ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Por: garmin • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.525 Palavras (19 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇAO – POLO CERES
DISCIPLINA – CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSORA EAD – Ma. CLÁUDIA REGINA BENEDETTI
TUTOR A DISTÂNCIA – DANIEL GALVÃO ROSA DELMANTO
ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CERES-GO
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇAO – POLO CERES
DISCIPLINA – CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSORA EAD – Ma. CLÁUDIA REGINA BENEDETTI
TUTOR A DISTÂNCIA – DANIEL GALVÃO ROSA DELMANTO
ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho Apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp, para obtenção parcial de nota do curso de administração, segundo semestre, disciplina – Ciências Sociais, sob a orientação do Professor Tutor Presencial Anicésio Vicente de Almeida Segundo.
CERES-GO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................................4
1 CONCEITOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE...............................................5
1.1 Considerações sobre os temas abordados: cultura, indivíduo e sociedade...........................6
2 ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTÓRICOS E CULTURAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.....................................................................................................................................7
2.1 Trabalho, consumo e sociedade............................................................................................7
3 DESIGUALDADE SOCIAL...................................................................................................9
4 EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.............................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................13
REFERÊNCIAS........................................................................................................................14
INTRODUÇÃO
As Ciências Sociais se desenvolveram a partir do século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.
As Ciências Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico. As Ciências Sociais são divididas em campos especializados, tais como: sociologia, psicologia, economia, ciência política, administração, antropologia, e outras. Todas as Ciências Sociais se preocupam com o comportamento humano.
O objetivo deste trabalho é compreender as definições de cultura, indivíduo e sociedade, refletindo e problematizando concepções da Sociologia no cotidiano. Serão analisados livros, textos e sítios da internet que possuem o material necessário.
Compreenderemos os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, novamente problematizando, e a questão da estrutura social e de seu controle. Nesse contexto, refletiremos sobre o filme “A classe operária vai ao paraíso”, onde argumentaremos sobre as questões: trabalho, consumo e sociedade.
Abordaremos a questão da desigualdade social, tão presente em nosso país, onde, a partir dos documentários “Bumbando e Ilha das Flores”, vamos analisar quatro imagens que mostrem as divergências sociais.
Por último, a partir do documentário “Pajerama”, do Diretor Leonardo Cadaval e outros textos obtidos em sítios da internet, vamos abordar a exploração do meio ambiente, relacionando os fatores com os fundamentos sociológicos.
Todo o trabalho será produzido a partir de relatórios parciais, que consistem em textos críticos/reflexivos, contemplando a problematização/reflexão dos assuntos abordados.
1 CONCEITOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
De uma maneira genérica cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a moral, leis, herança cultural, tradição social, territorialidade, instituições, linguagem, instrumentos, os costumes e todos os hábitos, valores e aptidões adquiridos pelo homem em família, e também por fazer parte de uma sociedade como membro. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade, pois quando o indivíduo nasce e interage, ele passa a ser portador de uma cultura.
A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos procurando melhorar a vivência das novas gerações. Todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior, uma vez que fazendo isso estaríamos avaliando pela nossa própria cultura.
A individualidade diz respeito àquilo que nos difere do outro, e que nos torna únicos. Para Marx (1818-1883), cada indivíduo deve ser analisado de acordo com o contexto de suas condições e situações sócias, já que produzem sua existência em grupos. Assim, é impossível analisar o indivíduo separado do conceito de sociedade já que tudo que somos é fruto do ambiente que fomos criados e educados. Um exemplo disso são as crianças criadas por animais na Índia, que foram encontradas em estado selvagem, andavam de quatro, comiam carne crua e possuíam os mesmos hábitos dos animais.
O ser humano é um produto da interação social, todo indivíduo nasce dentro de um grupo, que o dota dos mesmos traços dos membros daquele grupo, fazendo com que ele seja aceito. O indivíduo adquire do grupo as maneiras de agir, pensar e sentir. No entanto, o processo de socialização permite que o indivíduo adquira uma personalidade própria, que o tornará diferente de todos, e ao mesmo tempo parte do grupo social.
Para Émile Durkheim (1858-1917) a sociedade sempre precede sobre os indivíduos, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que assegurem sua perpetuação, criando uma consciência coletiva que dá o sentido de integração no grupo.
...