A Negociação e a Interdisciplinaridade
Por: Rodrigotaska • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
RODRIGO DIAS ALVES
A Negociação e a Interdisciplinaridade
São Paulo, SP.
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
RODRIGO DIAS ALVES RA 931220-1
A Negociação e a Interdisciplinaridade
[pic 1]
Professora Orientadora: Angélica Costalunga
São Paulo, SP.
Questão um: Disserte sobre as 13 máximas apresentadas acima.
- NEGOCIAR É UMA ARTE
Negociar é uma arte, é uma técnica, portanto pode ser dominada e aprimorada constantemente. Negociar é jogar num tabuleiro, onde duas ou mais pessoas procuram sempre ganhar, e nunca perder, uns ainda estão dispostos a ceder, conceder e propiciar uma análise do que está em jogo. Contudo, é complicado. Recomendando-se buscar um equilíbrio, onde o resultado seja sempre a relação “ganha/ganha”, e nunca “perde/perde”. Desta maneira, em nenhuma hipótese, a negociação poderá ser interrompida diante de “ruídos” provocados por terceiros que se encontram fora do jogo, isto é, nas arquibancadas. Por isso, a negociação é uma arte. A arte de interpretar papéis em um “palco do teatro”, cujos interesses estão na plateia vaiando ou aplaudindo , ate o desenrolar das interpretações dos artistas, os negociadores.
2) ESTAMOS CONSTANTEMENTE NEGOCIANDO
A ação de negociar faz parte de nossas vidas. Não importa nossas atividades desenvolvidas ou executadas, de alguma forma, somos todos negociadores. Ainda que a negociação seja exercida indiretamente, nas relações de trabalho, na família ou mesmo em atividades sociais, estamos constantemente negociando. Um dos maiores exemplos para observamos este tipo de comportamento, são em nossas próprias casas. São os pais que negociam objetos para que seus filhos pararem de chorar, são as mães que negociam as mesadas de seus filhos... Ou até mesmo, a forma de como dividem as tarefas domésticas. E no âmbito empresarial?... Todos os dias negociamos com fornecedores, clientes e ate mesmo com nossos companheiros de trabalho, vendendo nosso marketing pessoal.
Contudo, não podemos negar que a negociação esta em nosso dia a dia, uma vez que ela é um complemento de nossas relações com a sociedade, onde interagimos com a mesma.
- BONS NEGOCIADORES FORMAM AMIGOS
Bons negociadores “fazem amigos”. É importante criar uma rede de network com pessoas que você tem em sua volta durante uma negociação. Com estas amizades, estaremos garantindo a abertura de novas portas para futuras negociações. Por isso, manter a “política da boa vizinhança”, é quase uma garantia que caminhos continuem abertos no futuro.
- FORME A SUA EQUIPE
Será melhor ir a uma negociação sozinho ou com um grupo em que cada um é especializado em determinado assunto (Ex. Advogados e contador)?...Bom, a formação de uma equipe de sua confiança pode ser muito favorável em uma negociação, pois haverá espaço para uma maior aberta nas discussões e no compartilhamento de ideias. As equipes tem um sentido de maior poder, reduzindo stress e dividindo o poder de decisão entre a equipe, dando mais segurança para todos. Contudo, a equipe só funciona com tal poder, se cada membro conseguir praticar suas habilidades para um resultado em conjunto, em que todos estejam de acordo com a mesma perspectiva e estejam unificados em apenas um processo de trabalho.
- BONS NEGOCIADORES FORMAM VÍNCULOS
Ter vínculos com outras pessoas do meio é muito importante para um bom negociador. Imaginemos que em uma negociação precisaremos de algumas informações. Obtendo informações concretas sobre o outro negociador por meio de indicação, fica mais fácil cravarmos e analisarmos o perfil de quem vamos negociar (fase em que estamos planejando a negociação).
Esses vínculos podem ser criados sempre naqueles momentos de pré-negociação, onde estamos em uma pequena interação social com outros grupos. A grande oportunidade que temos nessas interações, é que podemos identificar pontos em comuns, que permitam também a nova vinculação com outros negociadores através das finalidades. Sendo assim, em qualquer vinculação que realizarmos, devemos sempre agir com sentimento de honestidade e sinceridade, pois a mesma porta que pode nos ajudar, pode nos prejudicar, pensando que também podem nos indicar.
- UM BOM NEGOCIADOR – DECIDE
Um bom negociar decide! Tudo isso, inclui em imaginar quais são as ações a serem tomadas. É como um jogo de Xadrez, antes de mexermos qualquer peça, devemos avaliar em que ela vai influenciar no jogo oposto, em quais são as peças que eles detêm em mãos, no risco em que posam representar. Tudo isso, envolve pensar bastante antes de tomar qualquer decisão, sendo que para isso ele vá enfrentar pressão, duvidas ou até mesmo bloqueios emocionais. Sendo assim, é nessas adversidades que os negociadores devem “vencer” e aparecer, decidir. Um bom negociador deve saber analisar, refletir e ele mesmo sem depender de muitas pessoas, decidir, de forma que ele saia satisfeito e a outra parte também saia contente com a concessões feitas.
- O ÊXITO DA NEGOCIAÇÃO DEPENDE MUITO DA SUA PREPARAÇÃO
O planejamento consiste na busca de informações necessárias para preparação do desenvolvimento da negociação. Muitos negociadores não praticam, acabando deixando tudo para o segundo plano. A grande vantagem de analisar todos os processos (planejamento) possibilita na identificação com maior clareza, os possíveis elementos que influenciam e que causariam um maior impacto em uma negociação. Além disso, a possível previsão de resultados acaba por favorecer a consolidar as negociações, onde podemos torna lá mais eficiente no alcance dos objetivos, estabelecendo a relação ganha x ganha.
...