ATPS - Competências Profissionais
Por: andreasilva82 • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.167 Palavras (17 Páginas) • 231 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
8º SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Competências Profissionais
JUNDIAÍ
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
8º SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Competências Profissionais
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso de Bacharelado em Administração, como parte dos requisitos necessários para a obtenção da nota do 8º semestre da disciplina de Competências Profissionais.
Orientador:
JUNDIAÍ
2014
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Competências Profissionais
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso de Bacharelado em Administração, como parte dos requisitos necessários para a obtenção da nota do 8º semestre da disciplina de Competências Profissionais.
Orientador:
Aprovado em ____/____/____
______________________________________________________________
Professor Mestre:
SUMÁRIO
1. Etapa 1 – Passo 1: Significado da palavra “administração” e suas variáveis..................05 √ Habilidades e competências para um administrador moderno.........................................07 |
1.2 Passo 3: Teoria das Relações Humanas.........................................................................10 2.Etapa 2 – Passo 1:Significado da palavra ética e o que seria ética organizacional........11 √ Diferença de “ética” e “moral”.........................................................................................11 √ Ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos.................11 √ Modelo de gestão que preserve a ética.............................................................................12 2.1 Passo 2: Administrar os conflitos, mantendo a conduta ética na empresa.....................13 3.Etapa 3 – Passo 1: Gerações BB, X , Y e Z.....................................................................15 √ Principais características de cada geração........................................................................16 3.1 Passo 2: Plano de ação...................................................................................................17 4. Etapa 4 – Passo 1: Conceitos sobre tecnologia e seus impactos na sociedade, nos indivíduos e nas empresas..............................................................................................19 4.1 Passo 2: Estratégia para implantar inovação e tecnologia na L.O.C.A.L......................20 5. Conclusão.........................................................................................................................21 Referências Bibliográficas...................................................................................................22 |
ETAPA 1
- Passo 1 – Significado da palavra “administração” e suas variáveis.
A palavra “administração” tem sua origem no latim e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.
A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-lo em ação empresarial por meio de planejamento, organização e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.
Segundo Chiavenato (2010, p. 03) podemos definir administração como um veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.
A administração é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações. Sem ela o mundo moderno jamais seria o que é hoje.
É a administração a ciência que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do século passado e provocou o espetacular aumento da qualidade de vida das pessoas.
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administração adequadamente. Daí surgiu à administração. A Teoria Geral da Administração (TGA) trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas particular. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente. Começou com uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista da aplicação. Aos poucos foi expandindo e ampliando seu objetivo de estudo.
Frederick W. Taylor foi considerado o fundador da moderna TGA. Ele desenvolveu a Escola da Administração Cientifica (aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho operário). Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa, para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas.
A linha de montagem na qual o operário executa tarefas simples e repetitiva ao longo de sua jornada diária de trabalho é um dos exemplos típicos dessa fragmentação, simplificação das tarefas e busca da padronização. Henry Ford teve a intuição de utiliza-la para produzir automóveis e reduzir drasticamente os custos de produção e, como resultado, o preço de um carro que antes era privativo e exclusivo das grandes fortunas. Ford não inventou nada, mais soube como poucos utilizar as inovadoras técnicas oferecidas na época pela Administração Científica, e por fim provocou uma revolução nos processos produtivos das indústrias.
...