular nossas reações emocionais. Pesquisas realizadas no campo da neurofisiologia têm desvendado muitos aspectos sobre o funcionamento de nosso cérebro que eram desconhecidos até recentemente.

Estas descobertas ajudaram a desenvolver a concepção de que nossa inteligência não é apenas racional como pensávamos. A idéia vigente era de que  nossas emoções apenas atrapalham a razão e, portanto, devem ser controladas ou reprimidas. Na verdade, as emoções participam dos processos intelectuais de forma indissolúvel da razão, e boa parte de nossa compreensão e juízo da realidade, especialmente no que diz respeito a tomada de decisão, depende da forma como sentimos e não apenas do que pensamos a respeito.

Atualmente, os próprios administradores de empresas estão tomando consciência da importância da aptidão emocional deles mesmos de seus colaboradores. As escolas e o sistema educacional também está começando a se questionar sobre até que ponto a formação emocional das crianças e adolescentes deve ser feito na escola ao invés de ser deixado a cargo dos pais, por sua vez, não estão devidamente preparados para desempenhar esta importante tarefa.

Assim sendo, este campo está deixando de ser como um terreno de interesses exclusivamente privado, do qual cada um tem de cuidar individualmente.    

Outra conseqüência desta nova concepção da inteligência é a constatação de que nossa Inteligência Emocional pode ser re-treinada e aperfeiçoada constantemente ao longo da vida. O instrumento para trabalhar os aspectos emocionais da inteligência tem sido designado como Treinamento Emocional ou Educação  Emocional.

 

  1. A Inteligência Emocional

Antigamente o homem respondia aos seus instintos segundo suas emoções – os órgãos dos sentidos mais utilizados e necessários eram o olfato e a audição, principalmente a audição, que salvava o homem do perigo (o cérebro tinha estrutura diferente da de hoje em dia). Com a evolução humana, principalmente quando o homem fica ereto e o nariz mais longe do chão, os outros órgãos se desenvolveram  com maior rapidez.

Com o tempo o homem começou a ter um comportamento como se tivesse vergonha das suas emoções e começa a divulgar como maior diferencial ser racional. Esquecendo  da sua condição de animal.

Embora a emoção exista em nós no estado bruto (no famoso inconsciente da Psicanálise), ela interfere de forma mais ou menos favorável no nosso desempenho como um todo, facilitando ou dificultando nossas percepções e relações, das mais concretas às mais abstratas. A interferência das emoções nos leva a atuar de forma inteligente, a nosso favor ou contra nós.

2. E o que  é Inteligência Emocional?

É o equilíbrio das ações e atitudes de um indivíduo, através do qual ele aprende a manter autocontrole, identificando com ponderação e justiça as diversas situações ocorridas no seu dia-a-dia. A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor).

  • Inteligência:  (latim) a capacidade de escolher entre duas ou mais situações.
  • Emoções: (latim) espírito que move, antigamente toda e qualquer alteração no pensamento ou no comportamento era justificado como uma força externa (um espírito), atualmente emoção é considerada como qualquer estado de  agitação ou perturbação da mente, sentimento, paixão. 

Os pesquisadores continuam a discutir sobre quais seriam as emoções primárias, dentre elas cinco delas são:  (o afeto, a alegria, o medo, a raiva  e a tristeza).

  • Afeto- emoção que leva a pessoa de alguma forma se aproximem das outras pessoas.
  • Alegria- emoção ligada a muito movimento, grande prazer, representada principalmente pelo sorriso.
  • Medo- reação natural a idéia de perigo
  • Raiva- existe para que as pessoas possam se defender, agredindo uma vez que se sinta agradidas.
  • Tristeza- emoção ligada a algum tipo de perda, podendo ser perda amorosa, por morte, mudança etc.

  1. Porque estudar a Inteligência Emocional?
  • Devido ao aumento de agressividade;
  • Devido ao aumento do índice de suicídio;
  • Necessidade de preparação para mudanças;
  • Existência de grande volume de doenças psicossomáticas;
  • Possibilidade de viver mais em bem-estar que em mal-estar.

Algumas habilidades emocionais são consideradas importantes para que uma pessoa alcance seus objetivos e alcance sucesso na vida. Dentre elas são citadas o

controle do temperamento, adaptabilidade, persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia. Daniel Goleman, em seu livro mapea a inteligência emocional em cinco áreas de habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com