A Teoria Neoclassica
Por: Joao Maicon Mota Queiroz • 16/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.203 Palavras (13 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
CAMILA SANTOS
JACINARA DORIA
JOICE GOUVEIA
RENATA BARRETO
TEORIA NEOCLÁSSICA
Salvador
2019
CAMILA SANTOS
JACINARA DORIA
JOICE GOUVEIA
RENATA BARRETO
TEORIA NEOCLÁSSICA
[pic 2]
Salvador
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO 05
3 REFERENCIAL TEORICO 06
4 TEORIA NEOCLÁSSICA 07
4.1 Eficiência e Eficácia 08
4.2 Principios básicos da organização 08
4.3 Centralização versus Descentralização 09
4.4 Funções do Administrador 10
4.5 Apreciação crítica da Teoria Neoclássica 11
5 CONCLUSÃO 12
6 REFERÊNCIAS 13
ANEXO A 13
ANEXO B 15
1 INTRODUÇÃO
As Teorias gerais da administração foram criadas como resposta aos problemas empresariais mais relevantes em cada época, e foram bem-sucedidas ao apresentar soluções adequadas para tais problemas. Começou com a "Ênfase nas Tarefas", através da administração científica de Taylor. Em seguida, passou para "Ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, logo em seguida pela Teoria das relações humanas e etc. Com a invenção da máquina a vapor por James Walt e sua aplicação á produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época e com isso a administração se tornou a ferramenta básica que capacita as organizações a gerar resultados e produzir desenvolvimento econômico e social.
Com base nesses estudos, retrataremos sobre a teoria neoclássica da administração que é uma restauração da Teoria Clássica atualizada e reaproveitada aos problemas administrativos recentes e as grandes organizações atuais. Essa abordagem consiste primeiro em identificar as funções do administrador e em seguida, realçar os princípios fundamentais da prática da Administração. Apesar de que essa denominação é, na verdade, exagerada, já que seus autores não formam propriamente uma escola, mas um movimento heterogêneo. Seus principais autores foram Peter Drucker, Harold Koontz e Cyril Donnell.
O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações. A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações e enfatiza as funções do administrador: O Planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.
2 BREVE HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO
O objeto da Administração era simplesmente a atividade de manufatura com o tempo evoluiu para as empresas industriais e gradativamente passou a envolver todos os tipos de organizações e seus ambientes. Porém as organizações eram poucas e pequenas, nessa época existiam pequenas oficinas, artesões independentes, pequenas escolas, armazéns da esquina, etc. logo, pode-se considerar que a história da administração e das organizações nasceu com a Revolução Industrial, por vários fatores, dentre eles: A ruptura das organizações corporativistas; O avanço tecnológico que influenciou uma enorme ampliação de mercado e a mudança de produção artesanal para a produção industrial, mas isso se refere a busca cientifica para melhoria das práticas e o surgimento da teoria administrativa, pois sempre houve alguma forma de administrar mesmo que de maneira básica.
...