A Logistica
Por: RanderAquino • 15/3/2019 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 143 Visualizações
Anápolis; 19 de abril de 2018
Faculdade Metropolitana de Anápolis
Professor: Kenia Tomaz
Aluno: Rander Aquino de Oliveira
Curso: Administração III Período
ANÁLISE S.W.O.T.
A Carta Fabril Indústria de Papeis S/A é um dos maiores grupos empresariais no segmento de higiene pessoal no Brasil. Com parques industriais instalados no Rio de Janeiro e em Goiás, está presente em todo território nacional, por meio de produtos líderes e com participação destacada nos mercados em que atua, ao todo são três parques industriais com mais de 1.400 colaboradores.
O Departamento de Suprimentos atua com quatorze compradores divididos nas áreas de manutenção, importação e de projetos, sendo cada comprador responsável por determinados subgrupos de materiais, assumindo assim a departamentalização por produtos.
De acordo com o contexto de vivência e estudo dentro do departamento de Suprimentos, segue a análise S.W.O.T.:
FORÇAS
| OPORTUNIDADES
|
FRAQUEZAS
| AMEAÇAS
|
AÇÃO PARA COMBATER AS FRAQUESAS
|
Considerações para combater as fraquezas:
- Controle eficiente no fluxo de caixa, aumentando a condição de pagamento aos fornecedores de 30 dias para 45 dias. Atualmente a empresa atua com diversas formas de pagamento, sendo que é estipulado no mínimo de 28ddl para materiais de manutenção e consumo, e mínimo 15ddl para serviços, o problema é que na venda de nossos produtos, o prazo dado é de no mínimo 30ddl, havendo então uma quebra no fluxo de caixa, a ação a ser tomada, é de negociação com nossos fornecedores e trabalharmos com a condição de pagamento os fornecedores de no mínimo 45ddl e assim resolvermos esse gargalo, essa ação é considerada de curto prazo.
- Investimento num sistema de informação de ponta a exemplo do SAP. É um investimento alto e de longo prazo, pois é necessário a verificação do atual contrato com sistema que é usado, no caso o Protheus, uma análise mais criteriosa nas perspectivas de crescimento e saúde financeira da empresa.
- Automatização de aprovação já no inicio da solicitação, elevando o valor mínimo de aprovação na grade para diminuição de aprovadores. Atualmente temos apensas a aprovação via sistema no fim do processo, isso gera retrabalho, pois as áreas solicitantes colocam solicitações de compra, todo o processo de compras é desenvolvido e ao chegar na aprovação do Pedido de Compras, ele pode ser vetado por diversas situações, caso aconteça esta aprovação no início do processo, o setor de suprimentos será a certeza que terá o mínimo de retrabalho com cotações, alteração de valores, condição de pagamento e até mesmo exclusão de Pedidos de Compra, esta ação é de a curto prazo.
- Necessidade da atualização na politica de estoque a partir de uma análise eficiente nos históricos de compra; diminuindo a frequência de compras e gastos com fretes. Essa atualização é de extrema necessidade e de curto prazo, a empresa teve um crescimento considerável e nossa politica de estoque esta desatualizada, levando uma compra de determinados materiais até varias vezes ao mês, por exemplo, parafusos, arruelas etc, são comprados em unidade, sendo que nesta nova politica deve-se transformar em compras por cento ou kilos.
- Atualização do cadastro, partindo de uma analise técnica fiel de acordo com a real necessidade. Outra necessidade urgente e a curto e médio prazo, visto que o cadastro é muito extenso, há necessidade de um profissional muito bem qualificado para cadastrar estas informações, para que não seja confuso e informações desatualizada como se encontra atualmente, esse processo deve ser continuo, pois com o passar do temo, os materiais são descontinuado e substituído por novos, e isso a empresa deve acompanhar.
Consideração final
Ao realizar este trabalho, foram sinalizados problemas que acompanham a empresa deste muito tempo, nos perguntamos, onde poderíamos estar no cenário empresarial que este trabalho tivesse sendo feito há mais tempo? São ações de baixa complexidades a serem tomadas que podem fazer toda a diferença em nossa produtividade.
...