A PREVISÃO DE DEMANDA E NÍVEIS DE ESTOQUE UMA ABORDAGEM CONJUNTA APLICADA NO SETOR SIDERÚRGICO
Por: Silvia Suelem • 16/4/2018 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
Nome: Silvia Suelem de Zaide Paulo. Turma: 2014.1
PREVISÃO DE DEMANDA E NÍVEIS DE ESTOQUE UMA ABORDAGEM CONJUNTA APLICADA NO SETOR SIDERÚRGICO
Liane Werner (UFRGS) liane@producao.ufrgs.br Fernando de Oliveira Lemos (UFRGS) flemos@producao.ufrgs.br
Tiago Daudt (UFRGS) tiago_daudt@terra.com.br
De frente a um mercado cada vez mais competitivo as empresas estão buscando atender melhor os clientes, ofertando produtos com qualidade, eficiência na entrega e assim podendo oferecer produtos para a demanda existente.
Diante disso métodos como previsão de demanda, para estimar o quanto é necessário ser produzido conforme a possível demanda prevista, e gestão de estoques, para que sejam gerenciados os acúmulos de recursos materiais que uma empresa possui, sendo eles: matérias-primas, os produtos inacabados e os produtos finais, passaram a ser utilizados. Métodos que passaram a facilitar o planejamento e processo decisório das empresas.
Diante deste fato o estudo teve como objetivo apresentar uma metodologia de otimização de níveis de estoques, em que é a previsão de demanda é parte que agrega para o dimensionamento de estoques mais preciso.
Este objetivo se deu pelo fato de que a má previsão de demanda pode acarretar estoques excessivos ou escassez de produtos, sendo dois riscos que comprometem a empresa, pelo fato de que as consequências geram altos gastos e baixo valor de ganho, respectivamente.
Para que fosse possível a elaboração do estudo foi feita inicialmente levantamento de dados, em que foram coletados dados históricos de demanda; priorização dos produtos, priorizando por meio do sistema ABC, dividindo entre os produtos com maior representatividade; modelagem e previsão de demanda; definição do sistema de revisão de estoque e validação do método.
O estudo de caso se deu em uma empresa do setor siderúrgico que atende os mercados de produtos agropecuários, industriais e para construção civil. Os dados coletados foram referentes a venda de 56 tipos de Perfis, no período de setembro de 2000 a agosto de 2005.
Na classificação os produtos do grupo A teve 5 itens, responsáveis por 47% do faturamento, no grupo B 7 itens responsáveis por 35% do faturamento e no grupo C 44 itens responsáveis por 18% do faturamento. Em que no estudo, foi utilizado somente um produto do grupo A, para aplicação da previsão de demanda e cálculo dos níveis de estoque.
Para fazer a previsão de demanda foi utilizado o método de série temporal, com os dados de vendas dos últimos 60 meses. Em que utilizaram modelo de Box-Jenkins, Exponencial e Média Móvel, sendo o Modelo da Média Móvel o melhor. Deste modo a previsão foi calculada a partir da média de n=2, 3, 4,5 e 6 observações, sendo os modelos avaliados por meio da média de erros percentuais absolutos em relação aos valores da série temporal. Assim, a média móvel que resultou menor média dos erros foi a com as últimas 4 observações. Deste modo, foi utilizado este modelo para obter as previsões dos meses de setembro e outubro de 2005.
Analisando o contexto da empresa foi observado que o sistema de revisão de estoques que mais se adequaria seria o de revisão periódica, visto que a empresa já tem o hábito de verificar o estoque ao final de cada mês e pelo fato de os estoques movimentarem-se em um regime constante de pedidos.
Para que fosse possível realizar o cálculo para dimensionamento de estoques foram i analisados o lead time e o período de revisão. Também foram calculados os estoques de segurança, em que se estabeleceu um nível de serviço de 98%, para então calcular o nível alvo de estoque.
...