A Saúde Mental
Por: DricaTi • 8/4/2025 • Trabalho acadêmico • 892 Palavras (4 Páginas) • 40 Visualizações
Lev Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo bielo-russo que, embora tenha falecido jovem, com 38 anos, deixou um grande legado sobre psicologia e pedagogia. Seus ensinamentos e descobertas, principalmente sobre o desenvolvimento mental das crianças, é até hoje utilizado nos estudos pedagógicos.
Além disso, os estudos de Lev Vygotsky sobre a mediação, linguagem e aprendizagem trouxe uma imensa contribuição para a psicologia. Além disso, atribui um papel significativo às relações sociais da época, sendo, inclusive, de onde se originou a corrente de pensamento pedagógico chamada de socioconstrutivismo. Vygotsky também trouxe estudos sobre a explicação das funções psicológicas, como pensamento, lembrança e planejamento.
A ideias de Vygotsky foram impactantes à medida que foi de encontro com os pensamentos instituídos por pensadores da época, como teorias inatistas e behavioristas. Sobremaneira acerca da capacidade cognitiva infantil. Assim, foi o pioneiro em defender que, dentre outros fatores, o aprendizado se dá com a exploração do ambiente, onde a criança adquire seus próprios métodos
Desenvolvimento infantil para Vygotsky
Em suma, para Lev Vygotsky, o desenvolvimento mental infantil é um processo cognitivo onde a criança possui uma poderosa capacidade de reestruturar conceitos que já lhes estavam incorporados.
Lev Vygotsky criou o método genético-experimental, cujo experimento visa oferecer ao experimentador condições para entender qual o curso real do desenvolvimento de determinada função. Nesta técnica, ele introduzia obstáculos nas tarefas infantis, a fim de quebrar conceitos rotineiros de solução de problemas. Assim, no estudo não se importava qual era o resultado da criança, mas sim quais foram os métodos que ela utilizou.
Para Lev Vygotsky ao nascer o ser humano já está rodeado por seus pares, em um ambiente cultural, nesse sentido, o desenvolvimento da inteligência também é fruto dessa convivência. Dessa forma, criou uma teoria sobre desenvolvimento infantil a partir da percepção de ser humano e realidade
Psicologia de Lev Vygotsky | Mediação, Linguagem e Aprendizagem como instrumentos psicológicos
Mediação
Para Lev Vygotsky a mediação é a capacidade de inserir um intermediário entre o sujeito e o objeto. Uma relação é dita como direta quando existe somente o estímulo e a resposta. Já, se a relação é mediada, existe o estímulo, o mediador e a resposta. E para o pensador, no decorrer do desenvolvimento humano, a relação direta é cada vez menor, tornando a relação do homem e o mundo predominantemente mediada.
- Relação Direta (estímulo-resposta): ao colocarmos a mão no fogo, retiramos imediatamente, devido à dor causada;
- Relação Mediada (estímulo-mediador-resposta): quando colocamos a mão no fogo e retiramos devido a uma lembrança sobre o sofrimento causado, estamos diante de uma relação mediada, pois há um intermediário entre o estímulo e a resposta.
Linguagem
Para Lev Vygotsky a linguagem é um dos pontos centrais da teoria de desenvolvimento humano, sem a qual ele não aconteceria. Assim, a linguagem é uma como uma ferramenta, que é capaz de transformar os rumos de uma atividade e, também, capaz de organizar as nossas funções psicológicas, como:
- atenção;
- memória;
- pensamento.
Aprendizagem
Em sua teoria histórico-cultural, Lev Vygotsky propôs, primeiramente, que a aprendizagem e o desenvolvimento são vistos como fenômenos humanos que são mediados, sobremaneira, pela linguagem.
Esta é uma importante teoria para se compreender como se desenvolve a aprendizagem em uma sala de aula, tendo em vista o entendimento de que os sujeitos modificam as forças ativas que os transformam. Ou seja, no desenvolvimento humano pela relação com o sujeito e o mundo, o sujeito é age sobre ele, o transformando em objeto da sua ação.
...