ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Por: Michele Valentim • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 216 Visualizações
ETAPA 1
Nesta etapa iremos ver o desenvolvimento dos principais conceitos da Administração Financeira e o seu planejamento e também a interferência do tempo sobre a moeda, que tem como assunto a sua valorização e desvalorização, mostrando de que forma pode interferir no planejamento financeiro da empresa.
Administração Financeira
Administração Financeira é o conjunto de atividades que visam gerir as finanças de uma empresa ou organização, envolvendo o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras. Tendo como objetivo geral aumentar os lucros e manter a empresa em permanente situação de liquidez, obtendo novos recurso para planos de expansão e conseguir o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.
Ela é uma ferramenta utilizada pelas organizações para controlar da melhor forma possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores maneiras para a condução financeira da empresa.
Para que isso aconteça é necessário que haja um bom Planejamento Financeiro, que será o tema abordado abaixo. Lembrando que, uma boa Administração Financeira é aquela que permite uma ótima visualização da atual situação da empresa, através de registros adequados que permitem análises e colaboram com o planejamento, para assim, otimizar os resultados.
Planejamento da Administração Financeira
Para que a empresa possa atingir os seus objetivos e criar formas de alcança-los, é necessário que a empresa faça um planejamento antecipado, para assim, traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo.
O planejamento é considero uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, o mesmo se faz necessário em todos os setores da empresa, principalmente nas atividades da área financeira, como afirma Gitman (1987): “ Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais. ”.
Através do planejamento financeiro, é possível que o administrador financeiro possa acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando for necessário, visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos, o grau de endividamento e o seu montante de que será necessário para se manter.
Com este planejamento pode-se calcular o quanto de financiamento será necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia e decidir quando e como a necessidade de fundos que será financiada.
Sem este planejamento, a empresa não consegue estimar as necessidades de financiamento e pode acabar não tendo fundos suficientes para arcar com os seus compromissos financeiros, como despesas de aluguel, juros sobre empréstimos, despesas com serviços públicos e duplicatas a pagar. Caso a empresa não seja capaz de saldar as suas obrigações contratuais, a mesma pode ficar inadimplente e com isso podendo chegar a falência – mesmo quando os ativos totais forem maiores que o passivo.
No geral, este planejamento consiste em indicar os caminhos a serem seguidos para conseguir atingir as conquistas dos objetivos da empresa, tanto a curto ou a longo prazo. Para isso, é necessário que os administradores utilizam ferramentas confiáveis para que o gestor possa tomar as decisões certas. O Fluxo de Caixa tem sido uma ferramenta eficaz na gestão financeira da empresa.
Interferência do Tempo Sobre a Moeda
A partir do momento que a empresa decide fazer novos investimentos e planeja como deve ser feito, é necessário analisar os fatores econômicos, para tomada de decisões.
De acordo com o autor Lawrence (2010) descreve, “Como o campo das finanças estão intimamente associados ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alertas para as consequências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica”.
...