AS POLÍTICAS PÚBLICAS: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Por: notzurca • 29/10/2017 • Trabalho acadêmico • 6.552 Palavras (27 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO E REGULAÇÃO DA GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DE ESTÁGIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EAD
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO NO CRAS DE GUARAÍ-TO
GUARAÍ
JUNHO DE 2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO E REGULAÇÃO DA GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DE ESTÁGIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EAD
ANTONIO CARLOS CRUZ DA SILVA
CECILIA SILVA SANTOS
ELIARA MARIA SILVA FONTINELE
ELSIVAN ALVES DE SOUSA C. DA SILVA
GEYSLLE DA PAZ SOTERO
MARILENE SOUSA BARROS RIFFEL
POLÍTICAS PÚBLICAS: ASSITÊNCIA SOCIAL
Monografia a ser apresentada ao curso de graduação em Administração Pública - UAB, da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para obter o título de graduado em Administração Pública.
GUARAÍ
JUNHO DE 2017
RESUMO
[pic 4]
Este trabalho teve por objetivo investigar a administração das instituições públicas concernentes à área de Assistência Social.A instituição escolhida foi o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, núcleo de Guaraí /-TO, que proporciona atendimento, proteção e orientação a famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade Social. Foram também abordas outros aspectos das políticas públicas, como a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, o Centro de Referência Especializado e Assistência Social – CREAS e o Sistema Único De Assistência Social – SUAS.LA metodologia utilizada consta de análises documentais e de entrevistas com funcionários e voluntários já assistidos pelo CRAS, todos devidamente esclarecidos sobre os procedimentos e sigilo do trabalho. Verificou-se que a unidade do CRAS passa por dificuldades na área administrativa e de atendimentos devido à falta de recursos humanos e materiais, causada principalmente pelas mudanças na administração do órgão. No entanto, a despeito desses problemas, os trabalhos continuam sendo realizados com regularidade, proporcionando assistência e amparo a famílias e indivíduos que procuram a unidade.
Palavras-chave:Seguraridade Social. Política Pública. CRAS.
SUMÁRIO
[pic 5]
1. INTRODUÇÃO 8
2. JUSTIFICATIVA 8
3. OBJETIVO GERAL 9
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
4.REVISÃO De LITERATURA
1. TÍTULO 1 10
1.1 Título 1.1 11
1.2 Título 1.2 11
2. tÍTULO 2 12
2.1 Título 2.1 13
2.1.1 Título 2.1.1 14
5.METODOLOGIA
Procedimentos metodológicos (Exemplo) 15
Pesquisa bibliográfica e documental (Exemplo) 15
Pesquisa quantitativa (Exemplo) 15
6.APRESENTAÇÃO DOS DADOS 27
7. ANÁLISE DOS RESULTADOS 29
CONSIDERAÇÕES FINAIS 31
REFERÊNCIAS 32
Anexos–Caso houver 34
APÊNDICEs – Caso houver
- INTRODUÇÃO
O estudo que ora se apresenta tem como principal temática a administração das instituições públicas, em consonância com as políticas públicas destinadas a cada setor da sociedade, aqui no caso específico, na área da assistência social.
A instituição investigada foi o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Núcleo de Guaraí – TO.
Inicialmente, para bem fundamentar a introdução deste trabalho, será feita uma breve exposição diagnóstica do CRAS, seguindo-se um breve discurso sobre a administração pública e emprego das Políticas Públicas, expondo-se a seguir os objetivos geral e específicos do estudo, sua justificativa e relevância.
Como instituição de âmbito nacional, o CRAS foi criado em 18 de abril de 2004, enquantoo núcleo de Guaraí -TO, foi implantado em 22 de fevereiro de 2008. O acompanhamento familiar consiste no desenvolvimento de intervenções desenvolvidas em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilita à família o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua vida, construir novos projetos de vida e transformar suas relações – sejam elas familiares ou comunitárias (BRASIL, 2009, p.20).Podemos enfatizar que o CRAS faz parte de uma Política de Proteção Social , cujos objetivos são: prevenir situações de risco social no território , fortalecer vínculos, ampliar o acesso aos direitos da cidadania e outras providencias,ofertando serviços de proteção básica de Assistência Social, e também, garantir o cumprimento das leis em atender às problemáticas que atingem as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
...