A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA SOCIOLOGIA
Por: Júlia Pliger • 23/11/2022 • Trabalho acadêmico • 787 Palavras (4 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
SOCIOLOGIA
AVA2
JÚLIA DE LIMA MARQUES PLIGER CARREIRO
MATRÍCULA: 20202301028
Rio de Janeiro
25/03/2022
Situação problema:
Marx e Engels compreenderam que as relações estabelecidas entre as classes são, em geral, marcadas pela opressão de uma classe sobre a outra. Ou seja, as relações sociais de produção eram baseadas na exploração do trabalho de uma classe sobre a outra e, em geral, esse processo era acompanhado de altas doses de violência. Para os autores, ao longo da história, os conflitos de classe são a mola propulsora das transformações e das mudanças.
Nesta atividade, façam uma avaliação crítica-analítica sobre como as relações sociais de produção e o Estado são importantes para a compreensão do capitalismo.
Introdução
O ser humano é um ser social, portanto, grupos sociais precisam ser estabelecidos para que o desenvolvimento individual e coletivo ocorra de forma contínua e incremental. Podemos observar que existem múltiplas relações dentro de um grupo, por exemplo, podemos nos referir a relação social de produção, temática defendida pelos filósofos e sociólogos Karl Marx e Friedrich Engels.
Karl Heinrich Marx nasceu em Trier na Renânia, e sob a influência de seu pai, inicialmente cursou direito, mas depois escolheu filosofia, completou seus estudos na universidade em 1841 e publicou Dissertação intitulada “A diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro” com o título de Doutor em Filosofia e Friedrich Engels foi um dos fundadores do socialismo científico ao lado de Marx, ele se identificou com a democracia e os movimentos de esquerda desde cedo. Na Inglaterra Durante sua estada, estreitamente ligado ao movimento operário e ao comunismo, foi um destacado debatedor, teórico e radical, o maior colaborador de Marx, coautor de uma série de textos com destaque para o Manifesto Comunista. Após sua morte, foi responsável pela conclusão do livro Das Capital e edição de uma série de obras inéditas de Marx.
Desenvolvimento
As relações de produção são um conceito introduzido por Karl Marx e têm recebido muitas definições e usos posteriores. Em suma, as relações de produção são a maneira pela qual os seres humanos desenvolvem as relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material. De acordo com a teoria marxista, em uma sociedade de classes, as relações de propriedade são a manifestação legal das relações de produção. Assim, em uma sociedade de classes, as relações de produção são aquelas entre classes sociais, proprietários e não proprietários. As relações de produção e as forças produtivas são os componentes básicos dos métodos de produção e a base material da sociedade. No século XVIII, teve início a Revolução Industrial, período de grande progresso tecnológico que possibilitou o desenvolvimento da indústria moderna. Esse desenvolvimento trouxe uma grande mudança no processo produtivo, com as máquinas substituindo o trabalho humano e alterando as relações de trabalho, alterando-se com a proletarização dos trabalhadores.
Após esta fase, inicia-se o capitalismo, um sistema social onde o capital está nas mãos de empresas privadas ou indivíduos que contratam empregos em troca de salários. Como resultado dos fatos acima, surgiu a produção em massa de mão de obra barata, trocas profissionais ocorreram e, uma vez que os artesãos se tornaram trabalhadores. Marx e Ingalls concluíram que as classes são caracterizadas pela opressão de uma classe por outra, o que não é a ideia que eles defendiam.
Por causa desse tempo, as pessoas que são funcionários são mais valorizadas, mesmo que a empresa só olhe para isso se doer. A felicidade do patrão e do empregado não é oposta, a ideia é: um empregado feliz, disposto a trabalhar, traz melhores resultados para a empresa, então ele também tem oportunidade de crescer. Ainda existem empresas que não têm essa ideia de investir e motivar seus funcionários, o que faz com que fiquem apenas com um cronograma de receber no final do mês e não agrega muito no faturamento da empresa.
...