ADMINISTRAÇÃO E O SUPERMERCADO VILA RICA
Por: Patrícia Oliveira • 20/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
Métodos de Escrituração
A palavra método vem do grego methodos (caminho) e refere-se ao meio utilizado para chegar a um fim. É o caminho que atinge um objetivo .
Embora haja varias maneiras de escriturar os fatos contábeis, todas elas procedem em dois métodos fundamentais: o método das partidas simples e o método das partidas dobradas .
Métodos das partidas simples :
Este método não é mais utilizado por ser um método incompleto e deficiente. nele registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elemento do patrimônio e do resultado como mercadoria, veículos, imóveis, despesas, receita e etc. , são controlados extra contabilmente. Apenas uma das operações é contabilizada, débito (D) ou crédito (C) .
Método das partidas dobradas:
Descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro '' Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Proporção e Proporcionalidade, no capítulo Contabilidade por partidas dobradas, que fala sobre um tratado da contabilidade . Neste capitulo ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde a teoria dos números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde esta época, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna .
Este método diz que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao valor lançado nas contas a crédito .
Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice - versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.
É mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome " dobrado ".
Maneiras que podem ser lançadas :
1 conta débito + 1 conta crédito
1 conta débito + Varias contas crédito
Varias contas débito + 1 conta crédito
Vária contas débito + Varias contas crédito
Sendo assim, seguem quatro verdades : .
- Ativo = passivo + PL
- Saldo devedor = Saldo Credor
- Não há débito sem crédito
- Não há crédito sem débito
Técnicas contábeis :
Escrituração Contábil : é a técnica por meio da qual se efetuam os registros das ocorrências que afetam o patrimônio liquido de uma entidade. Estas ocorrências recebem a designação dos fatos contábeis .
Elaboração de demonstrações contábeis:
As informações contábeis são organizadas utilizando-se demonstrativos os quais permitem, por meio de suas analises, avaliar a situação econômica e financeira das entidades .
Auditoria Contábil :
É a técnica contábil que consiste no conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo avaliar as demonstrações contábeis de uma entidade econômico-administrativa retratam sua real situação patrimonial, assim como o de verificar se estas demonstrações foram elaboradas conforme os princípios fundamentais da contabilidade e de acordo de determinações legais e pertinentes .
Analise das demonstrações Contábeis:
É uma função que tem como metodologia comparar receita, lucro ou patrimônio líquido em um mesmo período para informar ao sistema sua evolução contábil. Ou seja, é de fato analisar e extrair alguma informação das demonstrações contábeis .
Balanço Patrimonial:
É a principal demonstração financeira existente (relatório contábil obrigatório por lei ) ele mostra como realmente está o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento .
No balanço, o patrimônio se encontra em equilíbrio, equilibra os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas . Desta forma, ele é a igualdade patrimonial .
[pic 1]
Enfim o balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade .
Estrutura do balanço patrimonial
Tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do ativo e a do lado direito é a do passivo (determinado por convenção ) .
Do lado esquerdo são descriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor (monetário) .
Do lado direito são descriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária .
Também do lado direito são descriminadas as contas do patrimônio liquido, sendo as obrigações para com a empresa. são os recursos que os acionistas, sócios, investiram na entidade. Ex. investimento feito pelos proprietários (dinheiro aplicado), reserva de lucros etc.
...