A Saraiva - Estudo sobre a administração da instituição
Por: DiggoMarques • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 349 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade a análise comparativa dos relatórios de sustentabilidade de três empresas de regime de capital aberto, observando as diferenças entre a forma como elas medem, informam e prestam contas às partes interessadas.
As empresas escolhidas foram a Editora e Livraria Saraiva, o Grupo Abril, e o Magazine Luiza.
SARAIVA
A Saraiva é um grupo de empresas formado pela Saraiva S.A. Livreiros Editores, “Editora Saraiva", a segunda maior editora de livros do Brasil, segundo o portal de internet da revista Exame, e pela Saraiva e Siciliano S.A., "Livraria Saraiva", líder no mercado de livrarias e detentora de um dos maiores sites de comércio eletrônico do País.
Seu relatório de sustentabilidade é simples e fundamentado em sete tópicos, são eles em ordem numérica: preâmbulo; objetivo; diretrizes; compromissos e prestação de contas; governança para sustentabilidade; normas vinculadas; e revisão.
Quanto às diretrizes, o foco principal da gestão é a ética e a honestidade, que seguem um dos objetivos principais que é a transparência. Produtos e serviços seguem a preceito de melhoria constante respeitando o meio ambiente. Público interno busca a preservação a integridade humana, o respeito ao colaborador, além do estímulo a práticas socioambientais. Em relação aos fornecedores se destaca o engajamento no tema de sustentabilidade, estimulando a multiplicação dos conceitos em toda cadeia de valor, ou seja, trabalhando o conceito de “ganha-ganha”. Aos clientes o foco é a busca constante pela excelência, visando manter uma relação de confiança e satisfação entre cliente-empresa. Em relação à sociedade o destaque está na participação da promoção de cultura, lazer e entretenimento, além do ensino de crianças do Instituto Jorge Saraiva, e doações de livros. Os cuidados com o meio ambiente estão relacionados à eficiência nos processos e no consumo de matérias primas.
As prestações de contas são assumidas como um compromisso em relatar continuamente sobre as práticas descritas da política de sustentabilidade de forma adequada para cada stakeholder.
A governança para a sustentabilidade determina o conselho de administração e a presidência de cada uma das empresas que compõem a Saraiva têm o dever de fixar as diretrizes amplas e gerais e acompanhar semestralmente a sustentabilidade da empresa a qual atuam. Há um comitê de sustentabilidade que define as melhores estratégias para executar as diretrizes já fixadas pelos anteriormente citados conselho de administração e presidências. As reuniões desses conselhos são mensais e compostas por, no mínimo, quatro diretores, sendo dois diretos da Editora Saraiva, e outros dois da Livraria Saraiva, que são indicados pela presidência de cada empresa, e eles podem indicar, conjuntamente, mais um membro externo que tenha conhecimento e competências em assuntos vinculados a sustentabilidade. O produto dessas reuniões deve ser reportado ao conselho e presidência das respectivas empresas.
As normas vinculadas a sustentabilidade as Saraiva são: código de ética; política ambiental e de saúde e segurança do trabalho; política de relacionamento com os fornecedores; política de tecnologia, respectivamente. Cada uma dessas normas está disponível a qualquer pessoa no portal de internet da Saraiva.
GRUPO ABRIL
O Grupo Abril é uma empresa composta das empresas Abril Mídia, que concentra os negócios da Editora Abril, da Abril Gráfica, da CasaCor e a DGB. Detentora da posição de maior empresa de mídia impressa no Brasil, já foi listada como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil em uma pesquisa que a revista Você S/A realiza anualmente, além de ser destacada pelo Guia Exame da Sustentabilidade por sua responsabilidade corporativa.
O relatório de sustentabilidade apresentado é bem dinâmico, separando guias de páginas da internet diferentes para cada assunto relacionado, dois quais são apresentados: perfil corporativo; governança; desempenho econômico; relacionamentos de valor; e gestão socioambiental.
Em perfil corporativo destacam-se dados como quantidade de leitores, exemplares impressos por dia, além do perfil e dados sobre as empresas que compõem o Grupo Abril, dados sobre a Fundação Victor Civita, que é uma entidade sem fins lucrativos dedica a melhoria da educação básica do Brasil. Destacam-se também as revistas Nova Escola e Gestão Escolar voltadas as áreas de educação formal, e também o Prêmio Educar Nota 10, que revela e valoriza projetos pedagógicos exemplares.
Sobre a Governança, é apresentado a composição do conselho de administração e diretoria da Abril Mídia por cargo/ocupação e nome completo, também apresentam os do Comitê de Direção da DGB, e o conselho curador da Fundação Victor Civita também por cargo/ocupação e nome completo. Em 2014 o Grupo Abril criou o comitê estratégico do balanced scorecard, que apresentam um conjunto de indicadores de desempenho além dos aspectos financeiros, buscando garantir a sustentabilidade do negócio e sua maior competitividade. O comitê é composto por representantes de cada negócio da empresa e também dos Recursos Humanos. E ainda há o Comitê de Controle que possui a função de monitorar os indicadores e as metas mapas estratégicos.
O desempenho econômico traz dados financeiros como a receita líquida, a distribuição da receita líquida, a distribuição do valor adicionado, a demonstração do valor adicionado, e o demonstrativo do valor adicionado, todos em períodos anuais, que sejam, no máximo, até quatro exercícios anteriores ao atual.
Relacionamentos de valor apresentam a composição da força de trabalho do Grupo Abril, benefícios oferecidos aos colaboradores, além de dados relacionados à contratação e demissão.
Por fim, a gestão socioambiental é onde se encontram as diretrizes da política de sustentabilidade, tais como: desempenho econômico e governança, condições e relações de trabalho, comunicação, uso de recursos e impactos ambientais das atividades. Também se destacam o compromisso de fortalecer relacionamentos com fornecedores e parceiros, com a finalidade da gestão compartilhada na cadeia de valor e a garantia aos direitos humanos. Apresenta o objetivo do comitê de sustentabilidade que é apoiar os gestores a se apropriar do conteúdo da política de sustentabilidade, construindo um entendimento cada vez maior sobre seus direcionadores.
...