A Qualidade de ensino no curso de Administração na Unimontes
Por: izabel21 • 16/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.976 Palavras (8 Páginas) • 190 Visualizações
A qualidade de ensino no curso de Administração na Unimontes
Leonel Tsuneitti Morikawa[1] e Luiz Guilherme Cotrim[2]
Resumo: Este artigo é um estudo que tem por função analisar as opiniões dos alunos em relação à qualidade de ensino no curso de Administração, visando o que precisa ser mudado, o que pode melhorar. Baseando-se nos objetivos de analisar sobre o curso de Administração na Unimontes na perspectiva dos alunos, de verificar os interesses dos acadêmicos para com a Universidade e verificar os fatores que beneficiam ou não a qualidade do curso.
Foi feita uma pesquisa exploratória, e a técnica utilizada foi à aplicação de questionários de perguntas discursivas fechadas com o intuito de atingir um maior número de acadêmicos e pela praticidade e precisão.
Após o processo de estudo, coleta e análise dos dados, ficou claro que embora a Universidade tendo pontos fortes como, seu prestigio frente a outras faculdades, os minicursos oferecidos, o conteúdo para a formação profissional e entre outros fatores. Foi notado que é preciso melhorar em certos aspectos, como por exemplo, o número de vagas oferecidas, divulgação do curso, atividades de extensão, variedades quanto aos minicursos, estrutura das salas e do Campus, quanto ás questões da distribuição das matérias por período e entre outras.
Palavras-Chave: administração, opiniões, qualidade, ensino e fatores.
- Introdução
A UNIMONTES é uma das universidades bastante concorridas em seus processos seletivos e, são poucos os candidatos que passam e, esses poucos que passam no curso desejado, nunca foram perguntados sobre a situação do curso, se era o que eles queriam o que esperavam, se o curso tem boa qualidade, dai a proposta de levantar essa questão, já que o ensino publico nas redes estaduais vem sendo criticado.
O propósito de optar por essa pesquisa cientifica é buscar conhecer e refletir essa realidade na graduação, analisar seus “pós e contras” e ajudar a entidade para o seu melhoramento, em que desempenhar para o bom desempenho da universidade, e o que deve ser feito para seu aprimoramento.
Como citado acima, o ensino publico é conhecido por haver varias criticas em relação a sua qualidade, situação e o método de ensino e bastante desvalorização dos professores que, em forma de greves tentam conseguir seus direitos.
A proposta de tal pesquisa visa identificar junto com os alunos de ADMINISTRAÇÃO, o que o ensino precisa melhorar o que falta para se chegar a um curso de excelente qualidade, diminuindo assim os índices de desistência do curso escolhido.
O trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, em que para o desenvolvimento do mesmo foi realizada no curso de Administração da UNIMONTES. Para isso foi utilizado o método do estudo de caso e a técnica utilizada foi aplicação de questionários de perguntas discursivas fechadas.
- Desenvolvimento
Com origens no latim, a ADMINISTRAÇAO apresenta varias definições. Segundo o latim, A palavra Administração vem de, ad– que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro (CHIAVENATO, 2003).
Depois de varias observações por estudiosos, principalmente da prática administrativa, chegou-se à conclusão – baseada nos estudos de Fayol – que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações. Segundo Maximiano (2007) Administrar é um trabalho e que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.
A UNIMONTES-Universidade Estadual de Montes Claros, em sua criação, buscou revelar nitidamente seu comprometimento, a fim de incentivar o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida para todos os setores sociais em que se insere.
Composta por vários cursos de graduação, sempre está na lista das mais desejadas entidades para e concluir um curso.
Um dos cursos oferecidos é o de ADMINISTRAÇÃO, composta por vários alunos, com formação de novas turmas a cada semestre, no 1º semestre com abertura de turma à noite e no 2º, com abertura de turma de manhã.
Um dos mecanismos utilizados para obter informações sobre a qualidade dos cursos da UNIMONTES é o Exame Nacional do Desempenho Dos Estudantes (ENADE). O exame tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos desenvolvidos, os programas e suas habilidades e competências. O Enade compreende a avaliação realizada entre os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de 22 áreas de todo pais.
Para melhor busca do entendimento em relação a qualidade do curso na entidade,os acadêmicos do segundo período responderam um questionário com questões relacionadas a qualidade do curso.
- Demonstração dos resultados
Após coleta e análise dos resultados verificou-se que 50% da turma entraram na universidade pelo sistema de cotas, 26% pelo sistema universal, 14% pelo PAES e 14% por transferência de outras faculdades. Verificou-se que 66% dos acadêmicos tinham as informações necessárias para a escolha do curso, mas houve um grande indicie de acadêmicos que não tinham durante a escolha de mesmo (44%) e durante a escolha, as maiorias dos acadêmicos tinham a certeza do curso em um total de 73%.60% dos alunos não optou por fazer o curso em outra entidade,houve aqueles que tentaram em outras, como por exemplo,alguns tentaram na UFMG,FACIT,Funorte,Santo Agostinho e Pitágoras ,totalizando um total de 40%.
Foi perguntado aos Acadêmicos por qual razão, escolheram fazer o curso na entidade, um grande número respondeu pelo fato de ser gratuita, pelo prestígio da Universidade e pela qualidade do curso. Quanto ao número de acadêmicos que ingressaram na turma, 77% dos acadêmicos acharam bom, e um número baixo em questões de ótimo e regular, resumindo em um total de 10% e 13% respectivamente. Os acadêmicos foram perguntados quanto à importância dos conteúdos dados para a formação profissional dos mesmos, um total de 57% acharam ótimo, 40% bom e houve um baixo índice na variável regular(3%),Quanto aos recursos materiais que a entidade disponibiliza na sala de aula para atingir aos objetivos das disciplina,67% responderam que sim,mas houve um elevado número de pessoas que acham que não,em um total de 33%,desses alunos que responderam não no questionário,alguns expos suas opiniões dizendo que os acadêmicos deveriam ter acesso as atividades da Empresa Júnior(EJU),outros acham que seria necessário a melhoria dos equipamentos dentro da sala de aula,outros colocaram que os materiais dentro da sala estão com defeito.
...