ALOCAÇÃO DE PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DO DISTRITO FEDERAL.
Por: Adenislane • 7/8/2017 • Artigo • 862 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
ALOCAÇÃO DE PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DO DISTRITO FEDERAL.
CARRIER ALLOCATION OF SPECIAL NEEDS IN THE FOOD INDUSTRY DF.
Linha de Pesquisa: GESTÃO DE PESSOAS Autora: Adenislane Dávila Loiola
Orientador: Prof. MSc. José Péricles Freire Barroncas
FACITEC – Curso de Administração Período Letivo: 1º semestre de 2013
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar, via entrevista com gestores do ramo alimentício os principais elementos que dificultam a alocação de Pessoas com Necessidades Especiais na indústria alimentícia do Distrito Federal. E analisar ainda as dificuldades encontradas na busca de uma colocação profissional. Foi utilizada uma pesquisa com caráter qualitativo e exploratório com entrevista de um gestor em três empresas do ramo alimentício para comprovar as hipóteses levantadas no artigo apresentado. Com a análise pode-se perceber que independente dos avanços alcançados nos programas de inclusão, ainda estão presentes problemas que podem ser resolvidos sem grandes investimentos utilizando ferramentas que permitam uma adequação das condições de trabalho às necessidades da Pessoa com Necessidades Especiais. A lei de cotas é um grande avanço para a Pessoa com Necessidades Especiais, uma vez que propicia o acesso destas pessoas ao mercado de trabalho, entretanto requer alguns ajustes, imprescindíveis a seu efetivo cumprimento.
PALAVRAS CHAVE: Inclusão. Indústria Alimentícia. Lei de Cotas. Mercado de Trabalho. Pessoa com Necessidades Especiais.
ABSTRACT
This article aims to analyze via interviews with managers in the food sector the main elements that hinder the allocation of Special Needs in the food industry in the District. And to further analyze the difficulties encountered in finding a placement. We used a qualitative research and exploratory interview with a manager in 3 companies in the food sector to support the hypotheses presented in the article. With the analysis can be seen that regardless of the progress made in inclusion programs, are still present problems that can be solved without large investments using tools that allow an adjustment of working conditions to the needs of the PNE. The quota law is a major breakthrough for PNEs, since it provides their access to the labor market, however requires some adjustments, essential to effective compliance.
KEYWORDS: Inclusion. Food Industry. Quota Law. Labor Market. People with Special Needs.
2
INTRODUÇÃO
Tendo em vista a dificuldade de implantação de vagas na indústria para Pessoa com Necessidades Especiais, o Governo Federal criou novas leis como
8.213 de 1991, decretos como 3.298 de 1999 e 5.296 de 2004, e portarias como a
1.199 de 2003, para tornar mais fácil a alocação desses profissionais no mercado de trabalho. A Pessoa com de Necessidades Especias deve ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.
Há diversas dificuldades para sensibilizar os executivos e todos os profissionais sobre a questão da alocação. Haja visto que ainda há um sentimento de omissão por parte de alguns, consciente ou inconscientemente, referente as pessoas com necessidades especiais.
Dessa forma, o trabalho apresentado Alocação de Pessoas com de Necessidades Especiais na Indústria Alimentícia do Distrito Federal, de uma forma geral, é um tema um tanto complexo, pois há uma certa dificuldade de atingir o que determina a lei 8213/91, onde refere-se que empresas com mais de 100 funcionários precisam contratar obrigatoriamente uma cota de 5% de pessoas com de necessidades especiais no seu quadro. Empresas se recusam a cumprir a lei ou as vezes não encontram pessoas capacitadas para cumprir o quadro determinado. Ainda assim, vale ressaltar que após conseguir efetivar o quadro proposto em lei, a escolha correta do setor por parte do gestor e a adequação necessária do ambiente de trabalho é de extrema importância para o desempenho e desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais dentro da organização.
...