TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciências Sociais

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.210 Palavras (17 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADES  ANHANGUERA  UNIDERP - POLO ADVENTISTA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

                                                 Darlene Lopes Alves                            -   RA 429000

                                       

                                                 Denise Ferraz Lima                              -   RA 435808

                                   

                                         José Torres da Costa                            -   RA 412974                                    

                                   

                                Karolyne Naibert                                 -   RA 435813

                                Lucas Pessoa de Jesus                        -   RA 423181

                                   

                                         Mariana Lopes Garcia                            -   RA 418670        

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA

DE

CIÊNCIAS SOCIAIS

Profa. Ma. Mariciane Moraes Nunes

Porto Alegre, 22 de novembro de 2013

[pic 1]

                                Ciências Sociais

1. Introdução

2. Conceitos de Indivíduo

3. Conceitos de Cultura

4. Conceitos de Sociedade  

5. Interações Sociais

6. Relatório

7. Reflexão

1.  Introdução

        Entendemos que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos na sociedade, suas origens, seu desenvolvimento, sua organização, seus grupos sociais e suas culturas.  

        Além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, as Ciências Sociais  nos ajudam a interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais.                

2.         Conceitos de Indivíduo  

        Desde que nos conhecemos por gente, temos escutado que o homem é um produto do meio; temos ouvido coisas do tipo: “diga-me com quem andas e dir-te-ei quem tu és”.

        Mesmo como indivíduos, vivemos em uma sociedade, o que mais cedo ou mais tarde nos irá gerar conflitos pessoais ou mesmo sociais, bem como lidar com frustrações e sonhos não alcançados.

        Analisando e considerando que vivemos em uma sociedade e que, como tal, é composta de indivíduos que são transitórios e estão sendo renovados a cada dia, os nossos problemas e crises também se renovam nas suas origens.

        Como indivíduo, cada um tem seus anseios, suas intenções, suas lutas, e tudo é transitório, mas ao mesmo tempo repetitivo. Somente um indivíduo com mente clara será capaz de perceber as dinâmicas das crises sociais.

        Sendo assim, podemos dizer que a sociedade é um fruto da ação e reação dos indivíduos. Os conflitos individuais, os sonhos de cada indivíduo, a atitude individual de cada ser social, tudo se desenrola neste campo de batalha que se chama sociedade.

        Cada indivíduo precisa ter seus conflitos e seus sonhos, ou a sociedade em que vive estará fadada ao esquecimento ou ao fracasso.

        Temos muitos exemplos de impérios que conquistaram tudo que estava ao  seu alcance, mas quando as necessidades de seus “indivíduos” estavam plenamente satisfeitas, quando suas preocupações com a própria sobrevivência já não tinham mais razão de ser, a decadência desses impérios foi inevitável. Tal sociedade se tornou estática, sem dinamismo de tal forma que o resultado foi, indiretamente, sua autodestruição e, consequentemente, seu desaparecimento.

        Todas estas circunstâncias nos levam, obrigatoriamente, a deduzir que uma sociedade não cria ou molda um indivíduo. No entanto, o comportamento dos indivíduos molda uma sociedade.

        Toda sociedade, na cidade, na selva, composta de pessoas cultas ou ignorantes, será o fruto dos comportamentos individuais, será o resultado dos sonhos e das decepções   de cada indivíduo que dela participa. Por vezes, uma sociedade, por inteiro, poderá ser influenciada a se comportar com base na ação ou reação de um único indivíduo. A história nos mostra em Hitler, um exemplo desta afirmação. Um único homem, perturbado, insano, mas inteligente e com um poder de persuasão acima da média, levou uma nação, quase que na sua totalidade, a agir segundo as suas convicções.

        Gostaríamos de terminar nossa reflexão sobre indivíduo, deixando como exemplo “O Indivíduo” que maior influência exerceu sobre a humanidade desde que o mundo existe, Jesus Cristo. Podemos garantir, com absoluta certeza, que todo indivíduo que segue ou que venha a seguir os ensinamentos deste Mestre também exercerá uma grande influência positiva em qualquer sociedade da qual participe ou venha a participar.

3.        Conceitos de Cultura

        Cultura é a maneira de viver de uma sociedade, ou de parte desta socieda- de, que chamamos de grupos.  É o modo de vida dos membros destes grupos; suas formas, seus princípios, seus conceitos, suas regras, seus costumes. Segundo os sociólogos, a cultura refere-se a aspectos da sociedade que são aprendidos e não herdados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com