AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Por: julia.santos • 5/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.618 Palavras (7 Páginas) • 211 Visualizações
MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
DO- Pode ser definido como um esforço de longo prazo em que, para ter sucesso, depende do poder da alta administração. Busca melhorar os sucessos de solução de problemas e dar renovação organizacional.
SISTEMA- Deve se identificar aonde estão os problemas.
Outro foco da DO é ter um eficaz diagnostico situacional e administrar a cultura da empresa enfatizando as equipes formais de trabalho, as equipes temporárias por meio de uma cultura intergrupal, acompanhado de perto por profissionais que e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa.
CARACTERISTICAS DA DO
- Focaliza a Organização como um todo
- Processos grupais
- Orientações sistêmicas e abrangentes
- Orientação contingencial ou Plano B
- Agente de mudanças; ferramentas, pessoas e metodologia.
- Retroação dos dados, FeedBack, ambiente geral e as não dominantes, ambientes de tarefas -> influencia no ambiente interno -> Poder.
- Enfoque interativo
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
- O grande X da questão no desenvolvimento organizacional é a capacidade de fazer as coisas, porém, se as pessoas não estiverem a fim de mudanças nada pode acontecer, tem que querer mudar.
CULTURA ORGANIZACIONAL
- Tentar mudar algo que vem com uma cultura antiga e única.
Definição: A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.
ARTEFATOS CULTURAIS
- Valores
- Crenças
- História da empresa
- Políticas
- Clima organizacional
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Diretrizes organizacionais:
Missão
Objetivos Visão => São as Diretrizes Organizacionais
_ Valores
Níveis estratégicos => 1º Corporativo (Pensa) Diretores
2º competitivo (Cria) (corporativo)
3º funcional (Realiza) MKT
(Competitivo)
Operacional
(Funcional)
A empresa pode adotar duas estratégias:
Diferenciação
Custo de produção
A empresa tem como objetivo inovar seus produtos, criar novos e também deixá-los como de costume.
A estrutura organizacional é fundamental para que a empresa tenha condições de manter o foco na busca por seus objetivos. É definida após a organização ter estabelecido as suas diretrizes organizacionais: missão, visão e valores.
A estrutura é estabelecida pelo desenho organizacional que irá definir como a empresa vai funcionar e como seus recursos serão distribuídos.
MODELOS ORGANIZACIONAIS
- Organização funcional
Neste modelo aplica-se o princípio da especialização funcional das funções para cada tarefa.
Com o aumento da competitividade, percebeu-se a necessidade de contar com áreas capazes de produzir inovações rápidas e importantes, permitindo que as relações sejam mais estreitas entre os níveis hierárquicos, os setores e seus componentes.
- Organização Linear
A estrutura Linear é a mais simples e antiga, baseada na organização militar e eclesiásticas medievais.
O termo Linear se trata da relação direta entre o superior e o subordinado, definindo a autoridade, a subordinação e a responsabilidade de cada um.
Apresenta uma forma piramidal com linha de comunicação rapidamente estabelecida.
- Organização Linha-Staff
Linha-Staff é o resultado da combinação dos modelos anteriores. Existem órgãos de linha (execução) e a acessória (apoio-consultoria) que mantêm relação entre si.
Neste caso, mantém a estrutura Linear nos órgãos de linha, respeitando a autoridade e a responsabilidade enquanto o Staff presta serviços especializados.
DOWNSIZING E REENGENHARIA
Downsizing nada mais é que, uma análise voltada ao RH na qual busca-se o achatamento da estrutura hierárquica da empresa. O downsizing é uma das técnicas a ser empregada para tornar a empresa ágil e competitiva, e normalmente é a primeira ferramenta utilizada para iniciar processos de horizontalização nas empresas e reestruturação dos recursos humanos
A reengenharia é uma pratica das empresas onde os processos importantes são analisados e reformulados. A Reengenharia é, portanto, o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade.
...