A Reestruturação operacional da Embraer
Por: PERES CC • 24/11/2020 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
CAPÍTULO 9 - ESTUDO DE CASO - Reestruturação operacional da Embraer
1º) Resposta: Antes da privatização, uma série de fatores que ocorreram quase que ao mesmo tempo influenciou a crise da Embraer, o maior deles foi a crise fiscal brasileira dos anos 80, fazendo essa época ser lembrada como a década perdida. De mãos dadas à crise veio o fim da ditadura militar que consequentemente causou uma redução grande nos investimentos militares do Brasil e portanto reduzindo drasticamente o poder de venda da companhia.
2º) Resposta: É possível dizer que o projeto ERJ-145 foi o projeto que reergueu a Embraer depois de seu grande baque, o projeto consiste na construção de um jato comercial e foi de agrado tanto nacionalmente quanto internacionalmente pois substituiu aviões de turbo-hélice, ou seja, ultrapassados e logo a demanda por ele se tornou enorme. O projeto foi iniciado nos anos 80 porém com a crise foi deixado de lado até que em 1995, foi retomado, com o alto desenvolvimento de tecnologia e grande aceitação do mercado, o alto financiamento que o projeto requeria foi altamente recompensado.
3º) Resposta: O principal obstáculo para implementação do projeto foi conforme citado na questão anterior, o financiamento, pois o projeto demandava de muito capital para ser efetuado porém com a chegada dos novos diretores isso foi possível, pois conseguiram fechar parcerias internacionais, o que ajudou no financiamento, fazendo um projeto altamente tecnológico para a época e de bom agrado para o mercado.
4º) Resposta: O arranjo físico para produzir mais adequado, seria moderno e simples. A utilização de materiais comuns, apenas com utilização de materiais com mais qualidade para casos extremos.
5º) Resposta: A tecnologia foi a grande solução para virar o patamar da empresa, com investimentos pesados nesse setor, foi possível reduzir os custos além de produzir aeronaves mais modernas e simples. A automatização nos processos da empresa a elevou para outro nível.
6º) Resposta: Os ganhos foram bem positivos, uma vez que a automatização foi implementada a burocracia dos processos foi extinta. O exemplo disso é o Centro de Realidade Virtual, pois reduzia os custos dos teste e da produção, que antes eram testadas fora do país, o que deixava o processo lento e caro
...