A MODERNIDADE LÍQUIDA E UBERIZAÇÃO
Por: nayararreis • 27/10/2019 • Resenha • 604 Palavras (3 Páginas) • 718 Visualizações
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos – 1º Semestre
Temas Transversais – Profº Inafran Ribeiro
Larissa Aparecida Dantas Araujo RA 3955411
Laryssa Stepany de Andrade RA 3952096
Nayara Irani Rufino dos Reis RA 3273611
MODERNIDADE LÍQUIDA E UBERIZAÇÃO
“Vivemos em tempos líquidos, nada foi feito para durar.” (BAUMAN)
Modernidade líquida é um livro cujo seu autor, Zygmunt Bauman, um sociólogo polonês, relata uma série de mudanças nas últimas décadas. Bauman com um olhar crítico fala das transformações sociais e econômicas trazidas pelo mundo globalizado. Ele usa metáforas para se expressar, chamando-as de sólida e líquida. Segundo Bauman, o sólido não possui fácil separação devido a sua consistência molecular. Já o líquido possui flexibilidade, sua forma é temporária e está em constante mudança. Contudo, o conceito de Modernidade Líquida é uma definição de mundo globalizado. Uma modernidade que avança e se modifica em vários aspectos.
No capítulo 4 de Modernidade Líquida, Bauman cita as significações do trabalho. Ele relata de forma clara a evolução e a mudança que os trabalhadores e os empregadores tiveram ao longo das décadas. Ele cita a modernidade sólida na qual pode ser classificada como uma modernidade inflexível. Nesse modelo sólido, o empregador dependia do trabalho e o trabalho dependia do empregador, sendo assim, a mobilidade, a mudança era algo irreal.
Nessa fase sólida, o cidadão que iniciasse sua carreira em alguma empresa, poderia ter total certeza que trabalharia a sua vida inteira para aquele estabelecimento. Ele diz que após a Segunda Guerra Mundial houve um período chamado de “estabilidade relativa” no qual os funcionários que acreditavam na fidelidade e confiassem em seus empregadores antes, hoje podem ter a certeza que durante a sua vida irão ocupar vários cargos em diversas empresas. A flexibilidade é algo viável agora, no qual, se um empregado não estiver satisfeito com sua atual empresa ou cargo pode facilmente troca-lo por outra opção que lhe agrade ou até mesmo se uma empresa não estiver adquirindo lucro o suficiente em determinado local pode se deslocar para outra região.
A modernidade líquida surge com o conceito de “curto prazo” e trouxe também as incertezas, pois, a partir disso podemos dizer que tudo ficou descartável visto que, nos dias atuais as empresas têm a facilidade e opção de mudar de região e substituir os seus funcionários quando achasse necessário.
Sendo assim, chegamos ao conceito de Uberização, que é conhecido como “o presente e o futuro dos negócios”. O termo uberização vem do Uber, uma empresa inovadora que presta serviços na área do transporte privado por meio de um aplicativo que facilita a busca por motoristas baseada na sua atual localização. Uberizar é o atual significado de inovar. Empresas inovam utilizando a tecnologia para facilitar o contato com consumidores e fornecedores. Uma forma mais rápida de comunicação.
Dessa forma, chegamos à conclusão que a uberização é uma modernidade líquida no qual, as pessoas se livram totalmente do método sólido de lidar com seus negócios e possam resolvê-los com facilidade e quando quiserem. Como já citado, na modernidade sólida, o empregado passava a vida acreditando que prestaria serviços apenas a uma única instituição. E hoje, na modernidade líquida temos a opção de prestarmos serviços a diversas empresas ao mesmo tempo, fato que não era viável no modelo sólido. Contudo, podemos dizer que uberização é uma nova forma flexível de trabalho na sociedade contemporânea, tendo em vista que, flexibilidade talvez seja o termo que melhor descreva o emprego nos dias atuais.
...