A TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA
Por: mychelline • 11/12/2022 • Seminário • 360 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS AGRÁRIAS
TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA[pic 1][pic 2]
DISCIPLINA: FRUTICULTURA
ALUNA: MICHELLINE PONCIANO DA SILVA
RESUMO
O experimento aconteceu na universidade federal de alagoas ufal, sendo localizada na cidade de viçosa, Alagoas – Brasil. O primeiro experimento (semente sobre o solo) iniciou em 12 de setembro de 2022, em apresentação parcial do relatório houve a solicitação da professora orientadora, sendo as sementes plantadas em 06 tipos de solos: eles são T0 substrato de cana de açúcar e solo , T1 substrato de fruta e solo, T2 substrato de cinza e solo, T3 apenas o solo, T4 substrato convencional e solo, T5 apenas substrato convencional.
Os materiais utilizados para este experimento foram: os substratos, plásticos identificados, para fazer as mudas, 28 sementes de melancia, areia comum, aparelho celular com câmera para capturar imagens do processo. O experimento ocorreu em horário matutino, os plásticos foram preenchidos com areia comum e substratos, após este primeiro momento houve a separação e identificação do experimento em cada saco, de modo que houvesse de um mesmo tratamento seis repetições com 28 sementes. Foram inseridas as sementes nos plásticos e regadas posteriormente. A irrigação foi feita por aspersão convencional uma vezes ao dia manualmente. Após a disposição dos substratos foram colocadas uma semente por muda e permitiu-se o desenvolvimento da planta ao longo do experimento. Com intuito de avaliar o desenvolvimento das plantas de melancia em relação a cada substrato, o experimento foi avaliado aos 22 dias após o semeio, período em que constatamos a emergência das primeiras folhas definitivas e maior desenvolvimento do sistema T3, T4 e T5. Avaliaram-se as seguintes características de crescimento: altura da planta, número de folhas definitivas.
Observou-se que os tratamentos de substratos, T3 apenas o solo, T4 substrato convencional e solo, T5 substrato convencional, resultaram os melhores resultados no desenvolvimento da planta. O uso do substrato esterco T3 por proporcionar mudas de melancia com maior altura de plantas, número de folhas, comprimento da raiz e consequentemente maior massa seca total em relação aos outros substratos. Podendo ser uma ótima opção para se alcançar mudas de qualidade e consequentemente reduzir custos na produção.
...