TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde e segurança do trabalho

Por:   •  20/10/2015  •  Artigo  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Be

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

Palmas-TO

2015[pic 12]


SUMÁRIO

1 Introdução.............................................................................................................4

2 Desenvolvimento..................................................................................................5

3 Saúde e segurança do trabalho...........................................................................7

4 Motivação e Liderança........................................................................................ 9

5 Conclusão............................................................................................................11

6 Referencias bibliográficas..................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Essa produção textual tem como objetivo abordar o contexto da área de Recursos Humanos no que diz respeito a; treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais; Saúde e segurança do trabalho; motivação e liderança.

2 DESENVOLVIMENTO

Treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais.

 2.1 Conceito

O conceito de Treinamento é normalmente associado à superação de problemas de desempenho de colaboradores, ou à preparação para novas funções específicas no trabalho. Desenvolvimento, por sua vez, é um processo mais abrangente e que se refere a um conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionados pela organização, que possibilitam o crescimento pessoal do funcionário. (Site Intelectus)

2.3 Planejamento de programa de treinamento

Um programa de treinamento deve se guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso. Identificar o cliente: este é o ponto de partida para a elaboração do programa. Se a identificação do cliente estiver errada, todo o programa perderá o seu sentido. (Site Intelectus)

  • Levantamento de necessidades (LN)Para que um programa de treinamento tenha o resultado esperado, temos que ajustar as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição. Ao realizarmos um treinamento de necessidade, temos que tomar cuidado para não cairmos na tentação do resultado imediato cobrado pelos empresários. O LN trará à tona a "carência observada no indivíduo ou no grupo, diante do padrão de qualificação necessário para a boa execução das tarefas de uma função"(TOLEDO e MILIONI, 1986, p. 88). Os resultados aqui traçados definirão as ações Para realizar o LN podemos utilizar os seguintes instrumentos: Questionário; Avaliação de desempenho; Discussão em grupo; Reuniões interdepartamentais; Entrevista estruturada; Pesquisa de clima; Pesquisa de satisfação de clientes entre outros. Seja qual for o instrumento utilizado não podemos abrir mão da criatividade, tendo sempre em mente os objetivos da empresa.
  • Diagnosticar o problema: nesta etapa o profissional de treinamento, irá analisar o desvio encontrado e assim verificar se o problema é solucionável através de um programa de treinamento. (Site Administradores)

2.4 Tipos de treinamento

  • SIPAT
  • TPM
  • WORKSHOP

2.5 Vantagens da aplicação das dinâmicas em grupo

As dinâmicas são exercícios com espírito lúdico, que têm por objetivo criar oportunidades preciosas de convívio enriquecedor para os participantes, no qual tenta estreitar os laços entre os envolvidos e trazer mais vigor às relações humanas.

As dinâmicas são consideradas instrumento de grande eficácia no que tangem questões de motivação, criatividade, assertividade, cooperação e outros. São utilizadas para levantar diagnóstico e ajudar a melhorar o trabalho em grupo dentro das instituições (Site Intelectus).

2.6 Avaliação de resultados de treinamento

A avaliação de resultado é a mais difícil avaliação que se pode ter em treinamento, pois mede o impacto do negócio em números. Ela se posiciona sob a ótica do ROI (Retorno sobre Investimento), que é a forma de calcular em aspectos monetários o quanto determinada ação (não apenas de treinamento – qualquer ação na empresa) traz de retorno à organização. Em treinamento, o ROI é bastante questionado pela dificuldade de se mensurar em aspectos monetários o quanto uma ação de treinamento (que traz custos à organização), isoladamente, impacta retorno financeiro. Isso porque as ações de treinamento, em sua maioria, estão imersas em diferentes variáveis ambientais, internas e externas à organização.

 

3 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

3.1 Responsabilidades pelo acidente de trabalho

A responsabilidade atribuída a empresa implica no cumprimento da legislação específica exarada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretária de Segurança e Saúde no Trabalho – SST, na elaboração de ordens de serviço, quanto às precauções a serem tomadas no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho, no acatamento das determinações técnicas do serviço competente das Delegacias Regionais do Trabalho e em facilitar o exercício da fiscalização trabalhista. É o que preceitua o Artigo 157 da CLT. (Site MTE)

  • Exemplos:
  • Objetos lançados de edifícios em construção,
  • Sem as proteções determinadas, médico do trabalho que considera operários acometidos de leucopenia ou saturnismo, após a alta, apto ao trabalho para retornar à atividade anterior, mesma que gerou o afastamento;
  •  Empregador que permite, para economizar, como rotina, no setor siderúrgico, que caçambas com umidade recebam escória liquefeita, em alta temperatura, sendo iminente o risco de explosão;
  • Empreiteiro que transporta boias-frias em caminhões inadequados, sem as mínimas condições de segurança.

3.2 Programa de Saúde e Segurança no Trabalho

PSST (Programa de Saúde e Segurança no Trabalho) é um programa com ações integradas e abrangentes para prevenção de riscos ambientais e controle médico da saúde ocupacional. Formado pela integração entre o PPRA PCMSO, o PSST une uma série de atividades que oferecem mais qualidade de vida ao trabalhador, reduzindo o número de faltas, aumentando a produtividade da equipe, diminuindo custos e atendendo às exigências legais.

3.3 Planejamento e Avaliação

O processo de avaliação de riscos (incluindo elementos de gestão do risco) pode ser dividido numa série de etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com