A Importância dos Recursos Humanos para as Empresas
Por: lima1419 • 23/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 201 Visualizações
A IMPORTANCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA AS EMPRESAS
Breno Araújo Lopes[1]
Jessica da Silva Santos [2]
Taina Lins Sandman dos Santos Nascimento[3]
Emmanuelle Vieira[4]
RESUMO: Os recursos humanos de uma empresa são um conjunto de princípios, estratégias e técnicas concebidos para ajudar a atrair, reter, motivar, formar e desenvolver o património humano de qualquer grupo organizado. É através da GRH que há uma valorização do capital humano, pois este é fundamental em termos de competitividade. Sendo assim, este estudo foi realizado com abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica. Diante do que foi discutido no trabalho, os Recursos Humanos é um setor que trata das questões mais humanizadas da organização. Ela é responsável por criar e organizar iniciativas que visam valorizar cada profissional. Também é responsável por sanar ou, pelo menos, intervir em questões que envolvam todos os colaboradores. Portanto, as empresas devem encontrar estratégias para engajar e comprometer seus profissionais com o desempenho organizacional, para assim que as organizações se tornam fortes, ágeis, competitivas, sustentáveis e capazes de maior diferenciação.
INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia e a implantação da globalização, as empresas passaram a buscar inovações para garantir a qualidade das tarefas executadas e posicionar melhor sua competitividade empresarial. Desta forma, a inovação baseada no progresso da empresa, acredita que as capacidades individuais de todos os envolvidos no processo de melhoria da organização, e os meios para desenvolver, aplicar e identificar, são a chave para o sucesso de uma companhia (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2011).
Tendo em vista que as organizações buscam se posicionar no mercado de trabalho, estabelecer a gestão de recursos humanos em uma empresa é fundamental para melhorar a eficiência, valorizando as pessoas envolvidas e inserindo suas competências no processo de desenvolvimento organizacional.
Para Brito e Oliveira (2016) os recursos humanos de uma empresa são um conjunto de princípios, estratégias e técnicas destinadas a ajudar a atrair, reter, motivar, formar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer grupo organizado. A gestão adequada do pessoal técnico e operacional da organização leva a um melhor desempenho, ou seja, a investimentos rentáveis.
Como resultado, o papel do departamento de recursos humanos, em uma empresa vai muito além de entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários. Este departamento inclui todas as práticas e políticas relacionadas à gestão da conduta dentro da empresa. Como o próprio nome sugere, ele vê as pessoas como recursos, elaborando estratégias e investindo para desenvolver as capacidades de cada indivíduo.
Ainda, os recursos humanos estão envolvidos direta ou indiretamente no funcionamento de todas as áreas organizacionais, pois atua como mediador entre os profissionais e os interesses da empresa. Por meio de uma análise aprofundada, levando em consideração não apenas a formação pessoal, mas também a especialização de cada colaborador, a área contribui para um plano de carreira mais seguro, desenvolvendo as habilidades e competências de todos os envolvidos (OLIVEIRA; HONÓRIO, 2020).
Dessa maneira, é na área de recursos humanos que são inseridos programas como eventos de formação, incentivos econômicos e bem-estar geral, que melhoram a qualidade de vida no trabalho. E é por isso que a indústria desempenha um papel essencial na criação de oportunidades e, como tal, deve ser encarada como um investimento imprescindível para o sucesso de qualquer empresa.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Quando a empresa necessita diretamente da contribuição de cada um dos indivíduos que compõem o corpo empresarial, se faz necessária a implementação da Gestão dos Recursos Humanos - GRH. Desse modo, utilizar apenas de administração de recrutamento, de seleção e demissão não possibilita atenção às pessoas que farão parte da empresa, e assim o GRH surge para gerenciar a entrada dos trabalhadores, bem como suas experiências e formação que proporcionarão um melhor desempenho nas atividades realizadas no local de trabalho, além de proporcionar valorização de cada um dos indivíduos no processo (TANURE; EVANS; CANÇADO, 2010).
Segundo Lima et al. (2021), “Gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas é um conjunto de habilidades, métodos e práticas que visa a evolução e a potencialização do capital humano de uma organização [...]”.
Por conseguinte, convém dar a devida atenção aos recursos humanos que compõem uma organização e compreender a sua gestão. Os gerentes devem entender como as organizações gerenciam as pessoas para aumentar sua produtividade e criatividade, mantendo limites sustentáveis nos custos associados.
O setor de recursos humanos tem diversas atribuições que melhoram o relacionamento entre a empresa e os colaboradores, contribuem tanto para o desenvolvimento da organização quanto para a satisfação dos colaboradores. Tais funções são: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; benefícios; retenção e manutenção de talentos; avaliação de desempenho; supervisão de métricas e estratégias; bem-estar e segurança; sindicatos e clima organizacional.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Além disso, é por meio da GRH que há uma valorização do capital humano, pois este é fundamental no que se refere à competitividade, são talentos que precisam de manutenção e desenvolvimento, e isso se dá por meio de implementação de programas que valorizem a visão e a missão da empresa (OLIVEIRA, 2009).
Com isso, a participação de um profissional de gestão de pessoas permite que a empresa invista na melhoria de qualidade de vida dos funcionários, na produtividade, na comunicação interna, nos relacionamentos e nos resultados gerais do negócio, afinal colaboradores motivados trabalham melhor, contribuem com seus colegas e estão dispostos a se comprometer com as metas (SAAD et al., 2018).
Para Hunter (2006), é por meio da motivação que faz com que os trabalhadores executem suas atividades com mais eficiência, com entusiasmos e esforço, mantendo um clima organizacional de qualidade e o ponto chave dessa manutenção do clima está na liderança, que identifica os problemas e suas causas, providenciando tratamento e soluções aos mesmos, acarretando em lucratividade, aumento na produtividade e longevidade do funcionário no cargo.
...