A Modelagem de Processos
Por: Mario Camargo • 28/2/2019 • Seminário • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 146 Visualizações
Faculdade de Tecnologia de Tatuí
Gestão da Tecnologia da Informação
Allan Cristian S. de Arruda
Gustavo Henrique Camargo
Gustavo Oliveira de Almeida
Luan Wagner dos Santos
Mario Augusto Camargo da Silva
Rafael Dias de Souza
Modelagem de processos e suas ferramentas de aplicação
Tatuí – SP
2019
Sumário
1. Introdução 3
2. Definição de Modelagem de Processos 3
3. Aplicação da Modelagem de Processos 3
4. Ferramentas de Modelagem de Processo 4
4.1. SIMProcess 4
4.2. Provision 4
4.3. DeskFlow 5
5. A melhor ferramenta: ARIS EXPRESS 5
6. Conclusão 6
7. Referências 7
Introdução
Na administração de um negócio, necessita-se diversos meios de gerenciamento. Para tornar um negócio bem-sucedido, é necessário usar algumas ferramentas e conhecer os processos e produtos envolvidos para manter um bom gerenciamento e organização. Conhecendo as atividades, pode-se usar a modelagem de processos para obter êxito no negócio.
Definição de Modelagem de Processos
Uma ordem definida de tarefas ou atividades espalhadas por um espaço de tempo, com um começo, fim e matérias primas e produtos claramente definidos.
Trata-se de uma técnica desenhada para entender e descrever o processo, seja ele qual for, marketing, departamento financeiro, de serviços ou produção, entre outros. Isso é o que é modelagem de processos.
A modelagem de processos de negócio tem como finalidade entender o funcionamento interno da organização – de ponta a ponta – e para isto, são utilizados diversos artefatos como: organogramas, diagramas de posicionamento, fluxos dos processos, dentre outros, que fornecem a visão das atividades executadas pelos funcionários no dia a dia, criando uma base para estudos, melhoria dos processos, estimativas de custos e compreensão correta dos processos corporativos. Além disso é primordial o acompanhamento dos processos, para identificar onde é necessário melhorias.
Aplicação da Modelagem de Processos
Não existe uma especificação para qual tipo de organização essa atividade é voltada em relação ao porte ou área de atuação da empresa. A Modelagem de Processos pode atuar em qualquer setor de uma organização, basta que esta contenha processos a serem executados em qualquer um de seus setores, independentemente de qual é o tipo do processo, seja ele primário, de apoio ou gerencial.
Ferramentas de Modelagem de Processo
As ferramentas BPR (Business Process Reengineering), possibilitam ao usuário modelar e analisar processos de negócio. Tais ferramentas oferecem ao usuário representações visuais dos processos de negócio e sua habilidade de avaliar alternativas suporta engenharia de processos.
SIMProcess
A ferramenta SIMProcess (CACI Products Company) é uma ferramenta de simulação de processos hierárquica e integrada que permite uma melhora da produtividade de modelagem e análise de processos, permite também, mapeamento de processos, simulação orientada a eventos hierárquicos e custos baseados em atividades.
O mapeamento de um processo de negócio é entender como uma empresa exige documentação das entradas, processos, saídas e recursos. A simulação de processos permite representar processos, pessoas e tecnologia por meio de um modelo de computador dinâmico. Basicamente quatro etapas formam a simulação de processos de negócio. São elas:
- Construção de um modelo;
- Execução de um modelo;
- Análise de medidas de desempenho;
- Avaliação de cenários alternativos.
Esse modelo, quando simulado, irá imitar as operações do negócio.
O propósito dessa ferramenta é aumentar o nível de serviço, reduzir o tempo do ciclo do processo, aumentar o rendimento, reduzir tempo de espera, reduzir custo da atividade e reduzir o estoque.
4.2. Provision
ProVision Workbench, é uma ferramenta de modelagem de processos de negócios e de objetos integrada, voltada para a reengenharia de processos de negócios, análise de objetos de negócios e projeto cliente/servidor.
Seu propósito é fornecer um repositório semântico para modelar tanto regras de negócios, quanto requisitos de sistemas de informações. Isto permite funções de negócios e de tecnologia da informação, desenvolverem um entendimento comum dos processos de negócios, e usar estes objetos de negócios para desenvolver objetos de sistemas computacionais.
...