A Paper Estatística
Por: jonathansagaz • 21/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.843 Palavras (8 Páginas) • 310 Visualizações
PAPER DE ESTATÍSTICA
Jonathan Adriano Sagaz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão em Recursos Humanos (RHU 0070) – Paper Estatística
16/12/2014
1 INTRODUÇÃO
Neste Paper vou abordar sobre Estatística que provem da palavra Estado. Irei comentar um pouco sobre a origem e da história da Estatística, os principais meios em que essa ferramenta é utilizada e irei aprofundar um pouco na mesma.
A Estatística é o estudo de um processo de como obter uma coleta de dados e uma organização deles, para chegar a um resultado ou uma tomada de decisão. É uma ferramenta quantificável sobre uma população, coleção ou um conjunto de seres.
Para Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.
2 SOBRE ESTATÍSTICA
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que trata de um conjunto de processos que tem por objetivo a observação, classificação e análise de fenômenos coletivos. Essas informações coletadas tem o propósito de resumir conhecimentos que são indispensáveis para o Estado, empresas e outras organizações como indústrias, hospitais, seguradoras, bolsa de valores, pesquisa agropecuária, biologia e outros, que utilizam da estatística para o controle a planejamento de suas atividades.
A palavra Estatística lembra, à maioria das pessoas, recenseamento. Os censos existem há milhares de anos e constituem um esforço imenso e caro feito pelos governos, com o objetivo de conhecer seus habitantes, sua condição socioeconômica, sua cultura, religião, etc. Portanto, associar estatística a censo é perfeitamente correto do ponto de vista histórico, sendo interessante lembrar que as palavras: estatística e estado têm a mesma origem latina: status.
Para Crespo (2000), A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, análise e interpretação de dados e para serem utilizados na tomada de decisões.
3 HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA
Há indícios de que 3000 a.C. já se faziam censos na, China e Egito e até mesmo o o livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano. Alguns outros documentos sobre Estatística, 3000 a.C., com a contagem de falta de mão de obra para a construção das pirâmides. E em 600 a.C. os egípcios tinham que declarar sua profissão e sua fonte de rendimento.
Em 1085, Guilherme, O Conquistador, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre terras, proprietários, empregados e animais. Os resultados deste censo foram publicados em 1086 no livro intitulado "Domesday Book" e serviram de base para o cálculo de impostos. Contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, chineses, romanos, apenas no século XVII a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do Estado.
A palavra Estatística foi cunhada pela primeira vez, pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall.
4 A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSICA NAS ORGANIZAÇÕES
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a dedução, o processamento, a análise e a disseminação das informações. As informações estatísticas são breves e claras, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão.
Para Gesser & Dalpiaz (2007), A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.
4.1 Estatística Para o Governo
Para o governo a Estatística é necessária para conduzir censos de população, moradia, trabalhadores, estudantes, produtos industriais, agricultura e outros. São reunidas informações sobre vendas, produção, folha de pagamento e outros dados das indústrias e empresas etc. Assim podemos conhecer a realidade geográfica social, recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis. A Estatística aparece também nas eleições, tanto para presidente, governador, prefeito e outros do tipo, antes da eleição ser finalizada, estimam-se o numero de eleitores que pretende votar em “X” candidato no dia da eleição.
4.2 Estatística Para as Empresas
Nesta modalidade, a Estatística ajudara de uma forma a selecionar e organizar as estratégias a ser adotadas pela empresa e também no controle de perdas e lucros. O melhor caminho a ser seguido durante uma pesquisa de mercado é o planejamento, onde os resultados podem ser resumidos com a ajuda da Estatística, em tabelas e gráficos, facilitando entender ao ver cálculos matemático-estatísticos que lhes deram origem.
Podemos usar o exemplo de uma empresa que queira lançar um empreendimento, como um shopping em uma “X” cidade. Os responsáveis pelo projeto vão fazer um levantamento em cima da opinião da população daquela cidade, se gostariam que o shopping fosse instalado naquela cidade, se frequentariam e se teria pessoas para trabalhar no shopping. A partir do fim da pesquisa, vai ser decidido se haverá ou não o empreendimento naquela cidade.
5 METODOS ESTATÍSTICOS
Quando não se pode fazer uso do método experimental e que nem sempre temos o controle dos fatores envolvidos para fixar seus valores, usamos o método estatístico. Este processo considera todas as causas envolvidas no processo como uma variável e procura determinar no resultado final, que influências cabem a cada um delas. Como pode ser viável ou não o lançamento de um produto.
São cinco fases de métodos estatísticos a conhecer, na ordem a seguir:
5.1 Coleta de Dados
A primeira coisa necessária é nessa modalidade é observar como obter dados, se vão ser dados secundários, já coletados por outras pessoas ou se vão ser dados primários, coletados por sua própria fonte.
...