A Pecuária no Brasil
Por: nandinha_ts14 • 9/10/2020 • Monografia • 5.765 Palavras (24 Páginas) • 170 Visualizações
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
FERNANDA TORRES DA SILVA
DESAFIOS DA PECUÁRIA BRASILEIRA
Brasília
Março /2020
FERNANDA TORRES DA SILVA
DESAFIOS DA PECUÁRIA BRASILEIRA
Trabalho apresentado ao curso MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio, Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização.
Programa FGV Management
ORIENTADOR: Prof. Evandro Jacóia Faulin
Brasília
Março/ 2020
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
PROGRAMA FGV MANAGEMENT
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO
O Trabalho de Conclusão de Curso
Desafios da Pecuária Brasileira
elaborado por Fernanda Torres da Silva, e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.
Data: Março, 2019
___________________________________
[Nome do Coordenador Acadêmico]
Coordenador Acadêmico
___________________________________
Prof. Evandro Jacóia Faulin
Orientador
TERMO DE COMPROMISSO
O aluno Fernanda Torres da Silva, abaixo assinado, do curso MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio - Turma MBS01776 - ZEGEA-T01 – 166945/2017 do Programa FGV Management, realizado nas dependências da Fundação Getúlio Vargas, no período de 2017 a 2020, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Desafios da Pecuária Brasileira, é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.
Brasília, [dia] de Março de 2020
___________________________________
Fernanda Torres da Silva
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1.1 Objetivos 7
1.2 Justificativa 7
1.3 Metodologia 8
REVISÃO DA LITERATURA 10
Cadeia produtiva da carne bovina 10
O setor de carnes no Brasil 12
Inserção Internacional da carne bovina brasileira 15
Exportação de carne bovinas e barreiras não tarifárias 18
ANÁLISE DOS RESULTADOS 21
CONCLUSÃO 23
BIBLIOGRAFIA 24
2 APÊNDICE A - 26
3 ANEXO A - 27
INTRODUÇÃO
A pecuária é de extrema importância para a economia brasileira. Desde a chegada dos colonizadores portugueses a criação de gado teve um papel importante no nosso país, primeiramente, como animais de tração para os engenhos de açúcar e atualmente como um fator de grande importância para a economia brasileira, especialmente, a criação de gado de corte.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o Brasil se consolidou em 2018 como principal exportador mundial de carne bovina. De acordo com a Associação, em 2018 o país bateu o recorde de volume exportado 1,64 milhão de toneladas, isso representa uma receita de US$ 6,57 bilhões. (ABIEC,2018)
Os principais importadores de carne brasileira são Hong Kong e China. Em 2018, Hong Kong importou o maior volume de carne, entretanto a carne exportada para a China foi responsável pelo maior faturamento, cerca de US$ 1,49 bilhão. Em 2018 a União Europeia aumentou o volume de importações da carne em relação ao ano de 2017. (Idem)
A pecuária brasileira tem obtido resultados excelentes, contribuindo de maneira significativa para o crescimento econômico do país. Segundo a publicação Projeções do Agronegócio – Brasil 2016/17 a 2026/27, a expectativa é que a produção de carne continue a crescer na próxima década. Nesse sentido, espera-se um aumento no volume exportado e tem-se como desafio o aumento do preço pago pela carne brasileira e a abertura de novos mercados para os nossos produtos.
Atualmente o país exporta mais carnes congeladas e desossadas que possui menos valor no mercado internacional. Os desafios para aumento da exportação de carne com maior valor agregado são diversos, como a falta de padronização, certificação dos produtos e as barreiras tarifárias e não- tarifárias impostas por diversas nações.
O futuro da cadeia produtiva de carne bovina não está somente no aumento do volume de carne exportada. Além da ampliação do mercado, é necessário aumentar consideravelmente a exportação de carnes com ossos e cortes nobres e melhorar a qualidade do produto, possibilitando que nosso produto continue competitivo no mercado mundial, além de garantir maior remuneração para o produtor e maior receita para o país.
- Objetivos
Este trabalho possui como objetivo geral analisar o atual posicionamento do Brasil no mercado de exportação de carne bovina e identificar os possíveis caminhos para que o Brasil possa se inserir em novos mercados e exportar carne com maior valor agregado para países que pagam melhor por uma carne de maior qualidade.
Como objetivos específicos podem ser citados:
- Analisar a importância da cadeia produtiva agropecuária para a economia do Brasil.
- Demonstrar que apesar dos excelentes resultados da pecuária brasileira, muito deve ser feito para a valorização do nosso produto
- Analisar o cenário de inserção internacional da carne brasileira
- Comparar os preços médios recebidos pelos principais exportadores de carne
- Analisar as principais causas do preço baixo recebido pela carne brasileira, assim como a dificuldade de inserção em mercados mais exigentes.
- Propor possíveis soluções para maior aceitabilidade da carne brasileira
- Justificativa
O Brasil é um dos players de maior importância no mercado mundial de carne. No ano de 2018 alcançou o primeiro lugar entre os maiores produtores mundiais de carne e segundo lugar entre os maiores exportadores. Entretanto, o valor recebido pela carne brasileira é baixo, porque, entre outros motivos, a reputação da carne brasileira não é das melhores.
...