A TEORIA VALOR-TRABALHO PARA SMITH
Por: Iara Alves • 15/4/2020 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Página 1 de 2
A TEORIA VALOR-TRABALHO PARA SMITH
- Escreveu a obra “A riqueza das Nações” e foi considerado o “pai da economia política”.
- A palavra valor adquire um duplo sentido: mercadorias que tem apenas valor de uso (utilidade do produto) e mercadorias que possuem valor de troca (poder de compra da mercadoria).
- O trabalho passa a ser considerado a medida real do valor de troca de todas as mercadorias que depende da quantidade de trabalho para determinar o valor de uma mercadoria que depende do “valor do trabalho” ou salário.
- A divisão do trabalho acelera a produtividade, pois é a grande multiplicação das produções de diversos ofícios.
- Essa teoria abrange três temas distintas: a substância do valor (caráter criativo do trabalho, ao conferir valor às mercadorias), a medida invariável do valor e o trabalho comandado (riqueza e poder nas sociedades mercantis).
- Troca de mercadorias é a troca de trabalho por trabalho.
TEORIA VALOR-TRABALHO DE DAVID RICARDO
- O valor deve ser entendido como proporção da troca, que ele depende do trabalho contido na mercadoria e depende da quantidade de trabalho em si.
- Independência entre valor e distribuição, os lucros dependem apenas dos salários, em condições técnicas de produção dadas.
- Ricardo esclarece que a diferença entre valor do trabalho e valor do produto do trabalho influi na distribuição do produto e não no seu valor.
A TEORIA MARXISTA DO VALOR-TRABALHO
- Não é o trabalho que é trocado por outra mercadoria, mas “a capacidade de trabalho” (trabalho em potência ou trabalho ainda a realiza).
- A força de trabalho, que é trocada com um capital por um valor capaz de garantir a própria reprodução dessa força de trabalho e produzir novos produtos.
- Valores de uso (qualidade) e valores de troca (quantidade).
- Fetichismo da mercadoria: a mercadoria oculta a relação social entre trabalho individual e trabalho geral. É a percepção das relações sociais envolvidas nos meios de produção.
- O valor da força de trabalho corresponde ao tempo de trabalho socialmente necessário a reprodução, sendo o trabalho social total o responsável pela geração da massa de valor que é repartida entre o capital e o trabalho.
- Marx, ao contrário dos “clássicos”, diz que a divisão do trabalho se articula no âmbito das relações sociais de produção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com