A Importância do Marketing
Por: Tha722 • 8/3/2016 • Bibliografia • 6.001 Palavras (25 Páginas) • 289 Visualizações
Introdução
A importância do Marketing se estende por toda a sociedade. Ele ajuda na introdução e aceitação de novos produtos ou serviços.
Um bom Marketing não acontece por acaso, ele precisa ser muito bem estruturado e planejado utilizando as melhores técnicas.
Nesse trabalho iremos abordar a importância do Marketing e suas estratégias para a melhoria ou divulgação de um novo produto.
Também iremos desenvolver um Plano de Marketing para a empresa fictícia Cacau Sabor buscando a melhoria da mesma para assim se tornar uma empresa mais lucrativa e competitiva no mercado.
Etapa 1
Passo 1
Mix de Marketing
O mix de marketing (ou composto de Marketing), é composto pelos 4 P’s de marketing que são: Produto, Preço, Praça e Promoção (ou comunicação).
O mix de Marketing é a estratégia de Marketing que envolve todas variáveis e as características de cada um são:
- Produto: É aquilo que a empresa produz para satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes e pode ser, alem de bens e serviços, embalagens, marcas, pessoas, locais, organizações, etc.
O produto é o mais criterioso com relação às outras variáveis do mix de Marketing, pois ele é o principal patrimônio da empresa e os outros setores trabalharão para desenvolvê-lo.
- Preço: é a quantidade de dinheiro cobrado por um produto e é o único do mix de Marketing que agrega receita para empresa.
Para se estabelecer um preço sobre um produto ou serviço, deve-se observar alguns fatores como a demanda, o valor gasto na produção e o mercado.
- Praça: É onde será feita a distribuição do produto ou a venda do mesmo.
A determinação de onde será distribuído o produto também tem que ser feito de maneira cautelosa e com atenção de forma que o produto ou serviço fique acessível para seus consumidores.
Existem duas formas de distribuição: a direta – que é quando o produto acaba de ser produzido e é vendido direto para o cliente – e a indireta – onde o produto ao sair da fabrica vai primeiro para um distribuidor para depois chegar ao consumidor final.
- Promoção: é a divulgação do produto ou serviços produzidos através de:
- Propaganda: Que informa aos clientes sobre os produtos e influencia na escolha do consumidor. Ela transmite as características do produto e as informações sobre a empresa fornecedora.
- Promoção de vendas: Visa atrair a atenção dos clientes através de cupons de descontos, prêmios, concursos, etc.
- Relações Públicas: São as ações para melhorar o relacionamento da empresa com seus consumidores.
- Publicidade: Quando um produto é mencionado em um canal de TV, revista, jornal e sua veiculação não é paga.
- Força de vendas: É a venda pessoal, ao vivo com o cliente, estabelecendo uma boa relação com o mesmo.
- Marketing direto: Identifica o publico alvo e trabalha suas estratégias de Marketing diretamente para esse público.
Passo 2.1
O Marketing no século XXI
O marketing vem evoluindo cada vez mais ao longo dos anos para acompanhar as necessidades dos clientes.
Antigamente, o foco das empresas era no seu produto. A oferta era menor que a demanda e todo produto fabricado era vendido. Mas isso mudou.
Com a evolução das indústrias e a aceleração na produção, acabou gerando grandes estoques que assim geraria prejuízos. Mediante isso foi necessário criar estratégias para conseguir vender esses produtos encalhados.
Com o passar do tempo o consumidor ficou cada vez mais exigente e com isso começaram a explorar as opções oferecidas pelo mercado buscando aquilo que mais atenderia suas necessidades.
Com isso os executivos das empresas tiveram que investir e dar mais atenção aos seus clientes buscando quais suas necessidades e desejos para atendê-los.
Hoje temos um mercado muito competitivo e o profissional de Marketing tem que ficar atento às mudanças constantes desse mercado, se adaptando ao consumidor que está sempre mudando de ideia e traçar estratégias de Marketing de alto desempenho para que assim seu produto ou serviço não fique para trás ou caia no esquecimento.
É necessário o conhecimento do mercado no qual esta atuando e utilizar vários tipos de Marketing como o estratégico, tático e administrativo.
Para manter os clientes interessados é necessário investir em alguns pontos importantes como:
- A qualidade do produto: A cada dia o consumidor procura produtos
com mais qualidade no mercado. Sem qualidade, os clientes não voltam e podem chegar a fazer criticas negativas sobre o produto e a empresa influenciando assim outros consumidores a não comprar ou utilizar dos serviços dessa empresa.
- O atendimento: Nos dias atuais vemos muitas pessoas insatisfeitas
com o atendimento oferecido pelas mais diversas empresas, seja prestadora de serviço, seja comércio. Um bom atendimento faz com que o cliente se sinta importante para a empresa e isso gera um grau de satisfação muito grande fazendo com que o cliente fale bem da empresa e influencie outros a utilizar seus serviços. Há um ditado que diz: “Um cliente feliz e satisfeito fala pra um, mas um cliente insatisfeito fala pra 10”.
- Inovação e melhoria nos produtos ou serviços: Fazer a melhora dos
produtos é de suma importância. Os consumidores alem de procurar um bom produto de qualidade e bom preço, também quer que o mesmo seja diferente e inovador.
É necessário avaliar todos os pontos para conseguir manter os clientes, mas um produto de ótima qualidade no mercado, inovador e a empresa com um bom atendimento, já são grandes passos que a empresa pode dar, sem esquecer é claro das outras variáveis como a promoção e a força de vendas por exemplo.
Satisfação, valor e retenção do cliente.
Kotler.
Satisfação, nada mais é do que a sensação de prazer ou desapontamento, através do resultado percebido de um produto ou serviço, com as expectativas do cliente (KOTLER, 2000). Estas expectativas são geradas a partir das próprias divulgações da empresa, das experiências anteriores do próprio cliente ou de outros clientes e da influencia dos concorrentes.
Para Kotler, a satisfação do cliente não garante as condições necessárias para a sua retenção. Devemos satisfazê-los e encanta-los com os nossos produtos e/ou serviços, empresas inteligentes são aquelas capazes de construir clientes e não apenas produtos.
...