A empresa e o marketing
Por: Henrique Pires • 8/7/2015 • Resenha • 417 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
A EMPRESA E O MARKETING
Atualmente existe uma infinidade de diferentes organizações, e apesar disso, em termos estruturais elas são muito parecidas. Por mais ramificada que seja a estrutura de uma organização, todas elas partem de uma estrutura básica e simples, esta estrutura trata-se de um tipo de núcleo que é responsável por toda a coordenação de todas a funções principais da empresa, e que se agregam em torno de algumas áreas de responsabilidade administrativa como: a produção, responsável de cuidar da matéria prima para gerar os produtos; o comercial, que é o responsável de colocar estes produtos no mercado; e por fim o administrativo, que reúne a responsabilidade de coordenação dos recursos humanos e financeiros da empresa.
O marketing que por muitas vezes e confundido com vendas, se distingue em vários aspectos, pois além de funções como as de compra e venda, o responsável desta área também faz pesquisas de mercado, formula e executa uma política de produtos, ele escolhe e controla um sistema de distribuição física dos produtos, e pela divulgação e promoção.
A origem do marketing se deu nos EUA e sua difusão pelo mundo foi muito lenta. No Brasil, o termo da palavra “marketing” começou a ser conhecido entre nos a partir do momento em que uma missão norte americana começou a organizar seus primeiros cursos na recém inaugura escola de administração de empresas de São Paulo. Durante algum tempo procurou-se uma palavra brasileira que se enquadrasse a palavra marketing americana, e após infinitas discussões optaram pelo termo “mercadologia”.
Desde a origem do marketing até muito tempo depois, a definição de marketing era caracterizada por: “uma área que abrange todas as atividades que envolvem fluxo de bens e serviços entre o produtor e consumidor”. No entanto esta definição veio a sofre diversas críticas pelos “entendedores” da área. A maior das modificações no conceito de marketing se deu após os movimentos consumeristas em todo o mundo, e depois pelo fato de que também de que o conceito de marketing não deveria será abrangido somente na área empresarial. Sob tais influências o conceito se ampliou e se abrangeu para outras áreas, bem como atividade de organizações que não visam o lucro, tal como igrejas, hospitais, dentre outros.
Assim então depois de toda uma discussão a cerca do que realmente é marketing, podemos defini-lo como “as atividades sistemáticas de uma organização humanas voltadas a busca e realizações de trocas para com o seu ambiente, visando benefícios específicos.”.
...