A Identificação do Ponto de Pedido em Clínicas Odontológicas
Por: raibaima • 18/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
SINOPSE DO CASO: A identificação do Ponto de Pedido em Clínicas Odontológicas [1]
Raissa Baima2
Fabio Carvalho3
- DESCRIÇÃO DO CASO
O presente case trata-se de um problema de estocagem de matérias em uma clínica de Odontologia da Faculdade Ativa oferecendo serviços gratuitos à comunidade. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 18h e no sábado das 7h às 12h. Os serviços são feitos pelos acadêmicos, sob orientação de professores. Por dia, são feitos em média 72 atendimentos. Na Clínica, são oferecidos serviços na parte de dentística restauradora, periodontia, prótese, endodontia e cirurgia. O serviço é gratuito, exceto as necessidades de prótese, pois o técnico em prótese dentária é terceirizado, sendo repassado somente o valor cobrado no laboratório. A clínica possuem 10 consultórios, duas salas de raio-X, central de esterilização de materiais e sala de recepção.
Porem a Clínica vem passando por dificuldades em manter os materiais utilizados nos procedimentos na quantidade certa. Com isso, Baiano coordenador do curso de Odontologia está preocupado com o correto gerenciamento que a clínica deve ter, entre outros aspectos, foco na redução de custos em função da constante falta e excesso de materiais. Ele sabe que um estoque bem organizado ajuda a otimizar seu tempo de trabalho e ainda dá aos seus pacientes a segurança de que a clínica da Faculdade Ativa se trata de um ambiente organizacional sério e organizado.
Assim ele pede ajuda para administradores, para que a clínica, diminua essa frequente falha nos pedidos excessivo de materiais e na falta de alguns deles. E essa ajuda será feita através de ferramentas administradoras que auxiliam em estoque de materiais, e da melhor forma para serem utilizadas.
IDENTIFICAÇÃO E ANALISE DO CASO
- Descrições das Possíveis Decisões:
- Ferramentas que auxiliam nos pedidos de materiais da Clínica Odontológica
- Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão
- Ferramentas que auxiliam nos pedidos de materiais da Clínica Odontológica
Esse problema relatado pela Clínica é muito frequente dentro das organizações. A falta do controle de materiais utilizados e ao mesmo tempo a falta do conhecimento da quantidade necessária a ser pedida, são decisões essenciais dentro das empresas porem nem sempre é executada de forma eficiente. Uma das formas de redução de custos é na hora da compra de materiais, tentar ao máximo chegar próximo ao uso real, sem faltar muito e sem sobrar muito, tentando assim chegar no meio termo.
O gestor de estoques, sempre busca soluções para os problemas e dificuldades do seu cotidiano que são crescentes, segundo Wanke (2006) que afirma que a importância atribuída à gestão de estoques como elemento fundamental para a redução e o controle dos custos totais e melhoria do nível de serviço prestado pela empresa é crescente. No caso da clínica que atende de forma gratuita, só quando é serviço terceirizado que é cobrado algo. Sendo assim a necessidade de gestão de estoque é imprescindível para que não exista prejuízos enormes não prejudicando pessoas que usufrui desses serviços odontológicos.
No ato da aquisição de materiais é necessário um amplo planejamento para que as aquisições não sofram alterações. Pode-se citar a pesquisa de preços e o bom relacionamento com os fornecedores são pontos chaves para êxito nas compras de materiais. Determinar o que vai adquirir e quantidade, assim como a qualidade e preços. Armazenamento e controle de estoque com giro máximo dele.
Foi relatado pelo seu Baiano, a falta de organização tanto nas aquisições, quanto no armazenamento. Em relação a data de validade e a margem do gasto do produto, muita das vezes o produto acaba para que se faça uma nova compra. A primeira coisa que seu Baiano deve fazer é fazer uma lista de todos os materiais utilizados.
Uma ferramenta que pode auxiliar nesse momento a organizar o estoque da clínica é a ferramenta chamada Curva ABC. Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc, conforme Pinto (2002). Ou seja, nesse caso pode-se implantar essa ferramenta com o objetivo de separar os materiais utilizados de acordo com sua maior utilização, de grau de importância dos materiais. Como por exemplo, faz-se uma análise dos serviços mais feitos e quais materiais são mais utilizados e que não podem faltar para que não comprometa o procedimento feito. A partir disso pode ter uma noção da real necessidade de cada material.
Classicamente uma análise ABC consiste da separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda anual, em se tratando de produtos acabados, ou valor de consumo anual quando se tratarem de produtos em processo ou matérias-primas e insumos. O valor de consumo anual ou valor de demanda anual é determinado multiplicando-se o preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda anual. (DIAS, 1995) Segundo Dias (1995), como resultado de uma típica classificação ABC surgirão grupos divididos em três classes, como segue:
...