ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA SINCOR-SP
Por: LaaaaSouza • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 8.161 Palavras (33 Páginas) • 341 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA SINCOR-SP – PIPA I
SOROCABA-SP
2016
ELISAMA VITORIA DE GODOY RA: C8557C-0
JONATHAN LOPES PEREIRA MARTINS PERES RA: C414FA7
LUIZ FELIPE SOARES RA: C6570B-5
LARISSA KELLY DE SOUZA RA: D0790I-2
ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE A EMPRESA SINCOR-SP – PIPA I
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-Relacionamento com o Cliente – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação do professor Zelito.
SOROCABA-SP
2016
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 Estatística Região de Sorocaba 33
Tabela 2 Cidades que a Regional de Sorocaba Abrange 33
Tabela 3 Organograma 34
Sumário
INTRODUÇÃO 1
1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 2
1.1 Apresentação da Empresa 2
1.2 Força de Trabalho 4
1.3 Produtos e clientes 5
1.4 Principais Concorrentes 5
1.5 Principais Insumos 5
2 REVISÃO CONCEITUAL 7
2.1 História do Marketing 7
2.1.1 Origem 8
2.1.2 Os quatro P’s do Marketing 8
2.1.3 O Cliente 9
2.2 Relacionamento com o Cliente 11
2.3 Gestão do Relacionamento com o Cliente - CRM 12
2.3.1 Conceito de CRM 13
2.3.2 Metas da CRM 16
2.3.3 Visão gerencial da CRM 16
2.3.4 Abordagens da CRM 17
2.3.5 Implementação da filosofia CRM 18
3 IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS 20
3.1 Políticas de Comunicação 20
3.2 Excelência no Atendimento 21
3.3 Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais 25
ANÁLISE 28
CONSIDERAÇÕES FINAIS 30
TABELAS 31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Prática Supervisionada (APS) tem como objetivo abordar na prática o marketing de relacionamento com o cliente na empresa SINCOR-SP. O objetivo desta atividade é buscar compreender os conceitos de relacionamento com o cliente e as diversas formas de Marketing, para que seja possível identificar as ferramentas que a empresa utiliza visando manter um bom relacionamento com seus clientes/associados.
Abordamos dados do SINCOR-SP para saber como é constituído um sindicato patronal, quais as estratégias para fidelizar seus associados atuais e conquistar novos, assim como capacitar seus funcionários e colaboradores para um melhor atendimento e abordagem, como agem no mercado de seguros, quem são os associados, quais os serviços prestados, como busca saber quais as suas necessidades, além de várias outras informações sobre a instituição que serão relevantes.
Por todos esses aspectos apresentados, ao termino desta atividade faz se necessário que os integrantes deste grupo tenham absorvido todo o conhecimento teórico apresentado em sala de aula, referente ao relacionamento com o cliente, além de alcançar todas as informações necessárias para o conhecimento da organização. Logo que, o conteúdo desta atividade possa também agregar conteúdo a formação dos integrantes, tornando todos bons gestores com uma experiência diferenciada, ampliando nossa visão no conhecimento de uma nova organização.
1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
O Sindicato dos Corretores de Seguros é uma entidade criada para defesa e coordenação de interesses econômicos da corretagem no Estado, promovendo cursos, elegendo ou designando representantes, celebrando convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, estabelecendo contribuições para todos aqueles que participam da categoria representada, instalando subsidies ou regionais sindicais nas cidades do Estado. As ações do SINCOR-SP promovem medidas judiciais previstas em lei e normas convencionais.
1.1 Apresentação da Empresa
O SINCOR–SP desde 1934 vem construindo uma casa forte para seus associados, através da seriedade do trabalho e dos propósitos de progresso que foram sendo solidificados ao longo das gestões. Essa postura marca a ação empreendedora do Sindicato, que desde a sua fundação já mostra a determinação da classe dos corretores de Seguros. O local escolhido em 1934 foi a Câmara do Comércio Importador, localizada Rua Boa Vista, onde em 06 de fevereiro, 52 corretores, agentes e inspetores de seguros de vida se reuniram para discutir a instalação do Sindicato Profissional de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo. Após muitos ajustes pertinentes as condições de trabalho na época, principalmente o fato dos profissionais de corretagem de seguros serem contratados das companhias a assembleia convocada nesta reunião, votou por unanimidade a fundação do sindicato e estabeleceu uma comissão responsável pela elaboração do estatuto da entidade. Depois de 07 meses de trabalho, em 26 de setembro do mesmo ano, o estatuto do Sindicato dos Corretores de Seguros foi aprovado através de votação de assembleia e no mês seguinte o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, reconhecia oficialmente o Sindicato dos Corretores de Seguros. Desta forma concluiu-se uma importante etapa.
...