A Negociação e Arbitragem
Por: Jonelma • 29/9/2020 • Exam • 411 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: NEGOCIAÇÃO E ARBITRAGEM
DISCENTE: Jonelma Antero Lola
MODULO VII - ATIVIDADE 1
Questão 1 -
1) Ao realizar a leitura do fascículo Negociação e Arbitragem de Ivan Antônio Pinheiro, 3ª Ed. Revisada e atualizada, ficou evidenciado que a negociação está tão presente em nossas vidas que na maioria das vezes nem sequer nos damos conta de sua relevância. Portanto, descreva um exemplo de negociação realizado em sua cidade/órgão público que você consiga descrever os passos dessa negociação, explicitando: quando? Com quem? Por que precisou negociar? Como negociou? O resultado lhe foi favorável? Não? Por quê? Poderia ter sido diferente?
Resposta: Um dos órgãos públicos em minha cidade que é exemplo de órgão que ocorre o processo de negociação é o PROCON. Tive uma experiência em 2013 no qual recorri ao órgão enquanto usuária num processo com a Claro TV na época por cobrança indevida após cancelamento de plano. Após a entrada no processo o órgão mediou a negociação entrando em contato com representante da empresa, expondo a situação e fazendo audiência para chegarmos a um acordo. Por fim eu consegui o reembolso do que me fora cobrado indevidamente, então tive resultado favorável pois além de estar em meu direito tinha todos os comprovantes, talvez sem comprovantes e protocolos de tentativas de atendimento o resultado poderia ter sido diferente.
Outro exemplo de órgão/setor de negociação é o setor de tributação em que o cidadão pode entrar em processo de negociação relativo a tributos.
2) Descreva como a evolução de ferramentas tecnológicas, como internet, softwares, aplicativos, inteligência artificial dentre outros podem auxiliar em processos de negociação na atualidade?
Resposta: Anterior a essa nossa era atual informatizada e tecnológica para se realizar o processo de negociação era necessário um encontro presencial e/ou mais próximo em que ambas as partes sentavam e tentavam negociar, o que demanda maior tempo e dificuldade. A evolução das ferramentas de tecnologias presentes hoje facilita e muito o processo de negociação, pois a presença física não se tornou mais necessária para que seja realizada uma negociação, não se faz necessário muitas vezes a pessoa nem sair de casa não perdendo segurança nem seus direitos, mas com comodidade. Isso em vários processos sejam ele de compras, como exemplo e-commerces, ou até de reclamações e acesso a direitos, como exemplos desses últimos o Reclame Aqui, Serasa Consumidor, Procon Online e outros. As tecnologias elevaram as negociações a outro nível.
...