A Teoria das Organizações Trabalho da Disciplina
Por: Renata de Souza • 30/5/2020 • Projeto de pesquisa • 537 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Teoria das Organizações
Trabalho da disciplina (AVA2)
Aluna: Renata de Souza Pinheiro
Matrícula: 20171300292
A empresa visitada foi a loja de sapatos, bolsas e acessórios femininos, Sapatella. A loja visitada se localiza no Centro do Rio de Janeiro.
A marca possui fabricação própria. Os produtos são solicitados à fábrica conforme estoque e o tempo de exposição da linha em catálogo.
Os produtos que chegam à loja são recebidos e conferidos pelo gerente e os funcionários responsáveis pelo estoque, sendo esses direcionados a catalogar em sistema e à devida arrumação em local de estocagem.
A loja é composta por 01 gerente, sub - gerente, 01 atendentes de caixa e 08 vendedores, que são divididos estrategicamente no interior da loja. N
Nota - se um sistema burocrático, uma vez que cada um exerce sua função, submetidos ao controle da gerência, a divisão de tarefas, a hierarquia de autoridade, as regras e padrões.
Aplica – se também a Teoria Comportamental, onde o responsável administrativo precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente o restante da equipe. E a Teoria de Sistemas, onde todas as partes da organização devem trabalhar em conjunto para alcançar a sinergia e a preocupação com o ambiente externo, o que fica evidente na rotina diária e na subdivisão dos funcionários da loja.
A semelhança identificada com a ação do Burger King, não chegou a ser a locação externa dos funcionários, porém o gestor de loja está sempre a movimentar a equipe dentro de um determinado período, para que todos realizem diferentes funções, buscando dar oportunidade para que todos aprendam o mecanismo de funcionamento da loja, buscando se encaixar e se sobressair na sua melhor função.
Percebe-se no Burger King, que a empresa aplica à rotina a Teoria das Relações Humanas. É implementado novas técnicas, como incentivo ao trabalho em equipe, a importância da liderança e da motivação do trabalho, onde os incentivos sociais e a produtividade do indivíduo depende mais da satisfação da equipe do que da eficiência individual. Sendo essa, associada a Teoria das Relações Humanas, onde claramente se observa a Teoria Comportamental, representando a aplicação da psicologia organizacional a administração. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente os seus colaboradores.
E como dito anteriormente, a empresa Sapatella mostrou com a sua rotina, aplicar à empresa a Teoria de Sistemas juntamente com a Teoria da Burocracia, não sendo essa aplicada de forma literal, conforme o seu conceito passado. A burocracia nesse sentido, aparece como em qualquer Instituição organizacional. A burocracia não necessariamente engessa as organizações. Quando aliada a uma boa gestão e à outras Teorias, como a Escola de Relações Humanas, padroniza e organiza o ambiente operacional obtendo maior controle e alinhamento dos processos.
E como também, na maioria das organizações, há em ambas empresas aqui apresentadas, itens que compõem a Teoria Clássica, como:
- Divisão do Trabalho;
- Autoridade e responsabilidade;
- Unidade de comando;
- Unidade de direção;
- Disciplina;
- Prevalência dos interesses gerais;
- Remuneração;
- Centralização;
- Hierarquia;
- Ordem;
- Equidade;
- Estabilidade dos funcionários;
- Iniciativa;
- Espírito de corpo.
Observa-se que todas as teorias administrativas aqui apresentadas e aplicadas pelas empresas contribuem para a administração moderna, que mesmo que se situe como referência de certo ou errado, todos os pontos fortes destas teorias são aplicados, às vezes parcialmente, outras em sua totalidade.
2020
FONTES:
https://administradores.com.br/artigos/para-que-servem-as-teorias-administrativas; acessado em 20/03/2020
...