UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – PEDAGOGIA
Por: Maiara Franco • 20/3/2021 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – PEDAGOGIA
Plano de Aula - AVA 2
Introdução
Por muitas vezes acredita-se que a única forma de ensinar é a partir de métodos tradicionais e se esquece que a maneira mais divertida de se aprender é através da ludicidade. Sendo assim, é essencial que o profissional da educação utilize outras ferramentas para que o processo de ensino-aprendizagem seja eficiente, buscando ao máximo maior exploração cognitiva do indivíduo.
Ao pensar no mundo contemporâneo onde o acesso à tecnologia e informação é mais atrativo que livros e o famoso giz branco, o professor do século XXI tem a necessidade de expandir suas técnicas para atrair o interesse do educando, por conseguinte, utilizar jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizado torna-se ótima saída meio a sociedade que vivemos.
Com propósito de seguir com a ideia de ludicidade o educador pode fazer uso de brincadeiras populares, como por exemplo, cobra cega ou corrida de saco, que desenvolvem além da cognição, expandindo para a motricidade e até mesmo avançando para a compreensão de corpo e espaço que ocupa.
Em vista disso, a atividade lúdica “corrida de saco” possui potencial essencial para o desenvolvimento do autoconhecimento, pois trabalha diretamente com o corpo humano.
Objetivos da atividade proposta
Objetivo geral da atividade é auxiliar na compreensão de corpo-espaço, considerando que esta brincadeira poderá aprimorar o equilíbrio e a coordenação motora, contribuindo também na postura e na noção de lateralidade do discente. Além disso, outra proposta do jogo “corrida de saco” é a utilização da velocidade e a compreensão do trabalho em equipe e convivência em grupo.
Objetivos específicos:
- Compreender corpo-espaço e lateralidade;
- Relacionar velocidade e força;
- Organizar estratégias em grupo.
Procedimentos didáticos adotados
Para realização desta atividade será necessário conversar com os educandos e explicar como funciona a brincadeira. Para este momento será necessário fazer perguntas que instiguem a curiosidade, ocasionando interesse para praticar o jogo.
Após a explicação, por meio de sorteio serão selecionados os “chefes” de equipes para a montagem dos times. Neste momento os estudantes darão início a compreensão do trabalho em conjunto e, também, terão o primeiro contado com o material utilizado na corrida.
O espaço para a realização de da corrida será delimitado a uma distância de 4 metros e os educandos deverão percorrer o caminho de ida/volta e passar a vez para o próximo membro da equipe. O grupo vencedor será aquele que completará o percurso mais rápido.
Quando a corrida terminar todos sentaram em círculo para poder conversar sobre a atividade exercida e será explicado o que os estudantes foram capazes de desenvolver nesta brincadeira.
Caracterização sócio econômica e cultural dos alunos
Considera-se que esta brincadeira pode ser aplicada em qualquer âmbito, independente da condição sócio econômica do discente. Contudo, é essencial alertar aos educandos o quanto cultural é este exercício, tendo em vista que seus pais possivelmente brincaram deste mesmo jogo.
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