A Influenciaram a se tornar um empreendedor
Por: Kelvin Santa Rosa • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 195 Visualizações
Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: PinkBird Digital Marketing Estratégico
Endereço: Rua Ernesto de Paula Santos, 187/304
Cidade: Recife
Estado: PE
Ramo de Atividades: Marketing
Produtos e/ou serviços: Sistemas customizados, sites, e-commerces, consultoria marketing, redes sociais, SEM.
Data de Inicio das atividades: 10/2013
Entrevistado: Luciana Telles
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Vim para Recife há cerca de 2 anos e meio para ajudar num empreendimento familiar, porém sonhar o sonho dos outros é muito ruim. Desisti de ficar por conta disso depois de 9 meses de estresses familiares, arrumei um emprego na minha área, que ajudou a pagar as contas de casa, enquanto estruturava a agencia 4 meses depois que comecei neste emprego. Levei os 2 juntos por 1 ano e 3 meses, até que decidi, em janeiro de 2015 ficar por conta somente do meu empreendimento.
2) Existem outros empreendedores em sua família?
Sim, como já disse. Vim para recife para gerir um negócio familiar. Vim também de avós (dos dois lados) empreendedores.
3) Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Na verdade já tive alguns ensaios desde a minha primeira faculdade (Arquitetura), quando trabalhava como decoradora de ambientes especializada em Feng Shui e cheguei a ter um reconhecimento bem grande, trabalhando em casas de celebridades. Depois, fiz faculdade de marketing e quando fiz meu mba em gestão de negócios veio o primeiro negócio mais estruturado com socios, o que foi o motivo do insucesso.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Arquitetura e Urbanismo foi minha primeira formação - o que me deu uma visão espacial e que, de certa forma, me ajuda no marketing.
Design - segunda formação, que meu deu harmonia nas composições e senso de equilíbrio nas peças que produzo
Marketing - consolidou o que já fazia no empirismo.
MBA gestão de negócios - na verdade, foi o que menos acrescentou pois a vivencia a esta altura, trabalhando para vários nichos e para várias empresas durante minha vida profissional, já havia me ajudado a consolidar muito dos conceitos ora vistos neste curso.
Pós MBA Comunicação e Marketing Digital - certamente a que conjugou mais com o que faço hoje.
5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Digo por experiência própria, a grana é o fator determinante da desistência do empreendedorismo. Infelizmente não tem como viver de brisa. Digo sempre que o momento ideal para se empreender é quando não se precisa de dinheiro para se subsistir. É muito difícil consolidar sonho com a realidade das contas para pagar.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
A flexibilização do negócio está sendo a marca registrada da minha atual empresa. Caso necessite, voltarei ao mercado de trabalho para dar mais gás a empresa, já que hj já possuo um certo lastro e a empresa já caminha sozinha e posso, se necessário, consolidar as duas atividades para que o projeto esteja mais maduro para me dar condições de independência no futuro bem próximo.
7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Na verdade isso é bastante interessante. Estava conversando exatamente sobre esta questão semana passada. Hoje percebo que a maior parte dos clientes estão sendo facilmente corrompidos, essa é uma dificuldade para certos nichos. Tive uma vendedora que vendia muito, mas descobri que ela cobrava um percentual maior para uma outra empresa da área para passar determinados clientes para ela e a desliguei. Não consegui mais ter o resultado. Esta semana fui me encontrar com um cliente e ele absurdamente se insinuou em troca do fechamento do negócio. Fiquei muito arrasada, estamos nos tornando espelhos do nosso governo. Isso é triste! Constatar que a política do EU INDICO, EU PAGO ou coisa pior está tomando conta de todos os negócios, dá uma dor grande no coração. Mas, vamos em frente.
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Em Recife ainda tem coisas muito deficitárias em relação ao sudeste. O marketing digital é uma delas, principalmente quando o marketing digital está atrelado a sistemas mais complexos de intranet e ERP/CRM.
9) Como você avaliou esta oportunidade?
Como comecei a trabalhar aqui numa empresa grande e tive contato com alguns clientes que necessitariam de produtos e serviços que eu conseguiria desenvolver com o Know-How adquirido nos últimos anos, montei uma empresa para prestar serviço para esses clientes, ainda como funcionária desta empresa.
10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Adaptei ao meu plano de negócios que havia feito no passado.
11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Trabalhei em empresas digitais nacionais e internacionais nos meus últimos 4 empregos antes de empreender.
12)Quais são suas forças e fraquezas?
Forças: conhecimento e amor pelo que faço
Fraquezas: medo e dependência financeira
...