ANÁLISE SWOT – CASO CORDILHEIRA
Por: ludtkeanapaula • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 959 Visualizações
ANÁLISE SWOT – CASO CORDILHEIRA
Ana Paula Lüdtke
27 de Novembro de 2016.
1) Análise SWOT.
Forças: Qualidade e produção própria das uvas, maquinário moderno,
localização propicia para plantação deste tipo de uva, vendas on-line. Contam com 8 representantes, que cobrem respectivamente o Rio Grande do Sul, o Paraná , São Paulo , Rio de Janeiro e Minas Gerais;
Fraquezas: Falta de recursos para investimentos em Marketing, falta de uma equipe de representantes comerciais eficiente, localização longe do Vale dos Vinhedos (onde tem muito turismo deste segmento).
Oportunidades: Mercado consumidor amplo para vendas on-line, feiras e eventos para a promoção da marca.
Ameaças: Empresas do mesmo porte com maior investimento e elaboração em Marketing, grandes empresas com produtos de qualidade similar e preço menor.
Pouco consumo de vinhos finos no país. Aumento do consumo de vinhos importados. A empresa não possui muitas linhas de produtos (cinco tipos de vinhos finos).
2. Recursos estratégicos da vinícola Cordilheira.
Segundo as definições de estratégias genéricas de Porter, podemos perceber que a Cordilheira de Santana está utilizando da estratégica genérica de Foco Restrito denominado Enfoque, nesta estratégia busca-se atender um publico restrito e sua vantagem competitiva é a diferenciação. Isto fica evidenciado, pois seus vinhos são utilizados apenas com uvas viníferas, fabricando apenas vinhos finos.
3. Com base nesta análise, identificar:
a) por que a Cordilheira não está desempenhando tão bem como os gestores esperavam?
Conforme análise do caso foi identificada que o consumidor não entende o preço (valor) praticado para os vinhos. (a proposta de valor que envolve o plantio, as videiras de qualidade, maquinário, não são percebidas no consumo final). A Cordilheira tem um produto de alta qualidade, mas o que está impedindo a mesma de ter melhor desempenho é a falta de um investimento e planejamento de marketing e promoção de marca mais eficaz e eficiente. Em adição, visto a situação econômica do país, os altos preços praticados contribuem para o baixo número de vendas.
b) Se você fosse consultor desta empresa, que recomendações faria aos gestores?
Indicaria que deveriam desenvolver mais atividades promocionais e ampliar a linha de vinhos. Focar na área de marketing em um projeto para e empresa bem estruturado, marcando bem a marca.
- investir em revistas especializadas, sessões de degustações mais abrangentes, não restritas aos formadores de opiniões, mas também considerando o próprio consumidor, no próprio local de compra.
c) eles devem continuar buscando a mesma estratégia genérica ou buscar outra?
Eles podem buscar outras estratégias, como a diferenciação, melhorando a divulgação da marca ou como a estratégia de Baixo Custo, onde realizem uma nova linha de produtos com baixo custo. Ou podem continuar com a mesma estratégia, mas como o mercado procura por qualidade e preço e para que a empresa passe a vender mais ela precisa melhorar as suas estratégias de marketing, pois são fracas e ineficientes.
...