ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS COMPETÊNCIAS INDISPENSÁVEIS NO CENÁRIO DE CRISE
Por: lucassn15 • 28/8/2018 • Trabalho acadêmico • 605 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
LUCAS SOUZA DE NOVAES
ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS COMPETÊNCIAS INDISPENSÁVEIS NO CENÁRIO DE CRISE
MARACÁS – BA
2018
LUCAS SOUZA DE NOVAES
ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS COMPETÊNCIAS INDISPENSÁVEIS NO CENÁRIO DE CRISE
Trabalho requerido pela professora da disciplina de Orientações Para o Mercado apresentada ao Curso de Administração do Centro Universitário Jorge Amado.
Orientador: Profº Juliana Freitas Guedes Rego.
MARACÁS – BA
2018
A competência é o elemento que difere pessoas em um mercado de trabalho. Ela indica um conjunto de qualidades e atributos de um determinado indivíduo que o auxiliam na realização de suas funções e atividades na área trabalhista. “É certo que a construção da competência baseia-se nos diversos saberes que constituem a qualificação. Todavia, mesmo com a multiqualificação, não está assegurado o desempenho profissional que o mundo do trabalho vem exigindo, o qual se traduz pela competência e não pela qualificação ou multiqualificação.” (DESAULNIERS ,1997, p.55).
Uma crise é um acontecimento profundo e que engloba muitas circunstâncias ao mesmo tempo. “O termo crise possui uma definição abrangente. Pode designar uma situação aflitiva, anormal e grave, como também uma conjuntura perigosa” (MICHAELIS, 2016). Para se livrar da crise as empresas precisam ter pessoas competentes, de acordo com cada área para que juntas possam se reunir e juntar ideias, sendo que essas irão ajudar a empresa encontrar soluções e um caminho que irá driblar a crise.
Atualmente as empresas buscam profissionais que são capacitados e que têm competências que possam contribuir significativamente para suas atividades na companhia. Algumas das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho são:
- LIDERANÇA: Os empregadores buscam profissionais capazes de liderar pessoas e equipes com efeito, sabendo retirar o melhor de cada colaborador, assim alcançando melhores resultados e fazer com que todos consigam trabalhar em conjunto. Essa capacidade é procurada por empresas de diversas áreas de atuação. Segundo Chiavenato (2006, p. 184), a gestão de pessoas representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização.
- COMUNICAÇÃO: A boa comunicação é algo essencial para o êxito em uma atividade. A imperfeição na comunicação é um dos principais motivos para a formação de impasses organizacionais. Devido a isso, é imprescindível para o profissional que quer se destacar, saber se expressar com clareza, expondo suas ideias, para que a mensagem ser bem compreendida para todos que estão a sua volta, sendo eles companheiros de trabalho e/ou clientes. De acordo com FISKE, 1995, p. 13, a comunicação é uma daquelas atividades humanas que todos reconhecem, mas que poucos sabem definir satisfatoriamente.
- TRABALHO EM EQUIPE: É fundamental saber trabalhar em equipe, unir ideias e transformar em algo que favoreça a empresa. Ter flexibilidade para lidar com distintos tipos de indivíduos é essencial. Toda a equipe deve trabalhar como em sintonia e sequência, onde todos contribuem e cada um desempenha sua parte.
Aplicando e avaliando essas competências em meu dia-a-dia, posso avalia-las da seguinte forma:
Liderança, bom (02), pois contribuo significativamente com o trabalho de outras pessoas, porém de forma indireta.
Comunicação, ótimo (03), estou sempre dando feedback sobre os assuntos e atividades atribuídas a mim, bem como conseguir expor minhas ideias de forma clara e objetiva.
Trabalho em equipe, bom (02), visto que fico no meio do processo, dependo muito de quem está no princípio das atividades. Procuro sempre executar todas as tarefas de forma rápida e eficiente.
...