A importância dos limites para a formação da criança adolescente
Por: JOÃO MARCOS RAMALHO DE OLIVEIRA MASCARENHAS • 9/8/2021 • Relatório de pesquisa • 316 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
“A importância dos limites para a formação da criança adolescente”
Determinar limites há da formação da criança e do jovem é fundamental para um relacionamento e possibilitar formação do indivíduo, assim desde cedo percebendo seu lugar de falar e agir de forma menos violenta na família e enquanto sociedade.
Isso pode estar relacionada por questões fisiológicas ligadas aos hormônios (no período de puberdade) o que explica em partes, a agressividade. Na passagem para a adolescência, os (no período de puberdade) tem mais dificuldade em ficar satisfeito, a ansiedade e podendo irritar-se com facilidade. O descontrole emocional à impaciência, ela pode se alterar com qualquer momento. O ambiente social também influi. é quando tem brincadeiras de mal gosto um exemplo: um colega propõe um desafio de quem é mais forte, e se não houver aceitação é motivo de piada.
Há uma necessidade de pais e responsáveis, que devem rever os conceitos de punição e ameaças, para manter um controle da situação. O exemplo tem que partir dos pais, através de atos e atitudes. Os responsáveis tem que agir e tomar decisões seguindo o meio da razão. É melhor serem duros, radicais, enquanto a criança e o adolescente estão no período de desenvolvimento de sua personalidade do que passarem o resto da vida lamentando o que não foi feito e perderem o seu filho para o mundo que é hoje.
Dessa forma, é necessário tomem medidas desde já. Os pais responsáveis podem recorrer orientação há profissionais, que podem ajudar a entender, as crianças e jovens e seus conflitos. As escolas por meio de palestras e campanhas de incentivo e orientações para estudantes, afim de que compreendam melhor seus sentimentos, angustias para relacionar-se melhor consigo mesmo e com as pessoas que estão em redor.
...