TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.134 Palavras (33 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 33

O que Significa Administração?

A palavra administração advém do latim, cuja palavra é formada por Ad = (direção para, tendência) Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo Ter (subordinação e obediência), ou seja, sua origem etimológica caracteriza a função como sendo relativa à subordinação, uma função que está abaixo do comando de outrem.  Significado este que já não descreve muito bem uma função tão ampla e vital para as entidades, uma função que representa autoridade e que está relacionada à chefia e não de subordinação.

        A tarefa de administrar surgiu juntamente com as organizações, para suprir suas necessidades e fazer com que elas alcançassem a sua máxima efetividade. E assim como as organizações, ela também cresceu e evoluiu ao longo do tempo, se adaptando as mudanças organizacionais e às da própria sociedade.

        Administrar é uma mistura de ciência, técnica e arte, visto que, cabe ao administrador conduzir a empresa para o sucesso, e para que isso ocorra ele necessita de conhecimento teórico e prático, destreza e sabedoria, para utilizar todas as ferramentas que estão ao seu alcance, tirando o máximo proveito de cada uma delas, e, além disso, ele necessita saber a hora exata de inovar e também precisa saber lidar com as mais diversas situações encontradas pela frente, e ser capaz de traduzir quais são os objetivos da organização e conseguir implementá-los de maneira coesa.

        Muitos autores definem administração como sendo um processo que envolve o planejamento, a organização, a liderança e o controle de recursos, com o intuito de alcançar as metas e objetivos traçados pela empresa, da maneira mais eficiente e eficaz possível.

        Esses quatro itens, planejamento, organização, direção e controle, formam o alicerce para qualquer organização que queira alcançar suas metas, crescer e obter sucesso no mundo empresarial.

Atualmente a administração não se restringe a empresas, nem possui mais a delimitação de ramos ou fronteiras, a administração está presente em tudo, desde um pequeno negócio até a governança de um país.

Sem a administração nada obteria sucesso, pois de nada adiantaria os avanços tecnológicos, sem o conhecimento administrativo, para conduzi-lo ao alcance da sua finalidade. Nenhuma economia conseguiria sobreviver sem alguém para administrá-la, sem a figura do administrador.

Em todos os lugares nos deparamos com essa figura, todos nós já tivemos que administrar algo, mesmo que se tratasse apenas das nossas próprias finanças e sabemos que quando uma pessoa não faz esse controle o resultado é sempre negativo.

Dentro de uma organização essa atividade é à base de tudo, pois caso uma empresa tenha uma administração falha, ela não saberá quais são de fato os seus resultados, não saberá se está conseguindo se firmar no mercado, se está obtendo lucro, ou se pode ampliar seus horizontes, contratar mais empregados, investir em tecnologia, troca de maquinário e assim por diante. Todas as decisões da empresa, da menor a maior devem passar pelo administrador, pois é ele quem tem a visão geral da organização.

        O Papel do Administrador

O administrador de empresas possui um grande papel dentro das organizações. Se antigamente ele era visto apenas como um supervisor, hoje ele é uma figura determinante para o sucesso das empresas. Cabe a ele a tomada de decisão e o gerenciamento, tudo deve ser cuidadosamente analisado por ele, desde a solução de eventuais problemas, alocação de recursos até as grandes estratégias organizacionais.

        Em um cenário com grandes modificações e inovações, como no qual vivemos, em que a tecnologia muda constantemente e em que a concorrência se torna cada vez mais acirrada, o administrador é a peça determinante para o crescimento ou para o encerramento de uma empresa.

        É do conhecimento do mercado que atualmente muitos empreendedores ingressam com seu próprio negócio, toda via, de todas estas que entram no mercado, seja em que ramo for, nem todas conseguem alcançar o sucesso que esperavam. Estima-se que apenas 5% delas conseguirão de fato alcançar esse objetivo. A grande maioria dessas empresas fecha o negócio em até dois anos após a sua abertura, outras se mantêm por mais algum tempo no mercado, mas infelizmente a maior parte das empresas já nasce fadada ao fracasso.

        Um ponto determinante para que a empresa possa estar dentre esses 5%, dizem respeito a sua administração, que envolve o seu planejamento, controle, o modo como executam suas tarefas e a maneira como aprendem com seus erros e como conseguem inovar.

        O administrador deve ter algumas habilidades que são indispensáveis para uma boa gestão. Essas habilidades dizem respeito à técnica, conceito e ao humanístico.

        A habilidade técnica diz respeito à execução das atividades e do conhecimento necessário para a realização das suas tarefas. A habilidade conceitual está relacionada ao entendimento e à visão da organização como um todo. A habilidade humana é sem dúvidas a mais complexa de todas, pois envolve o lado humano da empresa, que é a gestão de pessoas e a maneira como ocorre a interação de todos os indivíduos.

        Um administrador moderno deve ter conhecimento teórico e prático das atividades que serão desempenhadas, mas acima de tudo ele necessita ser um líder perante sua equipe, saber ouvir, motivar e fazer com que todos se espelhem nele. Ele precisa agir como dono da empresa e ser capaz de fazer com que seus colaboradores ajam da mesma maneira.

        Muitos administradores já nascem com essas características intrínsecas, mas outros precisam desenvolvê-las ao longo da vida. O importante é o administrador sempre buscar o aprendizado contínuo e que ele consiga desenvolver seus pontos fracos e explorar ainda mais os seus pontos fortes.

A Evolução da Administração ao Longo da História

No decorrer dos anos o conceito de administração passou por diversas mudanças, por diversos enfoques, cada um com o intuito de solucionar os conflitos vivenciados na época.

        É possível dizer que a primeira teoria administrativa a surgir foi a Teoria da Administração Científica de Frederick W. Taylor, no começo do século XX. Essa teoria surgiu da necessidade de tornar as produções mais eficientes e padronizadas. E isso aconteceu por meio da divisão das tarefas, o que tornou o processo produtivo mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com