AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATEGICO E ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESACOMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACONAL
Por: karinamf.sousa • 9/10/2017 • Projeto de pesquisa • 3.960 Palavras (16 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTUTUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGISTICA
Caroline Paim dos Santos – C19487-5
Turma: AD5S13, Sala: 454
SÃO PAULO
2016
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATEGICO E ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO - GRANDE PORTE.
Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/2º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.
SÃO PAULO
2015
Lista de Figuras/Ilustrações
Figura 1 - Estrutura Organizacional por nível de Hierarquia. 9
Gráfico 1 - Nível de Escolaridade 17
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1.Fundamentação Teórica 7
1.1.1Organização 7
1.1.2Estruturas Organizacionais 8
1.1.3Ambiente Contextual,Centralização, Descentralização e Estrategia 11
1.1.4Estágio de Desenvolvimento da Empresa 15
2.1 Perfil da Organização 16
2.1.1Apresentação da empresa 16
2.1.2Força de trabalho 16
2.1.3 Produtos e Clientes 17
2.1.4 Principais concorrentes da organização 18
2.1.5 Principais insumos 18
INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos competências e aprimoramento para futuros bacharéis de maneira simples e concisa.
O trabalho que segue abordará o ambiente contextual, estratégia e estagio de desenvolvimento da empresa Sleep House Colchões e Acessórios LTDA, a maior loja de varejo de São Paulo, visam atender bem seus clientes através de uma equipe especializada.
A seguir será elaborado um relatório onde abordaremos o perfil da organização sua estrutura organizacional e por fim analisar e sugerir sugestões de melhoria.
Fundamentação Teórica
- Organização
Organização é uma palavra que vem do grego “organon” e em administração a encontramos em dois sentidos, no primeiro há uma idéia de combinação de esforços individuais com propósitos coletivos, ou seja, com o propósito de atingir um mesmo resultado. O outro sentido da palavra organização encontramos quando falamos sobre o modo como a empresa foi estruturada, dividida e sequenciado o trabalho, ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos divididos e sequenciados para a realização das tarefas buscando o resultado pretendido. Uma organização é constituída por indivíduos capazes de realizar diferentes tarefas. De acordo com os clássicos (Fayol e Taylor), qualquer atividade onde duas ou mais pessoas realizam tarefas de forma controlada e com metas estabelecidas é uma organização.
O conceito de Organização como função na administração está em criar condições para que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Organização na administração nada mais é do que “função responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa, e o estabelecimento dos mecanismos de comunicação e coordenação entre estes”. (SOBRAL E PECI, 2013, p.251).
Sobral e Peci (2013) definem organização como;
A função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros da empresa e pela definição de quem tem autoridade sobre quem, quando e onde devem tomar decisões. Em outras palavras, a organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros, de forma a permitir que se alcancemos objetivos estabelecidos de modo eficiente. p 251.
- Estruturas Organizacionais
A função de organizar é tomar decisões, e neste campo, segundo Sobral e Peci existem dois processos, uma chamada diferenciação e outra integração. “Precisa dividir-se em departamentos, se especializar, assim como integrar e coordenar os esforços de todos para atingir seus objetivos”. (SOBRAL E PECI, 2013, p.252). E o resultado final destes dois processos é o chamado “desenho da estrutura organizacional”.
Segundo os autores acima o processo de diferenciação está na divisão das atividades organizacionais e sua fragmentação em departamentos especializados, agrupamento e associação de tarefas, atividades e recursos em unidades de trabalho, neste caso a departamentalização é constituída a fim de abrigar tarefas semelhantes em um mesmo local ou sob um mesmo comando.
O outro processo é o de integração que consiste em um “processo de coordenação das atividades dos diferentes departamentos de forma a obter unidades de esforços e, assim, alcançar os objetivos globais da organização” (SOBRAL E PECI, 2013, p.252). A ausência deste processo resulta em atividades isoladas e desordenadas descaracterizando assim um funcionamento em sincronia entre departamentos distintos. O resultado desta sinergia contribui de maneira fundamental quando observamos a eficiência e eficácia das tarefas interdependentes.
O resultado do processo de organização é o que chamamos de Estrutura Organizacional. Podemos dizer que Estrutura Organizacional é a “Forma como as organizações ordenam e agrupam as atividades e recursos, especificando papéis, relações e procedimentos que possibilitam uma ação coordenada de seus membros”. (SOBRAL E PECI, 2013, p.253).
Esta estrutura define, por exemplo, quais atividades precisam ser feitas de acordo com o critério de divisão do trabalho. Proporciona coordenação das atividades aos membros utilizando regras e procedimentos, supervisão, treinamento e socialização. Também define as fronteiras e o ambiente em que estará inserida.
...