ATPS matematica
Por: PAtolin02 • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
FICHAMENTO
Bruno de Oliveira
Obra: “A gestão de pessoas como parceria principal para o sucesso organizacional”
Artigo: “Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI”
O artigo procura disseminar diferenças entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, e assim refletir sobre um novo papel adquirido por essas áreas e assim melhorar o desempenho, alcançar resultados e o sucesso das empresas.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Capital Intelectual.
O trabalho visa investigar a relação entre Gestão de Pessoas com o sucesso organizacional, pois as pessoas entram nas organizações levando suas próprias características e acabam influenciando diretamente seu desempenho no ambiente organizacional, o texto mostrará a diferença entre Recursos Humanos x Gestão de Pessoas.
Segundo Boog(2002) o departamento de Recursos Humanos trabalhava de forma mecanicista, onde cuidava da folha de pagamento e contratação profissional, sendo exigido desses apenas experiência técnica, por outro lado, conforme Boas(2009) a Gestão de pessoas é diferenciada pela participação, capacitação, envolvimento, e desenvolvimento do capital humano.
A areá de Recursos Humanos deixou de ser um simples departamento pessoal e se tornou um dos principais fatores de sucesso nas organizações, anteriormente apenas intermediava reduzia os conflitos e acima de tudo administrava pessoas de acordo com as leis trabalhistas atuando como maquinas(AQUINO, 1980) O objetivo desta análise é mostrar como os papéis entre pessoas e empresas mudaram ao longo do tempo.
Atualmente o cenário se mostra diferente: as pessoas passaram a ser peças essências para o crescimento da organização, assim inciando uma era onde é valiosa participação e o conheciemento. De acordo com Boog(2002) caráter de reciprocidade que essa interação - pessoas e organização – exige diante da globalização da economia e, consequentemente com um mundo fortemente competitivo, as empresas precisam estar atentas e preparadas para enfrentar essas mudanças e turbulências, utilizando assim de maneira criativa , um recuso de proximidade com os colaboradores, dando-os voz, e liberdade de opinar e agir automaticamente. Mas para que exista essa aproximação é necessário alguns novos recursos como: capacitação, interação e desenvolvimento. Para que seja possível humanizar cada vez mais as organizações.
RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS
...