A Lei de Pareto
Por: Beatriz Amorim • 15/4/2020 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Lei de Pareto
Essa famosa Regra do 80/20%, surgiu em 1906 após estudo feito pelo o filósofo, cientista político, Economista italiano, Vilfredo Federico Damaso Pareto que viveu de 1848 a 1923. Vilfredo Pareto nasceu em Paris em 15 de julho de 1848. Ele descendia de uma nobre família italiana que governou a República de Gênova até as conquistas napoleônicas. Entre outros títulos, era Engenheiro civil, especializado em hidráulica.
Ficou famoso por ter formulado a lei que hoje leva seu nome. Ela Também chamada como:
Curva 80-20%
Curva ABC
Princípio de Pareto
Regra dos poucos vitais
A compreensão prática dessa lei se deve em grande parte devido a um importante artigo escrito por Joseph Juran sobre a aplicabilidade da regra para controle de qualidade industrial.
Esse artigo foi escrito nos anos 40. Assim pode-se dizer que Joseph Moses Juran, deu o nome em honra a Pareto.
Pareto num estudo sobre a renda e riqueza, ele observou uma parcela de 20% da população de uma região da Itália detinha 80% das terras.
IMPORTÂNCIA DA LEI DE PARETO
Aplicando a Lei de Pareto, podem-se separar os itens de maior importância ou impacto num determinado problema, os quais são normalmente em menor quantidade e economizar tempo e ter resultados mais representativos.
Ela tem aplicações em diversas áreas do conhecimento humano. Vamos listar alguns:
Os clientes dos bancos com maior disponibilidade financeira têm atenções personalizadas e representam 20% deles.
Que 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas.
Numa concessionária 20% dos vendedores conseguem 80% do faturamento da empresa.
Situações na área da sociológica como, por exemplo, 20% dos funcionários são responsáveis por 80% das confusões, das reclamações e dos mal-entendidos.
Essa lei mostra que 20% dos itens de um almoxarifado representam 80% do valor total.
Para um investidor que tenha 100 diferentes tipos de ações deve acompanhar bem de perto os 20% delas que são que realmente irão se proporcionar 80% da sua lucratividade.
Estudos mostram que 20% dos produtos vendidos representam 80% de todas as vendas. Assim pequenos esforços de Marketing em cima desses produtos dão grandes retornos
Em qualquer fábrica, seja nacional ou estrangeira, 20% dos componentes de um produto, ou de um equipamento, representam 80% do custo.
No controle de qualidade 20% dos defeitos afetam 80% dos processos.
Uma livraria não pode ter os todos os títulos do mercado livreiro devem trabalhar com os 20% que geram 80% da receita.
Usando esse conhecimento na movimentação de produtos, e achando quais são os 20% deles que geram 80% das vendas (em quantidade) pode-se coloca-los perto dos lugares onde os pedidos são preparados para serem embarcados para entrega.
O CASO DESASTROSO DO CONFISCO DA POUPANÇA
Quando a desastrada Ministra da Economia, Zélia Cardoso confiscou 100% dos depósitos em Caderneta de Poupança criou um verdadeiro caos não só para os pequenos poupadores como a administração dos bancos.
Se ela tivesse confiscado a poupança dos mais ricos (20% das contas) confiscaria 80% do valor.
Isso evitaria pânicos da maioria dos poupadores e reduziria tremendamente os trabalhos para os bancos administram as contas confiscadas. Ouvi na fila de banco (na época), histórias sobre pessoas que suicidaram.
...