A Importância Dos Recursos Humanos Para As Empresas
Por: Tico Drummer • 19/8/2023 • Trabalho acadêmico • 4.519 Palavras (19 Páginas) • 72 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE
AS ORGANIZAÇÕES E A QUALIFICAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
Bruno Jose Eduardo de Almeida Baracho¹
Edmar Marques Oliveira¹
Francisca Marli Farias Rodrigues¹
José Dionízio Fernandes de Oliveira¹
Leonardo da Silva Gonçalves¹
Onelia Beatriz Centeno²
RESUMO
Trabalhar com pessoas em uma organização é uma responsabilidade enorme e o papel do RH em uma empresa vai além de contratar e despachar funcionários. Os recursos humanos incluem todas as práticas e políticas relacionadas ao comportamento de gestão dentro da empresa. Isso porque depende de muitos aspectos como arquitetura da organização, cultura corporativa, características do mercado, tecnologia utilizada, processos internos, estilo de gestão e características das pessoas que compõem a empresa.
Palavras-chave: autenticação no processo; gerenciamento de recursos humanos; práticas organizacionais; ratificação de excelência.
- INTRODUÇÃO
A gestão do RH na organização acaba por se tornar um dos responsáveis pelo sucesso da empresa, pois esta parte dela (empresa) assegura a correta utilização dos direitos e obrigações dos colaboradores. Um modelo de GRH (Gerenciamento de Recursos Humanos) bem-organizado leva à satisfação dos funcionários com a empresa, pois ela colabora com o desenvolvimento individual, seja no processo de integração ou posteriormente, treinamento, feedback e monitoramento.
O RH é encarregado de atrair, contratar, desenvolver, engajar, treinar e reter o compromisso com a excelência e o desempenho organizacional. O setor pessoal assessora outros setores. É também um setor que complementa outros setores, esses acréscimos correspondem a conhecimentos jurídicos, treinamento gerencial para prepará-los e encaminhá-los para ações e decisões mais convincentes, contabilidade, tarefas estratégicas e relações humanas, o que facilita e harmoniza o processo de planejamento e tomada de decisões com os outros setores.
É provável que o RH influencie em todo o sistema de qualidade da organização. Assim, questões como a qualidade dos processos e produtos, bem como a importância dos recursos humanos na prossecução dessa qualidade, são bastante relevantes para as empresas, pois os recursos humanos contribuem para a feitio e consequentemente para a melhoria do desempenho da organização.
O RH procura garantir um estado de eficiência, eficácia e desempenho para a empresa. O planejamento pode ser conceituado como um processo destinado a alcançar um estado futuro desejado de forma mais eficaz, eficiente e efetiva, com a melhor concentração de esforços e recursos da empresa.
Devido à problemática em questão, as pesquisas relacionadas a esse segmento devem ser conduzidas de acordo com as seguintes diretrizes de pesquisa: Qual é a importância da qualificação profissional? Por que as empresas devem motivar e ajudar seus funcionários a se qualificarem? Para responder a essas questões, o objetivo deste estudo foi mostrar a importância dos recursos humanos no ambiente organizacional. O objetivo principal é fornecer um modelo eficaz para o desenvolvimento bem-sucedido da empresa e dos colaboradores.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A gestão da qualidade é a supervisão das tarefas e processos organizacionais diretamente relacionados à criação de produtos ou serviços para atender às necessidades mais prementes dos consumidores.
E assim quando falarmos de qualidade na fase de projeto de um novo produto e/ou serviço, qualidade passa a ser transformar as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas em requisitos, através da análise das partes interessadas, realizada durante o gerenciamento do escopo do projeto (VON, 2012 p. 41).
Ela é um dos conceitos mais importantes de um negócio. Ainda mais em um cenário tão competitivo no qual a sociedade como um todo está vivendo. Afinal, atualmente muito se fala em colocar o cliente no centro do negócio garantindo assim a sua máxima satisfação – modelo conhecido como “foco no cliente”.
O principal objetivo da gestão da qualidade é estabelecer um plano de melhoria contínua na empresa para garantir que os produtos e serviços fornecidos não apenas atendam, mas também superem as expectativas dos clientes.
[...] A gestão da qualidade envolve a concepção dos processos e dos produtos/serviços, envolve a melhoria dos processos e o controle de qualidade. Garantia da qualidade são as ações tomadas para redução de defeitos. Controle da qualidade são as ações relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos são respeitados e se os objetivos da empresa são atingidos. (VON, 2012 p. 41).
E não há como falar em uma máxima satisfação do consumidor sem dar o valor necessário para a gestão de qualidade. Assim sendo, é preciso mergulhar a fundo nos processos organizacionais, entendendo como etapas desnecessárias devem ser excluídas para que o produto carregue apenas o necessário para oferecer a melhor experiência do usuário.
Os líderes são responsáveis por motivar toda a equipe. Eles também precisam garantir que os processos sejam executados da melhor maneira possível e que não haja obstáculos que impeçam a produção de seguir em um ritmo pré-planejado.
“Quando se aborda o tema liderança, faz-se necessário também falar em poder. A liderança pode ser considerada um fenômeno do poder, afinal, quando uma pessoa influencia outra, ela está, de alguma forma, exercendo poder sobre ela” (DANUZA, 2013, p.85).
O envolvimento de toda a equipe é outro elemento essencial para um bom controle de qualidade. Portanto, todos os colaboradores devem participar desse processo. E isso inclui não apenas aqueles diretamente relacionados à produção, mas também funcionários de vários departamentos. A melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos só pode ser alcançada com o total envolvimento dos gestores.
...