TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGISTICA REVERSA

Por:   •  3/9/2021  •  Resenha  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

                                    LOGISTICA VERDE E RESERVA

A logística verde tem como objetivo aplicar métodos mais sustentáveis, desde o despacho ao transporte e reciclagem. A ideia principal é explorar recursos com responsabilidade ambiental. Já a logística reversa trabalha com o propósito de cortar custos e possibilitar um sistema que garanta o retorno de resíduos e materiais relacionados aos seus produtos para reuso ou revenda.

 Portanto, o principal objetivo da logística verde é coordenar os processos de forma que causem o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Isto é, dentro da logística verde é preciso considerar a poluição do ar, desperdício de materiais, degradação do solo, poluição sonora, acidentes ambientais e, é claro, o aquecimento global.

A cada dia que passa mais empresas adotam uma logística sustentável e reveem a melhor maneira de diminuir seus danos ao meio ambiente. São operações que reduzem desde o uso de filme plástico a companhias que se esforçam para ter zero emissão de CO2 na realização de entregas.

As principais vantagens são: Sustentabilidade ambiental; Redução de desperdícios e de custos; Uso consciente de recursos e com mais eficiência; Resgate e destinação ambientalmente adequada para embalagens e resíduos; mais credibilidade e melhor reputação da imagem da empresa.

A logística reversa considera todas as operações que tratam do reuso de materiais e produtos. Podemos entendê-la como o processo de planejar, implementar e controlar fluxo de materiais de forma eficiente. Tais materiais podem ser desde a matéria-prima até os produtos finais ou informações de toda a cadeia de suprimentos.

Em linhas gerais, isso significa que a logística reversa contempla a gestão do processo de transportar produtos que já chegaram ao destino final e agora devem voltar para o distribuidor ou fabricante por determinado motivo. Entre as principais razões, normalmente estão a substituição de peças ou descarte de embalagens.

Por exemplo, a logística reversa no e-commerce visa estar de acordo com a política de devolução de produtos. Seja por arrependimento ou defeito de fabricação, é necessário garantir uma boa estratégia para atender às necessidades do consumidor.

Definitivamente não é um processo que todas as empresas parecem dispostas a implementar, mas não restam dúvidas de que é indispensável para um negócio de sucesso.

Além dos benefícios para o meio ambiente, o resultado final passa uma boa impressão ao mercado, pois certifica a segurança e satisfação do cliente.

Vantagens da logística reversa está em: Economizar nos processos de produção; Ampliar as vantagens competitivas e financeiras; Assegurar a satisfação dos consumidores; Reaproveitar a matéria-prima; Conscientizar os consumidores.

A logística reversa na verdade faz parte da verde. Ou seja, a reversa é uma das muitas práticas que a logística verde engloba dentro das soluções sustentáveis que as empresas podem adotar. Por causa disso, a princípio ambos os conceitos têm alguns objetivos semelhantes, como: Fazer reciclagem; Garantir a remanufatura; Priorizar embalagens reutilizáveis. Por outro lado, a diferença entre logística verde e reversa está nos detalhes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (295.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com