A Introdução A Pesquisa: Pesquisa Científica - Definição
Por: Eduarda Souza • 5/6/2023 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 82 Visualizações
INTRODUÇÃO A PESQUISA:
Pesquisa científica: definição
Eduarda Souza Silva da Cruz
Karla Giovanna de Freitas Boaventura Almeida da Costa
Mileide Filipe Eger
Taynara da Silva Schmitz
Vanessa Luana de Lima¹
Juliano Guedes²
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pesquisa é sinônimo de busca, investigação e indagação. Em um sentido mais amplo, pesquisar é procurar uma informação que não sabemos e que precisamos saber. Por diversas vezes fazemos uso da pesquisa em nosso cotidiano, como por exemplo: ao comprar leite, utilizamos a pesquisa de valores fazendo um comparativo entre mercados, marcas e informações associadas. A pesquisa científica é:
A realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. A pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. Para solucionar esse problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa (FREITAS E PRODANOV, 2013, p. 43).
Sendo assim, a pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizada por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo. Segundo Ander-Egg (2011), se trata do procedimento controlado e crítico que busca explicar ou interpretar os processos, relações e constantes ou generalizações que ocorrem em um determinado domínio da realidade. Este procedimento supõe, como forma de realizá-lo, uma metodologia que envolve um conjunto de métodos, técnicas, procedimentos e estratégias advindas da ciência, que tem como objetivo adquirir novos conhecimentos, seja para fazer formulações teóricas ou aplicá-los para fins práticos. A pesquisa científica é mais formal e ela se diferencia das demais justamente por isso.
A pesquisa passa a ser considerada científica a partir do momento em que o pesquisador assume um método para colocá-la em prática. O método é um roteiro a ser seguido pelo pesquisador, e nele deve conter o conjunto de procedimentos, técnicas e as estratégias utilizadas para que um objetivo seja alcançado. Considera-se o método a parte primordial da pesquisa, pois ele é que vai demonstrar se suas hipóteses estão certas ou não. “Por esse motivo, ao planejar uma pesquisa, deve-se considerar quais as melhores estratégias para testar uma hipótese ou defender uma ideia” (FRAINER, 2020, p. 69).
O objetivo de uma pesquisa científica é aprimorar alguns processos e/ou resolver problemas existentes para que a sociedade viva melhor. Por esta razão, é importante que haja cautela na escolha do método a ser utilizado, pois o resultado afetará diretamente a sociedade que recebeu ou que virá a receber sua aplicação.
REFERÊNCIAS
ANDER-EGG, E. Aprender a investigar: nociones básicas para la investigación social. 1
Ed. Córdoba : Brujas, 2011.
FRAINER, Juliana. Metodologia cientifica. 2. Ed. Indaial: Uniasselvi, 2020.
...