A importância dos Recursos Humanos na Empresa
Por: zelinha26 • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.132 Palavras (13 Páginas) • 348 Visualizações
SUMÁRIO
1. A importância dos Recursos Humanos na Empresa --------------------------------3
1.1 Gestões de Pessoas Nas Organizações----------------------------------------------3
1.2 Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------4
1.3 Descrições da Empresa-------------------------------------------------------------------5
2. Introdução --------------------------------------------------------------------------------------6
2.1 Gestões de Pessoas--------------------------------------------------------------- --------6
3. Sistema de Gestão de Pessoas-----------------------------------------------------------7
3.1 Missão, Visão e Valores ------------------------------------------------------------------7
3.2Objetivos----------------------------------------------------------------------------------10 3.3 Definição de Objetivos e metas--------------------------------------------------------11
4.Técnicas de Recrutamento e seleção--------------------------------------------------11
4.1Gestão por Competência-----------------------------------------------------------------12
4.2Conclusão------------------------------------------------------------------------------------13
5.Referências Bibliográficas-----------------------------------------------------------------14
1.A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA.
O Setor de Recursos Humanos, Segundo Fischer (1998), iniciou nos Estados Unidos em 1890. Á partir da Necessidade de gerenciar os custos relacionados com a mão de obra. Á partir disso, o R.H passou por transformações, e conforme Sam Martino, (2002), a década de 80, marca o início da formação do pensamento estratégico em R.H e a década de 90 caracteriza-se pelas mudanças no contexto político, econômico, e social.
Á partir dessas profundas transformações, no mercado nacional e internacional, foi necessário que as organizações buscassem novos modelos de gestão. Segundo Sovienski e Stigar (2008), o objetivo dessa nova gestão era “Melhorar o desempenho, alcançar resultados, e atingir a missão institucional, para o pleno atendimento das necessidades dos clientes”.
A teoria mostra à importância da gestão estratégica de pessoas, e a ponta a necessidade do R.H de propiciar mudanças e de servir como instrumento estratégico orientando os melhores caminhos.
1.1GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
As organizações são verdadeiros seres vivos. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários as suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades desde apoio. Provoca o aumento do número de pessoas bem como necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Tudo isso para se assegurar que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia.
As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los.
As pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial. O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações.
As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido depende de crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações também dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Na verdade cada uma das partes depende da outra. Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, de esforço e de conflito. Muitos dos objetivos pessoais jamais poderiam ser Alcançados por meio de esforço pessoal isolado.
1.2 OBJETIVO
A área de Recursos Humanos faz muita diferença entre as empresas, em um mundo globalizado em que preço, qualidade e prazo de entrega são obrigações que qualquer companhia tem que ter para sobreviver, irá se sobressair, aquelas que possuem como diferencial o seu atendimento, tanto do cliente interno quanto o externo. A implantação da área de Recursos Humanos acontece após a análise do contexto que a empresa se encontra e da própria empresa, sendo possível, através de o estudo aprender sobre essa área e como implantá-la em uma empresa de pequeno porte.
A implantação de uma área de gestão de recursos humanos gera economias relacionadas ao numero de reclamações dos consumidores, redução de custos devido à organização dos processos, além dos benefícios com a melhora da imagem da empresa no mercado.
Dentre os benefícios alcançados com a implantação de uma gestão dos recursos humanos esta a melhoria do controle de todo o sistema, a confiança dos colaboradores na gerência e eficácia
...