TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

              Gestão financeira

Uma boa gestão deve prever a melhor margem de lucros, equilíbrio aos gastos da empresa e sempre avaliando o saldo atual de contas a pagar e a receber, com essas técnicas podemos chegar ao resultado positivo.

 Porem uma gestão tem quer ser determinador e ser preocupar com o futuro da empresa, um papel fundamental na gestão da empresa é o direcionamento do lucro da organização, com responsabilidade social e ética, essa pesquisa tem por objetivo principal discutir as práticas da administração financeira nas micros e pequenas e médias empresas, podemos observa quer á  prática esta pouco utilizada em organizações deste porte. Serão discutidos conceitos básicos e simples para ser seguidos pelas organizações.

Será mostrado que, a partir da adoção de conceitos simples, é perfeitamente possível a uma empresa organizar-se da maneira melhorar-possível seus resultados na captação de recursos e na redução de custos é despesas

A gestão financeira dentro da empresa que tem problemas de ordem contábil no que tange à confecção de seus demonstrativos contábeis como (Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício). Para tanto, é importante haver um maior entrosamento entre a organização e sua contabilidade no sentido de esta preparado para exercer seu papel cantábrio que é o de fornecer informações gerenciais à administração da organização financeira, por tanto servira para melhora a eficiência dentro da organização.

            Pra os estúdio é fundamental quer as micros, pequenas e médias empresas conseguissem utilizar dos conceitos de administração financeira para serem mais eficientes em seus resultados.

             JUSTIFICATIVA

Tendo em vista o grau de eficiência que o mercado exige das empresas que se arriscam a empreender em qualquer ramo de negócio, é imperativo que estas organizações adotem práticas voltadas a maximizar seus resultados a partir de práticas reconhecidamente utilizadas por grandes corporações e que são perfeitamente ajustáveis à realidade da micro e pequena e média empresa.

Não se pode pensar unicamente no tamanho da organização. É fundamental pensar que, em se tratando de empresas, as práticas da administração financeira são vitais para qualquer negócio tendo em vista que esta área do conhecimento discute e trata do “sangue” da empresa, ou seja, estamos falando do capital da empresa, é com esta abordagem que a empresa poderá investir sempre em seu negócio buscando a sua estabilidade no mercado, a rentabilidade para seus sócios e sua lucratividade com consequente de por ventura com seus fornecedores um possível uma venda em longo prazo.

         A administração financeira nos micros e pequenas e médias empresas tem uma conotação de algo complexo e que “burocratiza” o processo quer muitas vezes acaba trazendo prejuízo pra própria empresa. Já nas grandes empresas é praticamente impossível não adotar estes conceitos. Mas porque existe esta cultura?

Primeiramente entendamos o que é a administração financeira. Segundo Chiavenato (apud JOHNSON, 2006, p.9).

Finanças significa a ação de prover os meios de pagamento. Assim, as finanças incluem o planejamento financeiro, a estimativa de entradas e saídas de caixa, o levantamento de fundos, o emprego e a distribuição desses fundos e o seu controle financeiro para confrontar o que foi realmente executado com os planos originais. O termo administração financeira vai mais além. Além de providenciar para que as contas sejam pagas, torna-se necessário criar os meios para perpetuar a empresa e alcançar os lucros previstos pela a gestão da empresa ou acionistas. Ou seja, providenciar os recursos para pagamento das contas e buscar maximizar o valor atual dos lucros futuros.

De acordo com a pesquisa existe a necessidade de se confrontar o realizado com o planejamento, o problema de grande parte das organizações. Segundo o SEBRAE, 75% das micro e pequenas empresas fecham entre seus dois primeiros anos de vida em função de não haver um planejamento adequado à sua realidade.

  Sem uma boa gestão financeira problema vai existente nas organizações que não têm o hábito de promoverem uma gestão financeira em seu negócio.

Um fator agravante para o problema é quanto ao custo do profissional, com a contratação bem elevada sem planejar possivelmente a despesa vai só aumentar.

Portanto as empresas já são bastante sacrificadas com os pesados impostos e encargos trabalhistas. Entretanto as organizações podem se valer do profissional que já é pago para auxiliá-las nas questões financeiras.

  O contador diante do exposto é possível começar a tratar do assunto administração financeira como um fator importante para as organizações se sustentarem num mercado altamente competitivo.

As empresas têm a prática de elaborarem um caixa – registrando suas entradas e saídas – controlar suas contas a pagar e contas a receber.

Mais além desta simples prática. É preciso haver um planejamento prévio com estabelecimento de metas e controle periódico. Sem estes conceitos a empresa é guiada no tempo de maneira empírica.

Trazer o contador para “perto” da gerência da empresa é o primeiro caminho a ser seguido. Com este profissional é possível à administração da empresa conhecer melhor os caminhos corretos a serem seguidos. Ele orientará a organização a parar durante um tempo para pensar no emprego dos recursos de que dispõe. A utilização de todos os recursos disponíveis

Indicadores de Estrutura de Capital quer faz parte do Balanço Patrimonial de uma empresa de transporte aérea.

  • 1ª Indicador: quer é o endividamento total quer representa o total do Ativo.

2013 o total do Ativo 33, %

2014 o total do Ativo foi menos 26, %.

Quanto menos esse percentual melhor pra empresa.

  • 2ª Indicador: Participação Capital de terceiro, ele representa o total das obrigações em relação ao Patrimônio Liquido.

Passivo Circulante em 2012 foi de 316. 664,00

Em 2013 o Passivo não Circulante foi de 118. 75,00

Porem demostra quer a empresa de transporte aera conseguiu reduzir seu gasto.

Empréstimo de longo prazo pode trazer consequência ou não depende de forma do contrato.

Em 2013 a empresa fez um empréstimo de 55.000.00 em 120 * ser fosse há menos tempo ela conseguia uma redução significativa.

  • Capital próprio, toda empresa quer usa seu próprio Capital nuca  vai ter problema, só ser repassa todo acerto.

A empresa tem seu capital próprio no valor de 150.000.00, porem o ajuste no valor das ações é descontado do Ativo  esse valor corresponde há 15 % do Ativo.

ATIVO

PASSIVO

Circulante                       158.500.00

Circulante                                 58.33.00

  Disponibilidades             58.33.00

  Fornecedores                                                   158.500.00

  Créditos                         182.600.00

  Obrigações trabalhistas                                48.10.000.00

  Estoques                         48.10.000.00

  Empréstimos e financiamentos (CP)           182.600.00

  Outros créditos               10.500.00

  Obrigações tributárias                               15.600.00

  Despesas antecipadas      15.600.00

  Provisões e encargos das provisões             10.500.00

 

  Outras obrigações

Ativo não Circulante

 

  Realizável em longo prazo 10.200.00

Não Circulante                                                   6.300.00

  Investimentos                   11.600.00

  Exigível em longo prazo                                  9.500.00

  Imobilizado                      9.500.00

 

  Intangível                         6.300.00

Patrimônio Líquido                                       11.600.00

 

  Capital                                                           10.200.00

 

  Reservas                                                       3.800.00

 

  Ajustes de avaliação patrimonial            

 

  Prejuízos acumulados                               12.800.00

 

 

TOTAL ATIVO        511.23.000.00

TOTAL PASSIVO                         550.600.000.00                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com